Lição 1 - Jacó e sua Grande Família



2º Trimestre de 2019
Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus é fiel e sempre cumpre as suas promessas.
Ponto central: Deus abençoa as famílias.
Memória em ação: “Os seus descendentes vão formar uma grande nação [...]” (Gn 12.2).
Querido (a) professor (a), iniciamos um novo trimestre renovados pelo amor e poder do Altíssimo. O que seria de nós sem o sustento dEle em todas as áreas de nossas vidas, não é mesmo!? O que seria daqueles a quem amamos e cremos que Ele também tem guardado?! Temos muitos motivos para agradecer e não há maneira melhor de iniciar um novo ciclo do que fazendo isto. Que você possa trazer à memória todas as dádivas pelas quais deseja agradecer, trazer à memória o que dá esperança.

E por falar nos nossos, esta primeira lição, assim como algumas seguintes, abordará o tema “família”, com todas as suas peculiaridades positivas, mas também as dificuldades que podem envolvê-la. Veremos que até mesmo as famílias dos grandes patriarcas escolhidos por Deus também passaram por problemas, assim como a nossa e a de qualquer um. 
Como você já sabe por meio de sua revista, no decorrer dos próximos meses apresentaremos aos Primários a “História do filho que escolheu fazer o que é certo”: José. Que história mais emocionante! Repleta de reviravoltas que nos trazem preciosas lições e que, certamente, deixarão seus pequeninos empolgados e atentos.
Aproveite a aula de hoje para conhecer melhor o contexto familiar de seus alunos. Após apresentar a família de Jacó, peça que os Primários deem as mãos fazendo um circulo e sentem-se bem informalmente. Promova um bate papo sobre suas famílias, se têm irmãos, como é ser o caçula ou o mais velho, etc. Conduza a conversa observando possíveis desarranjos familiares, se  há algum caso que  necessite de sua maior atenção e suporte.  Explique que todas as famílias tem seus problemas, mas que o amor e união faz com que vençamos todos eles. Faça o gancho explicando também que temos uma família espiritual, quem aceita Jesus como Senhor e Salvador entra para a família de Deus, portanto, somos todos irmãos.
Ore com eles agradecendo ao Pai pela nossa família terrena e espiritual.
Proponha que para próxima aula, todos tragam fotos dê suas famílias, claro com a ajuda e autorização de seus responsáveis, pois faremos um belo mural de oração pelas famílias.  
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD  http://www.escoladominical.com.br