Betel Jovens – 2º Trimestre de 2019 – 14-04-2019 – Lição 2: Jó, fidelidade em meio à crise



Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

8 Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.

9 “Será que Jó não tem razões para temer a Deus? “, respondeu Satanás.
10 “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
11 Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. “
12 O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor.
13 Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,
14 um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois estavam arando, e os jumentos estavam pastando por perto,
15 e os sabeus atacaram e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “
16 Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “
17 Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “
18 Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,
19 quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “
20 Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, [Jr 7:29];
21 e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “.
22 Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.
Jó 1.8-22

VERSÍCULO DO DIA

E disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “. Jó 1.21

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer quem foi Jó;
  • Entender porque Jó passou por todo o sofrimento;
  • Aprender que que a circunstâncias da vida não pode superar as convicções de um servo de Deus.

INTRODUÇÃO

Paz seja convosco!
Estudaremos sobre o livro de Jó. Jó, o personagem principal do livro, perde tudo o que tinha sem ter cometido falta alguma. Enquanto luta por entender por que lhe está acontecendo tudo isto, faz-se evidente que não conheceria as razões. Enfrentaria a vida sem respostas e nem explicações. Só então se desenvolveria plenamente sua fé.

1 – SEU NOME ERA JÓ

Na terra de Uz morava um homem chamado Jó. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado. Jó 1.1
Jó é citado apenas duas vezes em toda a Escritura (Ez 14.12-23; Tg 5.11), fora do livro que leva o seu nome. Na primeira passagem, salienta-se a retidão e o poder de intercessão de Jó, que é colocado ao lado de outros homens especiais (Noé e Daniel). Na segunda, fala-se de sua capacidade de lidar com o sofrimento.
Jó tradicionalmente é traduzido como “perseguido” e “pesaroso”, embora também admita vários outros significados como “aquele que retornará”, “voltado sempre para Deus” ou ainda “quem persiste”, indicando assim uma forte relação com a persistência enquanto meio de vida. Trata-se de um nome de constante apologia à perseverança na fé.
No entanto, é James Strong quem dá o significado mais perturbador do nome de Jó. Seu nome no hebraico é “’Iyowb” cujo significado é: “odiado”. O termo é procedente de outra palavra hebraica: “oyeb” ou (forma completa) “owyeb” cujo significado é: “inimigo”; “inimigo pessoal” ou “inimigo nacional”. Sua forma grega quer dizer: “clamor de aflição” ou “Eu exclamarei”. Um homem conhecido pela sua piedade, consistência e coragem em suportar provações. (Dicionário Strong).
A explicação mais plausível para o significado ao pé da letra de Jó como sendo “odiado” ou “inimigo”, reside nas perguntas: odiado de quem? Inimigo de quem? Apesar de suas aflições terem sido permitidas por Deus, quem investiu com fúria sobre ele foi o inimigo de todos os servos de Deus (1Pe 5.8), isto é, o Diabo. Ele odeia o ser humano e tal ódio resulta nas práticas usuais e peculiares dele contra a raça humana: “roubar, matar e destruir”(Jo 10.10).

1.1– Entendendo as qualidades de Jó

Logo no início do livro, Jó é apresentado como homem extremamente correto, inculpável, “íntegro”, irrepreensível, justo, precavido (“evitava fazer o mal”), “reto” (“andava na linha”) e “temente a Deus” (Jó 1.1). Era um homem especial, fora de série, um exemplo impressionante em sua época e em nosso tempo. Duas vezes o próprio Deus afirma que Jó era sem igual: “No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele” (Jó 1.8; 2.3).
Em geral, o que os cristãos sabem a respeito de Jó é apenas o que está no prólogo (os dois primeiros capítulos) e no epílogo (os 12 últimos versos do último capítulo). Passa-se por cima de toda a parte poética do livro, que valoriza tremendamente o caráter de Jó. Já o leitor que examina o miolo do livro fica perplexo com a incrível resistência do homem da terra de Uz frente a toda sorte de sofrimento, como se pode ver a seguir.  Jó era irrepreensível…

1.2 – Um homem abastado

Jó não era sem igual só no terreno ético. No que diz respeito à prosperidade, ele era aprovado e bem-sucedido em tudo. Jó tinha saúde, família, riquezas e muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente”. Possuía:
  • 500 cabeças de gado;
  • 000 ovelhas;
  • 000 camelos;
  • bois e;
  • 500 jumentos.
Ele tinha também muitos empregados (administradores, agricultores, boiadeiros, carreiros, cortadores de lã, guardas das torres de vigia, plantadores de capim, roçadores de pastos, tiradores de leite, tratadores de animais, vendedores de gado etc.). Jó era financeiramente abençoado.

2 – VIVENDO A PROVA

Pr. Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  https://ebdcomentada.com