Lição 11 - Quanta coisa bonita eu posso ouvir





1º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Aprender que foi o Papai do Céu quem criou os nossos ouvidos e que, com eles, podemos ouvir lindos sons.
É hora do versículo: “[...] o Senhor Deus que o criou [...]” (Is 43.1).
Nesta lição, as crianças reforçarão o ensinamento da aula passada quando elas aprenderam que Deus criou os nossos ouvidos, e hoje elas saberão que podemos ouvir muitas coisas bonitas com os nossos ouvidos. Podemos ouvir os pássaros cantar, a melodia das músicas... e por falar em música, seus alunos cantam? Você tem estimulado o cântico neles?

As crianças do berçário são iniciantes na música. Nós já cantamos os nossos corinhos  e hinos nos bancos da igreja, ao ar livre, em casa, no transporte. Ouvimos música em diversos momentos. Estamos longe de ser iniciantes na música, mas ainda assim, devemos alcançar as crianças que o são. Mas não espere que as crianças do berçário sejam hábeis no canto. É responsabilidade sua iniciá-los no caminho em direção à apreciação da música e ao louvor a Deus através do canto. Não desista porque suas crianças não cantam bem. Mesmo aqueles que somente se sentam ao redor de um grupo que canta estão aprendendo. Estão sendo expostos à música e no momento próprio, começarão a participar.
Esta aula é muito propícia a estimular o cântico nos seus alunos. Utilize melodias familiares, tais como “Sou uma florzinha de Jesus” e “Meu barco é pequeno”, e invente letras para qualquer ideia que queira ensinar. Naturalmente a canção mais amada da Escola Dominical será utilizada — “Oh! Eu amo a Cristo”, esta canção é mais difícil, mas é um clássico e as crianças podem crescer com elas. Algo que estimula muito seria acrescentar seus nomes, se forem necessários, no meio da música; as crianças amam ouvir seus nomes nas canções.
Confeccione os instrumentos musicais sugeridos no manual do professor e cante com sua turminha!
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário  http://www.escoladominical.com.br