Lição 2, Os Artesãos do Tabernáculo 2º Trimestre de 2019 - O Tabernáculo - Símbolos da Obra Redentora de CRISTO

- Comentário: Pr Elienai Cabral
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com
Para nos ajudar - conta Bradesco - 7074-2 agência 2365-5
 
Estudo escrito para ajudar
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao9-ujf-1tr14-umlugardeadoracaonodeserto.htm
Vídeo para Ajudar
https://www.youtube.com/watch?v=xdTCl6FxBKs&list=PL9TsOz8buX18wbn_L_LUzEqjyB3Jk2znO
 
 
 
 
 
TEXTO ÁUREO“Mas um só e o mesmo ESPÍRITO opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (1 Co 12.11)
 
 
 
VERDADE PRÁTICAO Criador dotou cada homem de talentos individuais para a sua honra e glória.
 
 
 
LEITURA DIÁRIASegunda – Êx 36.1-3,8 Sabedoria divina para executar a obra
Terça – Êx 28.3 Capacidade divina aos escolhidos
Quarta – Êx 35.10,25,26 Mulheres capacitadas com sabedoria
Quinta – Rm 12.5-8 Fazendo a obra sábia e dedicadamente
Sexta – 2 Co 10.12-14 Sabedoria e humildade
Sábado – Jo 3.8; Ef 4.7 Escolha e capacitação dadas pelo ESPÍRITO
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Êxodo 31.1-111 - Depois, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 - Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 3 - e o enchi do ESPÍRITO de DEUS, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício,
4 - para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, 5 - e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor. 6 - E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado, 7 - a saber, a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda; 8 - e a mesa com os seus utensílios, e o castiçal puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso; 9 - e o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a pia com a sua base; 10 - e as vestes do ministério, e as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio; 11 - e o azeite da unção e o incenso aromático para o santuário; farão conforme tudo que te tenho mandado.
 
 
OBJETIVO GERAL - Enfatizar que DEUS deseja dotar pessoas de habilidades especiais para realizar obras especiais.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacar como DEUS chama pessoas especiais para executar serviços especiais;
Elencar as virtudes dessas pessoas: cheias do ESPÍRITO, sabedoria, entendimento e ciência;
Conscientizar que devemos usar os talentos para a glória de DEUS.
 
 
INTERAGINDO COM O PROFESSORPara iniciar a lição desta semana, faça uma pequena recapitulação da lição passada. Cinco minutos são suficientes. Rememore sobre a importância do Tabernáculo para Israel e a relação dessa imagem para a Igreja hoje. Lembre que, tal qual o Tabernáculo, a Igreja é um projeto de DEUS no mundo.
É importante fazer essa ligação com a lição anterior, pois o aluno deve ter bem claro na mente a concatenação das lições ao longo do trimestre. Assim, você poderá iniciar a reflexão sobre a importância dos artesãos para construir o Tabernáculo. Ora, o Tabernáculo era um projeto divino e DEUS precisava de pessoas habilidosas para construí-lo. Por isso, Ele separou essas pessoas e as usou de maneira graciosa.
 
 
PONTO CENTRAL - DEUS separa pessoas para fazer obras especiais.
 
 
Resumo da Lição 2, Os Artesãos do Tabernáculo
I – HOMENS ESPECIAIS PARA SERVIÇOS ESPECIAIS (31.1,2,6)
1. Bezalel e Aoliabe, chamados por DEUS (Êx 31.2,6).
2. A prerrogativa de DEUS (Êx 31.1,2).
3. A pluralidade do serviço cristão (Rm 12.4-8; 1 Co 12.8-10,28).
II – CHEIOS DO ESPÍRITO, SABEDORIA, ENTENDIMENTO E CIÊNCIA (Êx 31.3-5)
1. Cheios do ESPÍRITO para realizar a obra (v.3).
2. Habilidades especiais para obras especiais (vv.4,5).
III – USANDO OS TALENTOS PARA A GLÓRIA DE DEUS 
1. Os talentos (habilidades) de Bezalel e Aoliabe.
2. Os talentos revelados na Igreja (Mt 25.14,15).



