ESCOLA DOMINICAL PALAVRA E VIDA - Conteúdo da Lição 1


Lição 1
Data: ___/___/_____ 


TEMA: PRIMEIRO CICLO - NASCER
O NOVO NASCIMENTO

Texto Básico: João 3

“Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo”. (João 3.7) Você já nasceu de novo?
Ao propor essa pergunta, buscamos resgatar um conceito bíblico importante não só para a nossa reflexão pessoal, como para nos ajudar a multiplicar esse ensinamento com outros.
O novo nascimento proposto por Jesus é diferente de ser uma pessoa religiosa, ir à igreja e até mesmo
ser membro de uma. É refazer o seu relacionamento com Deus através de Jesus Cristo e manter essa vida de crescimento espiritual para que possamos chegar ao pleno conhecimento de Cristo Jesus, conforme Efésios 4.13.
Jesus ensinou aos seus discípulos a importância desse relacionamento e os perigos decorrentes da falta do mesmo quando falou que uma pessoa pode realizar grandes coisas sem, contudo, ser um nascido de novo. Em Mateus 24.24, disse: “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos”.
Não queremos trazer um peso ou incertezas ao seu coração, mas provocar uma reflexão: de fato somos nascidos de novo, ou meros religiosos que se frustrarão quando forem prestar contas a Jesus?
“Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!”
(Mt 7.23).
 
1 - NICODEMOS, UM HOMEM MERAMENTE RELIGIOSO 
“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus” (Jo 3.1).
Nicodemos não era só um homem religioso, mas também era um líder espiritual. Isso nos fala muito sobre o perigo de nos tornarmos tão somente interessados em um rito, edificações e tradições, mais do que uma vida em plena comunhão com Deus. Não que a vida religiosa, os ritos e as tradições sejam um problema em si, mas a valorização delas acima de uma vida com Deus e com as pessoas que nos cercam, como parentes amigos e vizinhos que carecem da graça de Deus sobre suas vidas.

1.1 - A PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO DE JESUS FOI COM SEU NOVO NASCIMENTO 
Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. (Jo 3.3)
A primeira preocupação de Jesus foi conscientizar Nicodemos de sua necessidade de um novo nascimento.
Suas indagações e todo o seu saber foi colocado em segundo plano, e isso trouxe uma grande dificuldade na compreensão do mesmo.
Hoje, estabelecemos o seguinte padrão para ser um bom crente: é aquele que vai aos cultos (templo),
traz a sua dedicação (oferta) e não dá trabalho para a sua liderança.
Esse crente tornou-se religioso, sem uma vida motivada em relacionar-se mais com Deus a cada dia, aprofundando-se, aprendendo e vivendo uma novidade de vida, conforme Romanos 6.4. Por vezes, vivem de uma história do passado e que precisa ser aceito e admirado por isso.
 
1.2 - O CONVITE 
O convite de Jesus ao religioso Nicodemos se estende a todos que vivem em condições semelhantes e, portanto, precisam passar por um novo nascimento.
Talvez você esteja pensando que isso não te diz respeito, já que você está há tanto tempo na igreja e já aprendeu tanto de Jesus. Caso você pense assim, veja a resposta de Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” (Jo 3.4).
Essa é a grande diferença na vida cristã: ser um religioso ou ter passado pela experiência de um novo nascimento. Precisamos compreender e avaliar se de fato passamos por essa experiência, que certamente difere de pessoa para pessoa, mas fará uma grande diferença na prestação de contas com Jesus.
Precisamos ter isso muito ajustado para levarmos aqueles que estão próximos de nós à mesma compreensão.

1.3 - NÃO CONFUNDA ENTENDIMENTO COM VIDA TRANSFORMADA
 
Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode
realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”. (Jo 3.2)
Há um grande abismo entre a relação do saber e viver.
A repreensão de Jesus a Nicodemos (Jo 3.10) foi justamente pelo fato deste ser um líder em Israel e não ter uma percepção sobre quem Jesus era e o plano de Deus para a humanidade. Isso porque os profetas sinalizavam a vinda do Messias e a leitura mais apurada dos acontecimentos revelaria quem estava diante dele.
Talvez o distanciamento de Nicodemos se deu pelo fato de ter perdido o foco nas coisas de Deus,
envolvendo-se demais nos ritos e programações constantes e cíclicas.
A necessidade do novo nascimento é uma prioridade para Jesus e precisa ser uma reflexão para as
nossas vidas, pois esta deverá ser a grande diferença para uma vida de relacionamento eterno com Deus.
 
