CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2019 – 14-04-2019 – Lição 2: Nem pobreza e nem riqueza, mas o necessário



Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6.21

Texto bíblico

Deuteronômio 28.1-6 
1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:
3 Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.
4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
6 Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres.

Mateus 6.19-24
19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
24 Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!
O que a Bíblia diz sobre gerenciar o dinheiro? A resposta pode ser sintetizada em uma única palavra: sabedoria. Nós devemos ser sábios com o nosso dinheiro. Nós devemos economizar dinheiro, mas não acumulá-lo como tesouro. Nós devemos gastar dinheiro, mas com prudência e controle. Nós devemos devolver ao Senhor, em alegria e sacrifício. Nós devemos usar o nosso dinheiro para ajudar os outros, mas com discernimento e o guiar do Espírito de Deus. Não é errado ser rico, mas é errado amar o dinheiro. Não é errado ser pobre, mas é errado gastar dinheiro em coisas fúteis. A mensagem consistente da Bíblia sobre o gerenciamento do dinheiro é ser sábio.

I – A PROSPERIDADE FINANCEIRA NO ANTIGO TESTAMENTO

1 – A prosperidade atrelada à obediência

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
A Teologia da Prosperidade é uma falácia que, ainda bem, não nasceu no Brasil. Um dos seus grandes disseminadores nos EUA é o famoso Kenneth Hagin.
Conta Hagin que Deus lhe disse: “não ore mais sobre dinheiro… peça o que precisar”. O Senhor continuou “você diz: Satanás, tire as mãos do meu dinheiro! Diga ordeno …nomeando o que quer ou deseja”. Eu disse ao Senhor: “Senhor, não creio que queiras que as nossas necessidades sejam satisfeitas, mas sim os nossos desejos”. Ele replicou: “No Salmo 23 está escrito: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará!”.Portanto Deus, ele continua: “Peça o que precisas ou deseja. Diga: Satanás, tire as mãos das minhas finanças. Depois diga: Ide, espíritos ministradores, e façam o dinheiro chegar” – How God Taught Me, 16-19, citado no livro “Os Fatos Sobre o Movimento da Fé”, editora Obra Missionária Chamada da Meia-Noite.
O dinheiro em si não é maldição. Foi ordem divina que o homem com o suor do seu rosto comesse o seu pão (Gênesis 3.19). O que a Bíblia condena é o amor ao dinheiro, afirmando que tal sentimento pode levar à idolatria:“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviarem da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Timóteo 6.10).
Outro que veio ao Brasil e fez vários ‘discípulos’ por aqui, foi Benny Him. Convenhamos, ele tinha ensinamentos bastantes ‘estranhos’.
  • Que a pobreza vem do diabo e que Deus quer que todos os cristãos prosperem;
  • Que cada pessoa da Divindade tem seu próprio espírito, alma e corpo espiritual, passando as três pessoas da Trindade a ser nove pessoas;
  • Que o homem é divino e que se conscientiza disso ao repetir seguidamente ser um homem de Deus;
  • Que nunca se deve dizer na oração “Se for da tua vontade”, pois tais palavras são destruidoras da fé;
  • Que o Espírito Santo lhe revelara que as mulheres haviam sido originalmente criadas para dar à luz pelo lado de seus corpos;
  • Que o primeiro super-homem a existir foi Adão, dado que Deus lhe dera autoridade sobre os peixes do mar, logo ele podia viver debaixo da água como o homem submarino das histórias de quadrinhos; que podia também voar, pois Deus lhe dera poder sobre as aves do céu.
Mas, de todos os ensinos errôneos de Hinn, o mais contundente é ele afirmar: “Eu sou um ‘pequeno messias’, caminhando sobre a terra” – Praise-o-Thon, 6 de novembro de 1990, citado em Cristianismo em Crise, p. 119.
A Teologia da Prosperidade é o título pelo qual se identifica o ensino segundo o qual o cristão autêntico é conhecido por possuir ótima saúde física e boa situação financeira. Cristão que vive choramingando com doenças e problemas financeiros, é porque não está bem espiritualmente: ou está em pecado ou tem falta de fé.
Os mais fervorosos servos de Deus do passado e do presente não ficaram imunes às doenças e sofrimentos. Isso se vê na vida de José, de Jeremias e de Paulo. Paulo fala de prisões, açoites sem medida, perigos de morte, varadas ou chibatadas, apedrejamento, naufrágios, fome, sede etc. (2Coríntios 11.23-29). Paulo orou pela saúde de Trófimo, mas não obteve resposta (2Timóteo 4.20).

2 – As bênçãos da prosperidade são consequências naturais

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29
O que a Bíblia nos ensina é que devemos ser obedientes em tudo: a Deus (At. 5:29), a nossos pais (Deut.5:16), a nossos pastores (Heb. 19:17), a nossos patrões (Ef. 6:5) e às autoridades (Ro.13:1). Com isso, precisamos entender que a obediência é um princípio que jamais deve ser banido de nossas vidas e sim tomado como prioridade.
As promessas de Deus estão condicionadas à nossa vida de obediência à Sua Palavra. A obediência é a legalidade que o céu precisa para se manifestar na terra; são os trilhos sobre os quais Deus se move para nos abençoar. Deus não tem compromisso de abençoar o desobediente.
A vida é a maior benção que um homem tem nessa terra. Mas ela é feita de escolhas e decisões. A cada momento estamos fazendo escolhas e tomando decisões que vão afetar nossa vida de forma temporária e permanente. O que não podemos esquecer é que somos responsáveis por cada escolha e decisão que tomamos.

3 – Bem-aventurado quem mantém sua integridade o tempo todo

Por Rafael Cruz
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada   https://ebdcomentada.com