SÍNTESE DO TÓPICO I - 
Bezalel e Aoliabe eram homens especiais chamados por DEUS para executar serviços especiais.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Para realizar obras especiais é preciso ter habilidades especiais por intermédio do ESPÍRITO SANTO.
SÍNTESE DO TÓPICO III - As habilidades de Bezalel e Aoliabe nos estimulam a usar os talentos em favor dos irmãos e para a glória de DEUS.
 
 
 
 
Comentários extras do Pr. Henrique
 INTRODUÇÃO
Êx 31:2-11 - 1 DISSE TAMBÉM O SENHOR a Moisés: 2 "Sabe o que fiz a BezaleI, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá? Chamei Bezalél pelo nome 3 e o enchi do Espírito de Deus. Dei a ele estes dons: habilidade, inteligência e conhecimento artístico 4 para desenhar e trabalhar em ouro, em prata, em bronze. 5 Também para preparar jóias, fazer gravações em madeiras e para fazer toda espécie de trabalhos de arte.
6 "Escolhi um companheiro para BezaleI. É Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Além disso, dei a todos os que trabalham nessas coisas, capacidade especial para fazerem tudo o que mandei. 7 "Farão o Tabernáculo, a arca do Testemunho, o assento da misericórdia - em cima da arca - e todos os utensílios, do Tabernáculo. 8 "Farão a mesa e seus utensílios, o lustre de ouro e seus utensílios. "Farão o altar do incenso 9 e o altar das ofertas queimadas, e seus utensílios todos. Farão a bacia e o suporte dela. 10 "Farão as belas roupas sagradas que Arão e os filhos dele usarão para servirem como meus sacerdotes. 11 "Farão o óleo da unção e o incenso aromático especial para o Santuário. Agora, eles vão fazer todas essas coisas seguindo as instruções que dei a você. Bíblia VIVA.
 
DEUS chama

DEUS chama aqueles que se colocam à sua disposição com um coração sincero para Lhe servir. DEUS escolhe quem vai lhe dar resultado. Quem vai produzir no reino de DEUS.
Aos chamados DEUS enche do ESPÍRITO SANTO. A quem escolheu, DEUS capacita para produzir mais.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. João 15:16
 
 
QUEM ESCOLHEU OS AUXILIARES DE MOISÉS FOI DEUS .
31.3 E O ENCHI DO ESPÍRITO DE DEUS. Ser cheio do Espírito de Deus, aqui, refere-se à dotação e à capacitação pelo Espírito Santo, para serviço especial a Deus. É correto, segundo o novo concerto, orar para que o Espírito nos dê, tanto proficiência física, como dons espirituais, a fim de cumprirmos a vontade de Deus para as nossas vidas.
 
 MOISÉS TEVE OUTROS AUXILIARES
 auxiliares de Moisés (Êx 18.25).
a) Miriã, sua irmã - b) Arão, seu irmão - c) Os 70 anciãos (Nm 11:16) - d) Jetro, seu sogro - e) Josué, seu sucessor
 
