Lição 12 - Deus Cumpre a Promessa



1º Trimestre de 2019
Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus cumpre todas as suas promessas.
Ponto central: Deus é fiel e cumpre tudo o que promete!
Memória em ação: “Deus não é como os homens que mentem [...]” (Nm 23.19).
Querido (a) professor (a), vamos para a penúltimo domingo do trimestre. No decorrer das aulas, você e sua turma conseguiram botar em prática algumas das ideias sobre o tema que fomos sugerindo aqui, neste espaço?! Ainda há tempo. Quem sabe, você pode aproveitar o final desta próxima aula para combinar com as crianças algo especial para a semana seguinte, a fim de fecharmos o nosso estudo sobre o “Livro do Começo”, com chave de ouro e uma bela confraternização.

A lição deste domingo é um deleite. O momento quando enfim experimentamos o cumprimento da promessa do Senhor! Meu Deus, que alegria!
Como sugerimos nas lições anteriores, é sempre interessante levar testemunhos de milagres do Senhor nos nossos dias. Para os pequeninos é como ver os personagens e histórias da Bíblia ganhando vida.
Se você conhece alguma irmã que era estéril, mas recebeu de Deus a promessa de um filho, converse com ela, veja a possibilidade de dar uma passadinha em sua aula, no horário após contar a história na sessão de sua revista “Explorando a Bíblia”. Pode ser alguém de sua própria igreja. Apresente-a brevemente, como uma “Sara” que também recebeu um “Isaque” do Senhor e deixe que as crianças a façam perguntas. Você pode ajudá-las despertando a curiosidade delas, com as primeiras perguntas: Você ficou triste quando o médico disse que você não poderia ter um bebê? O que você fez? Como descobriu que estava grávida? 
Ao final, agradeça a participação especial, despedindo-se e em seguida, explique para os primários que este é apenas uma das promessas de milagres que o nosso Deus Todo-Poderoso pode fazer. Existem muitas outras. Peça que elas citem algumas e se preciso as ajude: Ele nos cura de doenças; Ele abre portas de emprego; Ele provê uma casa, um lar; Ele nos dá amigos; Supre todas as nossas necessidades, isto é, nos dá tudo o que precisamos (explique a diferença entre o que “queremos” e o que realmente “necessitamos”, dando exemplos: um brinquedo, nós queremos. E comida? Nós precisamos. E assim sucessivamente, até que tenham internalizado esta explicação), etc. 
“Mas a promessa mais importante e especial de todas que o Papai do Céu nos fez, foi enviar seu Filho Jesus para nos salvar. E Jesus nos prometeu nos preparar um lugar no Paraíso e um dia voltar para buscar todos aqueles que o aceitaram como Salvador”.
Se sentir no coração, faça um apelo perguntando quem deseja aceitar a salvação em Jesus e dirija as crianças nesta oração. Ao final da aula, faça um círculo com todos de mãos dadas para agradecerem ao Senhor por todas as suas maravilhosas promessas e por Ele ser tão fiel e cumpridor de tudo o que diz.
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD http://www.escoladominical.com.br