2 - NASCIDO PARA DEUS E MORTO PARA O MUNDO 
“O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.” (Jo 3.6)
 
2.1 - A MUDANÇA DE VIDA 
Em João 6, Jesus confronta aqueles que o estão seguindo, fazendo uma reflexão sobre as suas reais motivações, e o que acontece é que muitos deles o abandonaram, já que entenderam que Jesus estava pedindo muito. Agora Jesus olha para os discípulos e pergunta: “Vocês também não querem ir?” (Jo 6.67). Os discípulos precisavam tomar uma decisão. Não dá para se esconder atrás da multidão. E a resposta de Simão Pedro foi: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”. (Jo 6.68-69).
Precisamos responder a esta pergunta: Qual a nossa motivação em seguir a Jesus?
 
2.2 - A PALAVRA É REGENERAÇÃO 
“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”. (Ez 36.26)
Há uma grande mudança de foco, quando uma pessoa passa pela experiência no novo nascimento. Agora queremos ser e viver como Jesus.
Para isso, precisamos nos afastar do pecado que é o regente do mundo e passar a viver uma vida de exemplo para outras pessoas. No entanto, a falta de bons exemplos na vida cristã é que tem afastado muitos do convívio com os demais discípulos de Jesus, a Igreja, e isso para nós é um grande desafio.
Há um pensamento que diz que devemos olhar apenas para Jesus e não para as pessoas, mas a Palavra
de Deus nos traz a seguinte recomendação: “Sede meus imitadores, como
também eu sou de Cristo”. (1Co 11.1).
A palavra de ordem deverá ser “faça oque eu faço”. Ninguém está dizendo que você precisa ser perfeito, mas que você precisa ter passado pela regeneração e ter uma vida transformada que impactará outros. Foi isso que ocorreu na Igreja Primitiva e por isso houve um grande crescimento de
discípulos. Mas ainda há outro grande benefício: o seu desenvolvimento pessoal com Deus (Ef 4.14).

3 - UM NASCIDO DE NOVO PRECISA ANDAR COM JESUS E COM AQUELES QUE TAMBÉM O AMAM
“Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”. (Jo 3.21)
Há uma perspectiva completamente errada de tentar viver uma vida cristã longe daqueles que também andam com Jesus.
Os discípulos de Jesus tinham a necessidade de estar perto dEle e assim podiam compartilhar com outros os seus ensinos. Isso era desafiador, mas também gerava aprendizado mútuo. Por isso Jesus ensinou aos mesmos sobre os mandamentos recíprocos: amar uns aos outros – Rm 12.10; 13.8; 1Pe 1.22; 1Jo 3.11. Preferir em honra uns aos outros – Rm 12.10. Acolhei-vos uns aos outros – Rm 15.14, entre outros que podemos citar.
Creio que uma barreira que precisamos vencer é pensarmos que uma vez que houve a decisão, não precisamos nos preocupar mais com essa pessoa. E chegam a dizer: Deus é quem sabe onde o novo convertido irá congregar. Esse novo convertido é nossa responsabilidade e precisamos cuidar dele.
Precisamos de cuidadores de gente, e para isso você precisa estar apaixonado por Jesus e sua obra, mudar o propósito de sua vida e sua maneira de pensar Igreja e ministério. Em Romanos 12.1-2 a Igreja é chamada para essa mudança!
Faça a obra de Jesus e permita que Ele continue a realizar sua obra em sua vida.

PARA PENSAR E AGIR
1 - Caso a experiência do novo nascimento não seja tão marcante em sua vida, ore ao Senhor, para que Ele mostre como se deu isso em sua vida. Para as pessoas que nasceram em lar cristão, essa experiência nem sempre é fácil de ser percebida, mas certamente haverá um momento que se destacará em sua história.
2 - Faça uma lista e passe a orar por cinco pessoas, pedindo a Deus para que lhe dê a oportunidade de falar da graça de Jesus e testemunhar do que Jesus fez em sua vida. Você pode usar essa lição para essas pessoas.

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/