DEUS chamou Moisés para Liderar 3 milhões de pessoas pelo deserto, durante 40 anos (Foi-lhe dada a unção do ESPÍRITO SANTO, a ponto de dele ser enviada inção para 70 anciãos e ele permanecer cheio -"tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos" Nm 11:25).
O QUE É LIDERANÇA?
Definir liderança é como tentar definir o amor: todos sabem que ele existe, mas é difícil dar-lhe uma definição exata.
Vejamos algumas definições que podem nos ajudar na compreensão.
“ Liderar é influenciar”. (Sam Deep)
“ Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem em vista de um objetivo comum”. (Daniel Goleman)
“ Liderar é libertar as pessoas para que elas façam o que é necessário, da forma mais eficaz e mais humana possível”. (Max Depree)
“ Para JESUS, liderar era ser servo dos servos”. (Mc.10:45).
“ Liderança não é uma questão de direito ou de título, mas de habilidade”. (John C. Maxwell)
“ Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade”. (Warren G. Bennis)
“O líder é aquele que sobe na árvore mais alta, estuda a situação em seu conjunto e grita: “Estamos na mata errada”. (Stephen R. Covey)
“A liderança é o processo de estímulo pelo qual, mediante ações recíprocas bem-sucedidas, as diferenças individuais são controladas e a energia humana, que delas se deriva, encaminha-se em benefício de uma causa comum” .
“A liderança é o esforço de exercer, conscientemente, uma influência especial dentro de um grupo, no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefícios que atendam às necessidades reais deste grupo”. (John Haggai)
Se pudéssemos perguntar para Neemias o que é liderança, certamente ele nos responderia: “Liderar é saber planejar, integrar, motivar, avaliar e estabelecer alvos”, pois, foi o que ele fez quando gerenciou o projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Neemias, como um líder, impressiona muito porque, naquela época, ele já liderava utilizando o que se chama de conceito moderno de gerenciamento de grupo.
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-nic-4tr11-liderancaemtemposdecrise.htm
 
 
QUANTO TEMPO GASTARAM PARA FAZER O TABERNÁCULO?
A instituição da páscoa deu-se no 1º ano da saída dos israelitas do Egito, onde lemos em Êxodo 12.2: "Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano". 
Quando lemos em Êxodo 13.4: "Hoje, mês de abibe, estais saindo." 
ABIBE - significa: o germinar do trigo. Antigo nome cananeu do primeiro mês do ano sagrado dos hebreus, sendo o sétimo do civil; foi no dia 15 desse mês que partiu do Egito o povo de israel (Êxodo 13.4). Para comemorar esta libertação, foi a lua da Páscoa, mais tarde, considerada o princípio do ano judaico (Êxodo 12.2). Depois do Exílio mudou-se o nome para nisã, termo babilônico (março-abril). 
Em Êxodo 19.1 encontramos outra referencia que nos dá mais uma pista: "No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto de Sinai".
No monte Sinai, Moisés recebe de Deus as tábuas de pedra e a lei e os mandamentos para ensinar ao povo. Moisés permanece lá por quarenta dias e quarenta noite. Êxodo 24.12-18. Onde recebe as instruções para levantar o Tabernáculo. 
Em Êxodo 40.16-17 encontramos outra informação: "E tudo fez Moisés segundo o Senhor lhe havia ordenado; assim o fez. No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, se levantou o tabernáculo".
Então chegamos a um período (entre Moisés no monte Sinai e Deus mandar levantar o tabernáculo depois de pronto) 9 meses. Isto não significa que foram exatamente 9 meses, mas podemos entender que dentro deste período ocorreu a arrecadação das ofertas, o chamado de Bezalel e Aoliabe e a todo homem hábil, em cujo coração o Senhor tinha posto sabedoria para tal obra. Leia Êxodo 35. 4 - 40.17.
Interessante que no mesmo ano, no segundo mês, Deus manda Moisés levantar o censo de Israel, "No segundo ano após a saída dos filhos de Israel do Egito, no primeiro dia do segundo mês, falou o Senhor a Moisés, no deserto do sinai, na tenda da congregação... Assim, pois, todos os contados dos filhos de Israel, segundo a casa de seus pais, de vinte anos para cima, todos os capazes de sair à guerra, todos os contados foram seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta". Números 1.1, 45, 46.
Levou cerca de 9 meses para a construção do Tabernáculo. Ler Exodo 19:1 e Numeros 9:1
 
 
ONDE FOI DADA A ORDEM PARA CONSTRUIR O TABERNÁCULO E ONDE FOI CONSTRUÍDO?
A primeira coisa a fazer, sendo obrigação do professor, é ler o livro de Êxodo todo este mês.
A ordem para construir o tabernáculo foi dada no monte Sinai, mais precisamente no monte Horebe.
Êx 3:12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.
Diante da Sarça ardente Moisés já soube de antemão o que haveria de acontecer. Até que Faraó não cederia e que DEUS faria milagres e até que pediriam prata e ouro aos egípcios antes de saírem.
Êx 3:20 Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egipto com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir.
21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando saírdes, não saireis vazios.
22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hospede jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios.
 

