Peregrinação do Povo de Deus no Deserto no Livro de Números Lição 12: Um líder formado no deserto

Jovens: Rumo à Terra Prometida - A 
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Um líder formado no deserto.
- Depois, apliquem a dinâmica “Josué, o substituto”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Josué, o substituto
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a liderança de Josué.
Material:
01 espelho
09 envelopes
Características de Josué para digitar(ver no procedimento)
Procedimento:
Antes da aula:
Digitar as características de Josué e colocá-las nos envelopes(uma em cada envelope)
Durante a aula:
- Falem: Vamos estudar sobre algumas características de um personagem bíblico. Quem será esta pessoa?
Para descobrir, vocês vão receber um envelope que tem um conteúdo importante.
Para abrir o envelope, também devem estar com um espelho em mãos.
- Agora, entreguem 01 envelope e o espelho para um aluno.
O aluno deve ler em voz alta e se olhar no espelho.
Isto deve se repetir até o último envelope.
As características são estas:
Fiel
Temia a Deus
Pronto para servir
Corajoso
Gostava de estar na presença de Deus
Submisso a Deus
Obediente ao líder Moisés
Escolhido por Deus para substituir Moisés
Honrava seu povo
- Após o último envelope, perguntem:
Quem é o personagem bíblico que tem estas características?
Quando leram as características, vocês estavam com um espelho. O que tem a ver as características com um espelho?
Este é um exemplo de líder do qual podemos nos espelhar?
Deixem que os alunos reflitam e respondam.
- Depois, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.