Lição 12 - O Deus que Ouve



1º Trimestre de 2019 
Texto Bíblico: 1 Samuel 1.8-28.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana o estudo abordado diz respeito à resposta de Deus àqueles que clamam por sua providência. Sim! Deus responde às orações, mesmo quando a sua resposta é o silêncio.

E o que é a oração?
Ao longo da Bíblia, o povo de Deus — e o próprio Jesus — são descritos orando. Você tem de pensar na oração como um exercício espiritual básico que todos que tentam levar uma vida cristã têm de aprender. Porém muitos aprendem que temos de orar mesmo quando não temos um motivo específico para isso.
Nosso caminho para Deus.
A Bíblia é sobre vir e conhecer a Deus. Embora Ele seja muito maior que tudo que conseguimos imaginar, Ele condescendeu — por mais incrível que seja — em pedir nossa amizade! A oração é um dos meios pelos quais a amizade se desenvolve. Quando oramos, conversamos pessoalmente com Deus e abrimos nosso coração e nossa vida para Ele, ouvindo o que Ele quer nos dizer.
Podemos, como cristãos, ir livremente a Ele e sem temor por causa do que Jesus fez por nós (Hb 10.19,20). E mais, todas as promessas de Deus ficam disponíveis para nós por intermédio dEle (2 Co 1.20).
O segredo da bênção.
O fato é que Deus se comprometeu a ouvir e responder as orações de seu povo. Somos informados uma vez após outra — e Jesus nos lembra — que o que Deus quer fazer em nós e por nós, de alguma maneira, depende de pedirmos a Ele que faça isso (Mt 7.7,8; Tg 4.2). A oração é o meio concedido por Deus de admiti-lo em nossa vida e necessidades.
Em sua Palavra, Ele nos dá inúmeras promessas e comprometeu-se a cumpri-las quando as levamos a sério (por exemplo, 2 Cr 7.14; Sl 50.15; Jr 33.3). A verdadeira oração começa quando começamos a aceitar a Deus em sua Palavra.
As armas para a batalha.
Jesus não só chama a desfrutar suas bênçãos, mas também nos envolve em uma batalha espiritual para a qual precisamos de uma armadura e de armas. A oração é uma das armas (Ef 6.14-20). Observamos como ela funciona quando os cristãos primitivos, no livro de Atos, reagiram aos ataques do Diabo com oração (4.23,24; 12.5). É por meio da oração que colaboramos com o mundo. Assim, a oração não é apenas um passatempo prazeroso; ela também funciona e combate.
(Texto extraído da obra Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 591).
Utilize essas informações para esclarecer aos seus alunos que a oração é indispensável para a vida cristã. Não podemos deixar de orar e apresentar a Deus nossas necessidades. Além disso, não podemos também deixar de agradecer a Deus por seu amor, graça e proteção. Ensine aos seus alunos que devem orar a Deus pela manhã, agradecendo pela boa noite de sono; no momento das refeições, expressando gratidão a Deus pelo alimento; e, ao final do dia, devemos agradecer a Deus por nos conceder a graça de estarmos vivos. Isso não significa que eles não poderão orar durante o dia, ou em qualquer situação, apenas é uma dica para que eles tenham a disciplina de orar sempre. Ao final, reúna a sua turma e ore com eles.
Por Thiago Santos.
Educação Cristã.  http://www.escoladominical.com.br