QUEM SUBIU AO MONTE PARA FALAR COM DEUS E RECEBER ORDEM PARA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO FORAM SÓ MOISÉS E JOSUÉ (este ficou à parte no Monte esperando por Moisés). 40 dias Moisés passou na presença de DEUS em jejum (cremos que Josué também, embora a bíblia não cite - pode ser que Josué tenha levado algum alimento consigo). E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.
E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles.
E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.
Êxodo 24:13-18
 
 
 
 
 
 
I – HOMENS ESPECIAIS PARA SERVIÇOS ESPECIAIS (31.1,2,6)
1. Bezalel e Aoliabe, chamados por DEUS (Êx 31.2,6).
Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do ESPÍRITO de DEUS, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado, Êx 31:2-6.
 
Bezalel - (Strong Português) -  בצלאל B ̂etsal’el - “à sombra (i.e. proteção) de Deus”
- filho de Uri e neto de Hur; um artesão de Judá hábil em todas as obras de metal, madeira e pedra e um dos arquitetos do tabernáculo - TRIBO DE JUDÁ
 
Aoliabe - (Strong Português) -  אהליאב ’Oholiy’ab - “tenda do pai” 
Principal auxiliar de Bezalel na construção do tabernáculo.- TRIBO DE DÃ
 
De que Bezalel foi cheio?
Enchi do ESPÍRITO de DEUS
de sabedoria
de entendimento
de ciência em todo artifício
 
Para que Bezalel foi cheio de tudo isso?
Para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor (trabalho que se fizer necessário).
 
O que foi dado a Aoliabe?
Tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado. (Não diz que Aoliabe foi cheio do ESPÍRITO de DEUS, de entendimento e de ciência em todo artifício. Entendemos que DEUS aumentou a sabedoria de Aoliabe, pois já sabia trabalhar com as coisas com que teria que trabalhar agora na construção do Tabernáculo).
 
Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado. Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la. Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias. E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia, E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse. Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais, Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava. Êxodo 36:1-7 MOISÉS MANDOU PARAR DE TRAZER OFERTA.- INCRÍVEL.
 
 
2. A prerrogativa de DEUS (Êx 31.1,2).
 
No tempo de Salomão havia um homem entendido também em criar peças. Seu nome era Hirão Abiú
E Hirão, rei de Tiro, respondeu por escrito que enviou a Salomão, dizendo: Porque o Senhor tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei. Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino.
Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão Abiú. Filho de uma mulher das filhas de Dã, e cujo pai foi homem de Tiro; este sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em púrpura, em azul, e em linho fino, e em carmesim, e é hábil para toda a obra do buril, e para toda a espécie de invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus peritos, e os peritos de Davi, meu senhor, teu pai. 2 Crônicas 2:11-14
DEUS dá sabedoria a cada um para alguma coisa - Descubra a sua aptidão ou talento.
Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento? Jó 38:36
 
Pedro, por ser mais simples e menos estudado, foi convocado para exercer seu ministério entre os judeus (Gl 2.8), para que a pouca instrução nos escritos sagrados contrastasse com a sabedoria acadêmica dos escribas, fariseus e saduceus. Assim saberiam que a sabedoria dada a Pedro provinha de DEUS.
Paulo, por ter educação acadêmica, foi enviado aos gentios que nada sabiam da Palavra de DEUS (Rm 11.13). Assim seria loucura a pregação de Paulo, mas o poder de DEUS manifesto atrvés dele os convencesse de que falava em testemunho de DEUS.
 
