Lição 13 - O Amigo Fiel



1º Trimestre de 2019
A lição de hoje encontra-se em: João 15.9-15.
Olá caro(a) professor(a),
Estamos encerrando mais um trimestre de aprendizado da Palavra de Deus mediante o estudo da revista Pré-adolescentes CPAD. E, para finalizarmos de maneira abençoadora, na lição desta semana seus alunos aprenderão a respeito do relacionamento com Deus. A vontade de Deus sempre foi estar em plena comunhão com seus filhos. Porém o pecado acarretou a separação entre Deus e o homem no jardim do Éden. Desde então, o homem faz esforços múltiplos para se aproximar de Deus por conta própria. Todavia, como sabemos, o único meio pelo qual a humanidade pode estar novamente em plena comunhão com Deus é mediante a fé no sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Vejamos a seguir um estudo que tem por objetivo esclarecer e reforçar essa verdade:

A vida vivida com Deus.
Muitas pessoas acham que ser cristão é uma questão de viver de determinada maneira: ser bom com os outros, dar dinheiro para as obras de caridade, ir aos cultos da igreja e não cometer crime nem fraudar os outros.
A Bíblia, no entanto, entende isso de maneira diferente. Embora todas essas coisas façam parte da vida cristã, a essência dela chama-se ‘fé’. Isso significa confiar em Deus pessoalmente, bem como acreditar em determinadas verdades.
Jesus reclamava que algumas pessoas religiosas de sua época estavam tão presas às regras e regulamentações que negligenciavam seu relacionamento com Deus. O evangelho, ou Boas-Novas, consiste em que as pessoas comuns podem mais uma vez conhecer pessoalmente a Deus e viver em harmonia com Ele. 
A vida concedida por Deus.
As pessoas, desde o início do mundo, tentaram encontrar Deus e inventaram todos os tipos de formas de agradá-lo. Mas a Bíblia toda mostra quão fútil são essas tentativas. Como as pessoas se recusaram a obedecer às ordens de Deus, o mundo todo, agora, está separado dEle. 
A única maneira de as pessoas poderem ter contato duradouro com o Senhor é acolhendo Jesus em sua vida. Ele foi o Filho perfeito de Deus e que se fez homem a fim de explicar os propósitos de Deus para o mundo. E quando morreu, Ele pôs sobre si a punição pela rebelião da humanidade e abriu para nós o caminho para Deus.
Ninguém pode criar um novo relacionamento com Deus por conta própria. Ele sempre fez todo o necessário; seu caminho só pode ser aceito — ou rejeitado.
A vida dependente de Deus
Confiar em Jesus não é como usar um talismã. Não é apenas uma questão de ficar do lado certo de Deus e garantir um lugar no céu.
Ser cristão é uma questão de confiar em Deus o tempo todo. Envolve ficar em contato com Ele para que recebamos suas instruções e façamos todos os dias o que Ele pede.
A vida cristã pode trazer toda uma nova dimensão à nossa vida. Mas nem sempre ela é fácil. Com frequência, dizer ‘não’ às coisas erradas é difícil. Enfrentar problemas inesperados pode ser devastador. Mas Ele promete ajudar todos os que o seguem.
A vida dedicada a Deus.
Mais importante, ser cristão significa viver para Deus. Algumas pessoas jogam tudo no trabalho, na vida familiar ou em interesses especiais. Os cristãos são chamados a pôr toda a sua energia em servir e agradar a Deus.
Isso não quer dizer que se espera que elas deixem de fazer o que fazem e se tornem pregadores ou missionários! Cada pessoa tem talentos e habilidades que Deus quer que sejam plenamente usados com amor e cuidado. Ele quer que a fé de cada pessoa influencie todos os seus relacionamentos e atividades.
(Texto extraído da obra Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp. 680-81).
Converse com seus alunos sobre a importância de termos uma vida no altar de Deus. O relacionamento com Deus deve ser valorizado e tratado como o aspecto mais importante da vida. Todas as outras áreas da vida humana estão interdependentes da nossa comunhão com Deus. Não podemos esquecer que para desfrutarmos as bênçãos que Deus preparou para nós, primeiro, precisamos estar firmes na fé e em plena comunhão com o Senhor. E, somente então, todas as outras necessidades serão supridas.
Por Thiago Santos
Educação Cristã.  http://www.escoladominical.com.br/