Lição 2 - A Liderança no Antigo Testamento



2º Trimestre de 2019
“E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR” (1 Sm 3.20).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. SAMUEL, UM HOMEM QUE RESUME A LIDERANÇA NO AT
2. SAMUEL, O JUIZ QUE UNGIU DOIS REIS
3. O MINISTÉRIO SACERDOTAL DE SAMUEL
4. SAMUEL, O PROFETA DE SEU TEMPO

Querido (a) professor (a), como o tema liderança será explanado no decorrer dos próximos meses, que tal propor um bate-papo para saber o que seus alunos pensam sobre o assunto?! Erroneamente, até mesmo no contexto extrarreligioso, as pessoas associam e até resumem a posição de líder ao status, poder, ascensão...  Quando na verdade o que faz um bom líder é oposto – a humildade de SERVIR; como o exemplo do maior de todos os líderes, que lavou os pés de seus liderados para lhes ensinar a fazer o mesmo.
  Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus,  levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se.  Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?  Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.[...]
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?  
Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. (João 13.3-17)
Você, mestre, líder de seus Juvenis, já meditou no poder deste exemplo? Como tem exercido a sua liderança? Seus alunos te olham tal qual os discípulos olhavam para o Mestre deles, Jesus, enquanto o via lavar os seus pés, servi-los? Acima de suas palavras, eles aprendem com seu exemplo. Então, de nada adiantaria nós falarmos que liderança não é status social, se nós nos valermos de nossas posições desta maneira; se com nossas atitudes demonstramos ego inflado com superioridade vã. 
Neste momento você provavelmente já trouxe à memória líderes que te inspiraram ao longo de sua trajetória, por diversas razões e de variadas maneiras. Afinal, apesar da essência dos princípios bíblicos de liderança serem os mesmos, somos chamados a exercê-los cada qual com sua individualidade, talentos, características, personalidades, peculiaridades. Assim como veremos ao longo desta revista ao estudar diferentes líderes, mas todos igualmente levantados e poderosamente usados por Deus.
Também provavelmente lembrou-se de alguns que ao contrário de te motivar ou inspirar te desanimaram ou repeliram. Podemos e devemos aprender com ambos. O que, a nossa maneira, podemos aproveitar, e o que precisamos deixar de reproduzir?
Que tal levar este trecho precioso das Escrituras tais quais as reflexões advindas dele para seus alunos?! Sugiro que antes de aplicar os tópicos de sua revista você faça um “pensa rápido” explicando que quando você disser uma palavra, eles imediatamente deverão dizer a primeira palavra que lhes vier à cabeça. E você vá anotando na lousa ou quadro ou cartaz que fique exposto à visão de todos. Diga palavras relacionadas ao nosso tema: Líder; liderança; pastor; guia; responsável; Moisés, etc. E abaixo de cada palavra o que eles forem dizendo. Em seguida, medie essa discussão sobre porque muitos atribuem à liderança superioridades, quando Jesus ensinou na prática que ela se tratava de humildade e serviço. Então, neste momento leia com eles a passagem aqui explanada de João13.3-17.
Ao final ore clamando ao Senhor para que Ele nos dê amor, sabedoria e humildade necessários para fazer de nós líderes servos, segundo o seu coração e exemplo tão glorioso, dando até mesmo a sua vida pelos seus liderados.
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos http://www.escoladominical.com.br