 
 
3. A pluralidade do serviço cristão (Rm 12.4-8; 1 Co 12.8-10,28).
 
DEUS chama a quem quer. Não compreendemos, mas aceitamos, pois DEUS é todo sábio. 
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:8
 
Certamente DEUS tem um chamado para você que lê. Só dizer - Eis-me aqui - Envia-me a mim.
 
Sempre há vagas disponíveis na seara do Mestre.
Exemplos:
Pastoreio de Pastores, missionários e Cônjuges, Mobilização Missionária, Capacitação de Lideres, Musicistas, Professores, Evangelizadores, Visitadores de lares, prisões e hospitais, etc...
 
Existem obras a serem realizadas que são de ordem espirituais como ensino, visitação, aconselhamento, ministração de curas, batismos, libertação, etc...
Existem também obras materiais a serem realizadas na Igreja, como construção de casas e igrejas, limpeza dos templos, secretarias da igreja e da EBD ou de departamentos, cozinha, arrumação de bancos e cadeiras e ornamentação, etc....
 
Que você aplique o seu talento na obra de DEUS!
 
 
 
 
 
II – CHEIOS DO ESPÍRITO, SABEDORIA, ENTENDIMENTO E CIÊNCIA (Êx 31.3-5)

1. Cheios do ESPÍRITO para realizar a obra (v.3).
“o enchi do ESPÍRITO de DEUS” - Não diz "os Enchi" - Só Bezalel foi cheio. Isso implica em que para fazer aquela obra só através do ESPÍRITO SANTO. A orientação do ESPÍRITO SANTO e o poder do mesmo ESPÍRITO SANTO são concedidos para a realização de grandes obras de DEUS. Sem a orientação do ESPÍRITO SANTO a obra seria humana e mal feita. Não representaria o céu, mas a terra.
 
Criatividade, sabedoria, entendimento e ciência para construir o Tabernáculo e talhar cada peça em ouro, prata, bronze e madeira promanavam do ESPÍRITO de DEUS.
 
DEUS usou Otniel e lhe capacitou pelo ESPÍRITO SANTO para realizar uma tarefa de suma importância
E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele. E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão. Juízes 3:9,10
 
A Igreja foi cheia do ESPÍRITO SANTO para realizar a grande obra de DEUS para salvação dos povos.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.  Atos 2:2-4
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2:41
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. Atos 4:4
 
A sabedoria humana realiza obras humanas, com implicação passageira. A sabedoria do ESPÍRITO SANTO realiza obras divinas, com implicações eternas.

Portanto, a simbologia da capacitação espiritual para a construção do Tabernáculo se constitui figura de realidade espiritual do povo de DEUS no ministério cristão (At 6.3; Ef 5.18). 
 
2. Habilidades especiais para obras especiais (vv.4,5).
DONS
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? Hebreus 2:4
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:6-8
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:28
 
Natural - já nascemos com ele - Dado por DEUS PAi - Habilidade natural (exemplo - tocar violão, cantar, socorros, governo, etc...)
Espiritual ou do ESPÍRITO SANTO (1 Co 12 Dados pelo ESPÍRITO SANTO como capacitação para uma obra especial como cura, milagre, etc...)
Ministerial (Ef 4.11) São homens dados por CRISTO à igreja - São para direção e orientação da Igreja
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1 Coríntios 12:4-12
 
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:7-11
 
Os dons do ESPÍRITO SANTO são capacitações especiais concedidas aos crentes para que o evangelho e o poder de DEUS sejam conhecidos e cridos.
 
 
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4 BATISMO
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Atos 2:8 DOM DE LÍNGUAS
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2:41 RESULTADO DA MANIFESTAÇÃO DO DOM DE LÍNGUAS.
 
