ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM___DE______DE 2019 – LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 57)

Tema: Lucas Retrata o Filho do Homem Escatológico
Texto Bíblico Básico: Lucas 4.14-21

Texto áureo: Lucas 7.22
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você apresentará uma análise escatológica de Jesus, em como Lucas o apresenta dessa forma.
"O evangelista fez essa ponte com muita habilidade", Lucas era médico e por isso era bem instruído e ao escrever o evangelho de Jesus ele assume o papel de historiador, pois buscou os fatos na origem.
"utilizou tal designação para referir-se a Si mesmo", Jesus diversas vezes falou de si mesmo na 3ª pessoa usando a designação de "Filho do Homem", veja: "E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.", Lc 6.5
 _______________________________________________
1. JESUS DECLAROU SER O FILHO DO HOMEM
1.1. A origem da expressão Filho do Homem
"remete à humilde humanidade de Jesus", ao que tudo indica a ideia era ressaltar a humanidade de Jesus, pois o Evangelho foi escrito para os crentes da época e para eles a divindade do Mestre era bem patente a todos.
2. O FILHO DO HOMEM NAS ESCRITURAS

2.1. Em Daniel
- "a figura do Messias prometido sendo contemplado em Sua glória vindoura", nesse caso o escritor de Daniel apresenta o Messias escatológico que triunfará no fim de todas as coisas. Dessa forma todos deveriam entender que a passagem de Jesus na terra em sua primeira vinda era apenas o início de um triunfo glorioso.

2.2. Nos Evangelhos
"antes e depois do evento ocorrido em Cesareia de Filipe", se refere à primeira menção ao surgimento da Igreja, a partir dali os discípulos andariam com uma nova visão de quem era Jesus de verdade, o Filho de Deus e de que havia uma missão específica na terra.
"duas novas observações: o Filho do Homem deveria ser rejeitado", essa era parte de Sua missão específica que só foi revelada aos discípulos, para eles estarem preparados para os acontecimentos vindouros. 


2.3. No Apocalipse
- "aludem ao Filho do Homem, o Sumo sacerdote da Igreja", o Sumo sacerdote era o que intercedia pelo povo diante da Arca do Concerto e assim é o nosso Sumo sacerdote, intercedo por nós fazendo mediação entre nós e Deus.

2.3.1. Mediador e Juiz
"foice aguda — revela que a vida de todos os homens está em Suas mãos.", quer dizer que Ele tem o poder de cortar, ou seja o poder de punir, por isso Ele também é o Juiz, quando Lucas escreve o Evangelho já aponta para o Mestre assim, pois ele já via Jesus dessa forma, como ele escreve em Atos, pois tanto o Evangelho de Lucas e o livro de Atos foram escrito no mesmo período e pelo mesmo autor.

3. A VOLTA DO FILHO DO HOMEM

3.1. Será em um momento de displicência espiritual
- "duas gerações que não atentaram para as oportunidades de salvação", e não somente isso, também foram pegos de surpresa, assim como acontecerá no dia da vinda do Filho do Homem, dois aspectos: terão deixado passar as oportunidades e serão pegos de surpresa, sem chance de novas oportunidades.

3.2. Será célere
- "não haverá tempo para o adequado preparo", o relâmpago é sempre uma surpresa para quem observa, nesse ponto, Jesus descreve um evento que ocorrerá de repente como um raio, o arrebatamento.
- "e, para outros, durante o dia", quer dizer que ocorrerá ao mesmo tempo no mundo inteiro, tanto no Japão como no Brasil no mesmo horário.

3.3. Será gloriosa
- "acompanhado por miríades de anjos, para resgatar Sua Igreja", convém lembrar que esse fato será o arrebatamento, mas ocorrerá também o evento principal da Segunda Vinda de Cristo que é a vinda em glória para livrar a Israel. Os eventos na sequência seriam o Arrebatamento e depois a Vinda em Glória.
"os que dedicarem sua vida ao serviço do Reino", o Reino de Cristo é real e já está em atividade no mundo espiritual e aqui é representado por sua embaixada na terra, a Igreja de Jesus.

CONCLUSÃO
- "A Igreja não pode ignorar a volta do Filho do Homem", esse assunto tem estado cada vez mais longe das mensagens, provavelmente porque muitos não desejam ir para um lugar como o céu, as mensagens que mais ouvimos diz respeito a uma vida confortável na terra.
- Faça a revisão.
- Corrija a atividade para fixação.

Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/