Lição 1 - O que é um líder?



2º Trimestre de 2019
“Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que se agradou de ti para te pôr como rei sobre o seu trono, pelo SENHOR, teu Deus, porquanto teu Deus ama a Israel, para o estabelecer perpetuamente; e pôs-te como rei sobre eles, para fazeres juízo e justiça” (2 Cr 9.8).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. SALOMÃO E O GRANDE DESAFIO
2. SALOMÃO E UM MARAVILHOSO SONHO
3. APRENDENDO A INICIAR UMA LIDERANÇA COM SALOMÃO
4. LIDERANÇA COMO UMA MANIFESTAÇÃO DO REINO DE DEUS NESTE TEMPO

OBJETIVOS
Apresentar possíveis definições para “liderança”;
Mostrar Salomão como exemplo bíblico de líder;
Apontar fundamentos de uma liderança segundo o modelo bíblico.
Querido (a) professor (a), iniciamos um novo trimestre renovados pelo amor e poder do Espírito Santo. O que seria de nós sem o sustento dEle em todas as áreas de nossas vidas!? O que seria daqueles a quem amamos e cremos que Ele também tem guardado?! Aqueles a quem Ele nos comissionou a ensinar, orientar, cuidar... 
Temos muitos motivos para agradecer e não há maneira melhor de iniciar um novo ciclo do que fazendo isto. Que você possa trazer à memória todas as dádivas pelas quais deseja agradecer ao Pai, trazendo assim à memória o que te dá esperança, o que renova as suas forças para continuar sua jornada, atendendo com alegria o seu chamado. E por falar e, chamado, como você já sabe através de sua revista, o tema dos próximos meses tem muito a ver não só com seus alunos, mas também com VOCÊ: “Eu, um líder!”
Talvez quando você lê na Bíblia sobre Moisés, Josué, Samuel, Débora, Davi e tantos outros líderes gloriosos – se sinta intimidado, apequenado ou nem mesmo qualificado para liderar alguém. Mas o que todos eles têm em comum? O que você tem em comum com todos eles? O Todo-Poderoso! Sim, tal como a estes Ele te escolheu. 
O seu “Israel” são os seus alunos. Jovens que te seguem, que te ouvem, que te admiram e mesmo que não demonstrem ou compreendam a dimensão disto hoje, que se inspiram em você. Que grande responsabilidade! Mas não tema, porque o Senhor é contigo nela. 
Para esta e todas as outras missões da sua vida, o que Deus requer mais do que tudo de você não é a perfeição, uma conduta impecável, rendimento inabalável (até porque isto não existe e a aparência disto chama-se hipocrisia – o que o maior exemplo de líder, Jesus Cristo, mais condenou). 
O que este Deus maravilhoso que te escolheu espera dia a dia de você é humildade, o suficiente para que te faça buscá-lo como um dependente. Somente essa humildade e busca genuína fazem realmente nos enxergar como somos por baixo de todas as máscaras, ego, camadas e mesmo assim não desistir de nós; não retroceder diante da queda, não desanimar a cada percalço, não se punir pelos defeitos mais obscuros... Mas também não se vangloriar frente aos “aplausos”; não se envaidecer com títulos; não se iludir com posições de destaque, elogios, cargos ou status. Em suma, não perder de vista o Santo, você mesmo e o seu chamado.
Nosso desejo e oração sinceros são para que ao longo destas lições, não apenas seus alunos possam ser inspirados, mas você também: renovado, aprimorado, se preciso até mesmo quebrantado e remoldado. Você está disposto (a) a se unir neste clamor ao Senhor? Está disposto (a) a vê-lo sendo atendido mesmo que doa sua carne? Mesmo que te desinstale de suas mais queridas zonas de conforto? Mesmo que te confronte com os aspectos mais indesejáveis e sombrios do seu ser? 
Este é o convite do Espírito Santo agora para você. Que como um rio, Ele flua através de sua vida para a de seus alunos e a de todos que te cercam.
Certamente este será um trimestre excepcional! O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula.
Paula Renata Santos 
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD  http://www.escoladominical.com.br