 
 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. Atos 3:6
 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. Atos 4:4 RESULTADO DO MILAGRE
 
 
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. Atos 8:6,7
 
 
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. Atos 9:40-42 RESULTADO DO MILAGRE
 
 
E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. Atos 14:8-10 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia, Atos 14:21 RESULTADO DO MILAGRE
 
  
III – USANDO OS TALENTOS PARA A GLÓRIA DE DEUS

1. Os talentos (habilidades) de Bezalel e Aoliabe.
Moisés foi submisso a DEUS repassando o projeto do tabernáculo. Bezalel e Aoliabe foram submissos à orientação de Moisés. Bezalel teve a orientação especial do ESPÍRITO SANTOI e seu auxiliar Aoliabe se submeteu à sua direção para fazer aquilo que Bezalel recebia de DEUS. Devido a serem submissos todos a DEUS a obra ficou pronta e maravilhosa ao término de quase 9 meses..
Consciência profunda de que DEUS nos chamou, Glorificação de DEUS e admitir que, embora você tenha a mais importante capacitação secular, DEUS sempre é quem dá a última instrução. Experimente estes "segredos"

2. Os talentos revelados na Igreja (Mt 25.14,15)
 
DEUS escolhe cada um de acordo com o que cada um pode realizar. Na parábola dos talentos o primeiro recebeu mais talentos (cinco) do que os outros porque tinha mais capacidade para produzir do que os outros e ele já tinha passado por provas e vencido. O segundo tinha menor capacidade de multiplicação do que o primeiro e recebeu 2 talentos, mas também já tinha passado por prova e vencido. O terceiro era muito limitado, mas provou não amar seu patrão, deu prejuízo (nós colocou no banco a juros), não podia reclamar porque só recebeu um talento.
 
Embora Mateus 25 seja uma passagem bíblica que trata acerca da volta de JESUS, ela é uma bela ilustração para mostrar o que DEUS espera que nós façamos com a nossa vocação. O que Ele exigiu de Bezalel e Aoliabe também está contemplado na Parábola dos Talentos. Nessa parábola a palavra grega talanton, que significa “talento”, ganha destaque. O termo refere-se à moeda de alto valor. Nesse contexto, o homem rico distribuiu vários talentos aos servos de acordo com a capacidade de cada um para negociar. Naturalmente, o homem rico esperava receber retorno dos servos. A mensagem aqui é clara: quando o Senhor voltar, Ele deseja nos encontrar trabalhando de acordo com as habilidades que Ele nos capacitou para o seu reino. Desenvolver os talentos simboliza perseverar na fé e o comprometer-se em colocar a serviço do Corpo de CRISTO tudo o que o Senhor nos concedeu.
Cada crente é dotado de algum talento com o qual poderá trabalhar para o Senhor JESUS e receber a devida recompensa pelo trabalho quando nos encontrarmos no Tribunal de CRISTO (2 Co 5.10). Não desperdice o talento que DEUS lhe deu. Honre ao Senhor com os seus talentos!
 

Comentários extras diversos
Arte e artistas do Tabernáculo. 
Não poucos estudiosos do Êxodo têm impugnado de falso este livro, não só porque menciona riquezas que, pensam os tais, os hebreus não tinham, como dizem que não seria possível uma obra de tamanhas proporções artísticas entre um povo de escravos.  Sobre isto basta consultar Heródoto, Rawlinson, Sayce e outros, Sobre a arte nos antigos países do Mediterrâneo e da Ásia falam bem alto os monumentos vindos à luz nos últimos anos.  O Egito particularmente era célebre em obras de tecidos e escultura.  O fato de que os hebreus tinham sido escravos não deve ser dado como prova de sua ignorância artística.  A maior parte do tempo passado no Egito, gozaram de toda a liberdade e favor público.  Depois que foram reduzidos à escravidão, continuariam a trabalhar nas oficinas reais como antes, talvez, sem prejuízo da arte.  Eles não só podiam construir o Tabernáculo, mas tinham as ferramentas adequadas para o mister.  Se tudo que aconteceu no Egito e mesmo antes tinha um plano na mente divina, então o tempo gasto ali deveria preencher este plano e as artes e costumes egípcios seriam aprendidos.  Se acreditarmos que a descida ao Egito visava a por este povo em contato com a maior civilização daqueles tempos, a fim de prepará-los para a vida que agora estão começando a viver, não estaremos muito longe da verdade.  Não vemos mesmo outro motivo que tenha levado Deus a fazer descer esta gente ao Egito senão fazer conhecido ali o nome de Deus e preparar o povo para o estabelecimento de uma grande nação em bases teocráticas.  Antes do Egito, já Babilonia tinha produzido uma formidável civilização; pouco depois, quando Salomão quis construir o Templo, mandou buscar na Fenícia os artistas necessários para a obra.  Daqui se conclui que, naqueles remotos tempos, o mundo não estava tão cego como pretendem alguns.  Os hebreus deviam ter aprendido entre os povos de seu tempo as ciências e as artes comuns a todos, além de que Deus mesmo deu a sabedoria necessária para a perfeição da obra (Êx. 31). COMENTÁRIO MESQUITA ( AT )
 
