ESCOLA DOMINICAL PALAVRA E VIDA - Conteúdo da Lição 11


Lição 11
Data: ___/___/_____ 


TEMA: ELEIÇÃO: IGREJA: INSTITUIÇÃO OU CORPO?
Texto Básico: Mateus 16.13-19

Um crente estava muito revoltado. Era experiente na fé ou, pelo menos, tinha algum tempo de crente. Mas depois de 30 anos como membro de uma Igreja entendeu e decidiu não mais frequentá-la.
Dizia ele: “estou perdendo meu tempo, a Igreja está perdendo seu tempo e o pastor com a liderança também. Não vejo nenhuma necessidade de frequentar a Igreja, ir aos cultos, enfim. Perda de tempo!” Ele estava bastante conflitivo, revoltado e decepcionado. “Devo ter ouvido uns 2000 sermões, mais um punhado de estudos bíblicos e, para ser sincero, não me lembro de quase nenhum desses sermões, com exceção de um ou outro. Portanto, repito: estou perdendo o meu tempo!”.
Publicou na rede social sua decisão, o que rendeu enormes visualizações e muitos comentários. Alguns até concordando com o tal crente. Mas um comentário foi muito importante. Um comentário simples, mas com uma observação sábia e cheia de graça: “Estou casado há 30 anos. Minha esposa deve ter feito mais de 2000 refeições. Mas, com exceção de algumas, não consigo lembrar-me de todas as comidas que ela fez. Mas eu tenho certeza de uma coisa: as refeições fizeram muito bem para minha vida e de meus filhos. Deram-nos saúde, força e vigor. As comidas feitas deram-nos nutrientes, vitaminas e fizeram com que nosso organismo naturalmente combatesse possíveis enfermidades. O que seria de mim e de meu trabalho, se não fosse as refeições feitas por ela? Da mesma maneira, o que teria sido da minha vida, de minha família se não tivéssemos frequentado a Igreja para ouvir as mensagens, estudar a Bíblia e servir ao Senhor. Estaríamos desnutridos e mortos espiritualmente. Mesmo sem perceber, a Igreja e a Palavra de Deus recebida lá nos fizeram e nos fazem muito bem”. A Igreja é o corpo de Cristo. Não há como alguém dizer que ama a Jesus, se não ama e não vive como Igreja. Nesta lição, veremos verdades sobre a Igreja, idealizada por Jesus.
 
1 – IGREJA COMPROMETIDA COM A REVELAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS
(Mateus 16.17 ) 
Jesus, diante da declaração de Pedro, disse que a sua fé, sua crença e entendimento de quem era Jesus fora algo do céu, revelado pelo Pai. A graça de Deus fez com que Pedro compreendesse, cresse e declarasse que “Jesus era o Cristo”.
A partir daí, a declaração deixa de ser simplesmente ou tão somente algo da mente, do intelecto e passa ser algo da alma. Não um simples aprendizado ou coisa repetida pelo processo de aprendizagem, mas algo que vai além, que transcende.
O que Pedro disse era obra de Deus. Esse episódio do início da Igreja, pelo menos conceitual, deixa claro que a Igreja deve exercer a sua função de ensino, mas este precisa ser regado com a revelação divina que é a Palavra que nos foi dada. A Igreja de Jesus é comprometida com a Palavra, fala do que é de Deus e tem suas convicções que vêm do Pai.
 
2 – IGREJA QUE SAIBA DISTINGUIR SEU VERDADEIRO FUNDAMENTO
( Mateus 16.18 )A pergunta de Jesus foi: “E vós quem dizeis que eu sou?”. Quem sou eu? – foi a pergunta de Jesus a qual Pedro responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. A Igreja foi construída e tem seu fundamento não na resposta de Pedro ou em sua declaração. A Igreja não foi construída sobre uma declaração, mas sobre uma pessoa: JESUS, o Filho de Deus). Jesus é esta pedra firme, inconfundível, rocha (PETRA) e não qualquer pedra (petros) ou pedrinhas, mesmo que traga alguma aparência. Jesus perguntou: Quem eu sou? A questão era a sua pessoa e não uma declaração simplesmente.
Não se pode colocar outro fundamento ou trocar o fundamento posto. Paulo diz à Igreja de Corinto:
“Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”! (1Co 3.11 ).
 
