CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 14-04-2019 – Lição 2: Os artesãos do Tabernáculo



Texto Áureo

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”  – I Coríntios 12.11.

Verdade Prática

O Criador dotou cada homem de talentos individuais para a sua honra e glória.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 31.1-11 
Depois, falou o Senhor a Moisés, dizendo: 
Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 
e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, 
para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, 
e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor. 
E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado, 
a saber, a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda; 
e a mesa com os seus utensílios, e o castiçal puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso; 
e o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a pia com a sua base; 
10 e as vestes do ministério, e as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio; 
11 e o azeite da unção e o incenso aromático para o santuário; farão conforme tudo que te tenho mandado.     

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Entendemos que a Bíblia nos revela três aspectos da nossa chamada:
1 – Chamada Geral;
2 – Chamada Especial;
3 – Chamada Específica.
chamada geral é a que todos os crentes estão incluídos. Todos os crentes são chamados a serem testemunhas, chamados para servir, para serem luz do mundo e sal da terra. Chamados para o céu!
Hebreus 3.1 – “Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial…”
Vocação – substantivo grego derivado de kaléo, significando “chamar”, “convocar”. O convite de Deus a todos para a salvação. Chamando para receber a dádiva da salvação com as bênçãos que a acompanham. Esta palavra ocorre 11 vezes no Novo Testamento.
Efésios 4.4 – “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.”
chamada especial é contrária à geral. Trata-se de aplicação particular.
Marcos 3.13 – “E subiu ao monte e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.”
Este versículo citado refere-se à eleição dos doze.
Há diversas diferentes chamadas no Corpo de Cristo, como nos ensina Paulo em Romanos 12.3 a 8.
chamada específica, ou destinada a um crente em situação exclusiva.
Atos 13.2 – “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”
E nesta última categoria inclui-se Bezalel ou Bezaleel, conforme a edição bíblica usada, personagem da qual vamos estudar de sua chamada e da importante obra que ele participou diretamente, em santa vocação. Para auxiliá-lo também foi chamado Aoliabe.  

I – HOMENS ESPECIAIS PARA SERVIÇOS ESPECIAIS (31.1,2,6)

1 – Bezalel e Aoliabe, chamados por Deus (Êx 31.2,6)  

Êxodo 31.2 e 6 – “Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado.”
Bezalel ou Bezaleel – hebraico, significa “na sombra de Deus”, ou seja, sob a proteção de Deus.
Filho de Uri – “ardente”, ou “luz” (de Deus). (Strong e John Davis).
Filho de Hur, ou seja, este era avô de Bezaleel, e seu nome significa “esplendor”, que é a descrição de um brilho intenso.  Juntamente com Arão, sustentou os braços de Moisés durante a batalha contra os amalequitas – Êxodo 17.10 a 20.
Há uma informação do historiador judeu Flávio Josefo, não confirmada no Antigo Testamento, de que Hur seria filho de Maria, uma irmã de Moisés.
Da tribo de Judá, cujo significado é “louvor”.
Aoliabe, foi assistente de Bezalel, e seu nome significa “tenda do pai”. Era da tribo de Dã, e auxiliou na feitura dos ornamentos do Tabernáculo.
Filho de Aisamaque, “irmão auxiliar” ou ainda “meu irmão me apoia”.
Da tribo de Dã, que significa “juiz”.
Ambos foram chamados para serem os artesãos do Tabernáculo.
Êxodo 31.2 – “Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel…” 
É grande honra ser chamado por Deus pelo nome. Neste sentido, ou seja, ser designado para execução de uma grande obra, o Senhor chamou assim a Moisés – Êxodo 3.4 – “Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui.” – e também a Samuel – I Samuel 3.10 – “Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.”  
Bezalel, o artesão chamado para executar a obra do Tabernáculo, tem em seu nome significação especial: “na sombra de Deus”. De fato, chamado para servir na Obra Santa deve permanecer à sombra, ou seja, na dependência e proteção do Altíssimo.
Salmo 36.7 – “Na sombra das tuas asas, encontramos proteção.”
Salmo 57.1 – “E à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.”
Meu amado irmão, ao servir na vida da igreja, permaneça na sombra de Deus, pois é lugar de abrigo, de acolhimento e de alegria.
Salmo 63.7 – “Jubiloso cantarei refugiado à sombra da tuas asas”.
Nova Versão Internacional – “Na sombra das tuas asas eu canto de alegria.”

2 – A prerrogativa de Deus (Êx 31.1,2)  

A chamada por Deus é própria de Sua Soberania.
Soberania de Deus significa que Ele “faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.” – Efésios 1.11.
Marcos 3.13 e 14 – “E subiu ao monte e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar.” 
Este versículo ilustra o atributo da soberania de Deus em chamar a quem Ele quer para o lugar e posição que Ele quer. A soberania de Deus expressa a Sua vontade que é cumprida.
Pedro e Paulo foram chamados por Deus. Cada um foi útil e capacitado por Deus para cumprir o ministério de sua chamada. Não é uma questão de unção, pois ambos eram cheios do Espírito Santo.
Observemos este paralelo entre Pedro e Paulo em Atos dos Apóstolos:
Capítulo 3 – pelo ministério de Pedro, um coxo é curado.
Capítulo 14 – pelo ministério de Paulo, um coxo é curado.
Capítulo 8 – Pedro, cheio do Espírito Santo, repreende ao místico Simão.
Capítulo 13 – Paulo, cheio do Espírito Santo, repreende ao místico Elimas.
Capítulo 5 – no versículo 15 lemos da influência da sombra de Pedro.
Capítulo 19 – no versículo 12 lemos da influência do lenço dos lenços de Paulo.
Capítulo 8 – Pedro usado por Deus pela imposição das mãos. Versículo 17 – “Então, lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.”
Capítulo 19 – Paulo usado por Deus pela imposição das mãos. Versículo 11 – “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias.”
Capítulo 10 – Pedro recusa adoração.
Capítulo 14 – Paulo recusa adoração.
Capítulo 9 – lemos da ressurreição de Tabita, pela oração de Pedro.
Capítulo 20 – lemos da ressurreição de Êutico, pela oração de Paulo.
Ambos eram cheios do Espírito Santo. Ambos eram chamados por Deus.
Em Atos 4.13, Pedro é descrito como homem sem letras e indouto.
Paulo era doutor da Lei. Ele mesmo disse que foi instruído segundo a exatidão da Lei – Atos 22.3 – aos pés de Gamaliel, que foi neto de Hillel, um dos maiores rabinos da história de Israel.
Tinham, portanto, diferença de oportunidade de instrução secular.
A chamada de ambos era divina. A unção de ambos era divina.
Porém, parece-nos que Deus usou a Pedro e a Paulo conforme a capacidade própria deles.
Paulo escreveu treze cartas. Pedro escreveu duas, somando oito capítulos. Somente a carta de Paulo aos Romanos tem dezesseis capítulos. Habilidades de cada um são, como bem diz o comentarista desta Lição 2, potencializadas por Deus conforme a inclinação e capacidades adquiridas ou conforme a personalidade própria.
Mas, ambos são chamados por Deus conforme a soberania de Sua vontade!

3 – A pluralidade do serviço cristão (Rm 12.4-8; I Co 12.8-10,18)  

Pastor Eliel Goulart
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