 
A Nomeação de Bezalel e Aoliabe
Êxodo 31. 1-11

Deus tinha ordenado que uma grande quantidade de trabalho de artesanato fosse realizada no tabernáculo. Os materiais, o povo devia providenciar, mas quem lhes daria a forma? O próprio Moisés tinha sido instruído em todo o conhecimento dos egípcios, e, na verdade, estava familiarizado com as palavras de Deus e as visões do Todo-poderoso. Mas não sabia como entalhar, nem bordar. Podemos supor que houvesse alguns homens muito engenhosos entre os israelitas. Mas, tendo vivido todos os seus dias na escravidão no Egito, não podemos pensar que houvesse entre eles alguém que conhecesse estas artes curiosas. Eles sabiam como fazer tijolos e trabalhar com argila, mas nunca tinham sido levados a trabalhar com ouro nem cortar diamantes. Como seria realizado o trabalho, com o esmero e a exatidão que eram necessários, quando eles não tinham ourives nem joalheiros, exceto operários que faziam tijolos? Podemos supor que houvesse um número suficiente de pessoas que trabalhariam alegremente, e fariam o melhor que pudessem. Mas seria difícil encontrar uma pessoa adequada para presidir estes trabalhos. Quem estaria qualificado para isto? Mas Deus também soluciona este problema.

I
Ele indica as pessoas que deveriam ser empregadas, para que não houvesse disputa pela primazia, nem inveja daqueles que fossem nomeados, tendo o próprio Deus feito a escolha.
1. Bezalel deveria ser o arquiteto, ou o artesão mestre, v. 2. Ele pertencia à tribo de Judá, uma tribo que Deus se alegrava em honrar. O neto de Hur, provavelmente o mesmo Hur que tinha ajudado a manter erguidas as mãos de Moisés (Ex 17), e que nesta ocasião estava trabalhando com Arão no governo do povo, na ausência de Moisés (Ex 24.14). Desta família, que era conhecida em Israel, foi escolhido o trabalhador, e não representou pouca honra a esta família que um dos seus fosse empregado, ainda que somente como um mecânico, ou um artesão talentoso, para o serviço do tabernáculo. Esta honra não vem do próprio Moisés. Esta bênção se deve exclusivamente à obra do Senhor em sua vida.
2. Aoliabe, da tribo de Dã, é indicado depois de Bezalel, como seu parceiro, v. 6. “Melhor é serem dois do que um”. Cristo enviou os seus discípulos, que deveriam instituir o tabernáculo do Evangelho, dois a dois, e nós lemos sobre as suas duas testemunhas. Aoliabe pertencia à tribo de Dã, que era uma das tribos menos honrosas, para que as tribos de Judá e Levi não fossem exaltadas, como seriam se estivessem incluídas em todas as primazias. Para evitar um cisma no corpo, Deus dá muito mais honra à parte que tinha falta dela, 1 Coríntios 12.24. A cabeça não pode dizer aos pés: “Não tenho necessidade de vós”. Hirão, que foi o artesão chefe na construção do templo de Salomão, também pertencia à tribo de Dã, 2 Crônicas 2.14.
3. Houve outras pessoas que foram empregadas por estes dois homens, e subordinadas a eles, nas diversas operações de edificação do tabernáculo, v. 6. Observe que quando Deus tem algum trabalho a fazer, nunca lhe faltarão instrumentos com os quais poderá realizar tal trabalho, pois todos os corações e mentes também estarão sob os Seus olhos e nas suas mãos. Assim, aqueles que forem chamados poderão realizar, alegremente, qualquer serviço para Deus, e prosseguir nele. Aqueles que são chamados de uma maneira ou de outra, podem ter a certeza de que Ele os chamou para tal serviço. E o precioso Senhor reconhece e sustenta aqueles a quem chama.