3 – IGREJA QUE TENHA CONVICÇÃO DE SEU PERTENCIMENTO

Vivemos tempos em que instituições têm sido questionadas e desacreditadas. É preciso que haja a compreensão do que seja de fato Igreja. Nos dias atuais, temos igrejas de marketing, igrejas concorrentes, igrejas mercantilistas, e tantas outras. Igrejas que dizem ser o corpo de Cristo, que Jesus é a cabeça, mas igrejas com “cara” de homens e, algumas, de homens maus.
O reconhecido líder Mahatma Gandhi disse que os cristãos não parecem com Cristo. Esse tem sido um dos grandes problemas hoje para a credibilidade da Igreja, num mundo que por si só tem questionado a importância das instituições.
Vivemos em meio a uma crise e um desafio de sermos Igreja aos moldes de Jesus, e não ao nosso molde. Parece que o que mais queremos é formar e construir uma Igreja que tenha a “nossa cara”. Já ouviu alguém dizer “a Igreja que eu quero ou a Igreja que eu gostaria que fosse”? Tudo isso baseado nos moldes e preferências pessoais sem, nem de leve, saber se suas preferências são, antes de tudo, as preferências do Senhor.
Jesus ensinou sobre Igreja dizendo “a minha Igreja”. E nós preocupados em fazer da Igreja de Jesus, a “nossa Igreja”. Igreja com a “minha cara”. A Igreja precisa parecer com Cristo, porque ela é de Jesus. A Igreja é o corpo de Cristo!
João declarou que aquele que recebeu Jesus como Salvador e Senhor precisa “andar como ele andou”
(1Jo 2.6). Somos Igreja do Senhor quando temos compromisso de andar como Jesus andou. Andar como Jesus andou nos identifica como sendo Igreja dEle.
 
4 – IGREJA QUE SAIBA SER IGREJA, ENQUANTO CUMPRE SUA MISSÃO 
Em tese, poderíamos dizer que a Missão da Igreja é esta: conquistar as portas do inferno. Diferente de alguns que vivem achando que a Igreja existe para ficar acuada, recebendo todo tipo de ameaça, força e combate do inferno, a Igreja é que tem que avançar, “saquear o inferno”. Ou seja, sua missão é proclamar o Evangelho de tal forma, com veemência e vigor que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. A cada dia, vamos fazer com que menos gente entre pela porta infernal. Jamais a ação do pecado e do inimigo irá impedir que pessoas venham fazer parte do corpo de Cristo, que é a Igreja, na condição de salvo.
A missão da Igreja, enquanto Igreja de Jesus, é destruir as portas do inferno. Ou seja, a tarefa da Igreja é a mesma de Jesus. A Igreja não tem uma missão própria. A missão da Igreja é a Missão de Jesus e João entendeu perfeitamente a missão de Jesus, que é a missão da Igreja, quando registrou: “Jesus veio para destruir as obras do diabo” (1Jo 3.8).
A missão da Igreja não é passiva. Não é para ficar na defensiva melancólica, lamentando as perdas.
A missão é ofensiva e agressiva. Com ousadia e intrepidez, sabendo que é na força e poder do Espírito: “E recebereis o poder do Espírito Santo que há de vir sobre vós (e ele já veio) e ser-me-eis minhas testemunhas...” (At 1.8). O grande problema é que algumas Igrejas usam de subterfúgios para substituírem o poder do Espírito. Estão trocando o poder de Deus por programas de diversão nos cultos, festivais e gincanas sem propósito, músicas sem expressão e longe de ser adoração, mais com o objetivo de agradar o público.
Não se prevalece sobre as portas do inferno sem o poder de Deus.
Paulo disse que “o Evangelho é o poder de Deus...” (Rm 1.16).
 
PARA PENSAR E AGIR 
Vale a pena estar na Igreja, sim. Nesses tempos em que a Igreja pode estar sendo questionada, não deixe de entender e viver que você faz parte do corpo de Cristo, que é a Igreja. É nela que Deus irá edificar mais ainda a sua vida e fazer você desenvolver seus dons e talentos, para que também outros sejam edificados.
Estar na Igreja é privilégio! A Igreja não é invenção humana, é obra de Jesus no resgate de vidas para o seu Reino. Cristo sim, e Igreja sim. Igreja como corpo de Cristo, organismo vivo é uma verdade inegociável. Não negocie seu conhecimento e pertencimento à Igreja de Cristo. Essa é uma verdade que não pode ser negociada!

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  marcosandreclubdateologia.blogspot.com