II
Ele capacita as pessoas para o serviço (v. 3): Eu “o enchi do Espírito de Deus”. E (v. 6): “tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração”. Observe que:
1. O talento nas artes e atividades comuns é um dom de Deus. Dele se originam tanto a faculdade quanto o aproveitamento da faculdade. É Ele que põe esta sabedoria no íntimo, Jó 38.36. Ele ensina prudência ao lavrador (Is 28.26) e também a ensina ao negociante. E deve receber o louvor por isto.
2. Deus distribui os seus dons de maneira variada, um dom a uma pessoa, outro dom a outra, e tudo para o bem de todo o corpo, tanto da humanidade quanto da igreja. Moisés era o mais adequado, entre todos, para governar Israel, mas Bezalel era mais adequado que ele, para construir o tabernáculo. Os benefícios comuns são sustentados pela variedade das faculdades e inclinações dos homens. A genialidade de alguns os leva a serem úteis de uma maneira, a de outros, os leva a serem úteis de outra maneira, porém “um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas”, 1 Coríntios 12.11. Isto impede o orgulho, a inveja, o desprezo e a rivalidade carnal, e fortalece os laços de amor mútuo.
3. Aqueles a quem Deus chamar para qualquer serviço, Ele julgará ou tornará adequados para tal serviço. Se Deus dá a comissão, Ele irá, de alguma maneira, dar as qualificações, de acordo com o serviço. O trabalho que deveria ser feito aqui era confeccionar o tabernáculo e os seus utensílios, que aqui são particularmente mencionados, v. 7ss. E para isto as pessoas empregadas foram capacitadas para trabalhar com ouro, prata, e cobre. Quando Cristo enviou os seus apóstolos para erigir o tabernáculo do Evangelho, Ele derramou o seu Espírito sobre eles, para capacitá-los a falar em línguas e operar as maravilhosas obras de Deus. Não para trabalhar com metais, mas para trabalhar com os homens. Muito mais excelentes eram os dons, pois o tabernáculo a ser erigido era um tabernáculo maior e mais perfeito, como diz o apóstolo, Hebreus 9.11. Com. Bíblico - Matthew Henry (Exaustivo) AT e NT.
 
 
 
31.1-11 Deus tem em conta as habilidades de seu povo, não meramente aqueles que têm habilidades teológicas ou ministeriais. Nós tendemos a considerar só a aqueles que estão à frente e cumprem funções diretivas. Deus deu ao Bezalel e ao Aoliabe habilidades no artesanato. Tome nota de todas as habilidades que Deus dá a seu povo. Não menospreze suas habilidades por não ser como as do Moisés e Arão. Coment.D.V.
 
 
 
Os artesãos (31.1-11) - v. 2. escolhi é lit. “chamei pelo nome” (A NEB diz: “especialmente escolhido”; cf. Is 45.3). Bezalel, filho de Uri, filho de Hur. o mesmo conjunto de nomes, mostrando os mesmos relacionamentos, aparece em l Cr 2.20 na genealogia de Judá. v. 3. Espírito de Deus: presente na criação (Gn 1.2) e ativo na sustentação do mundo (SL 104.30), o Espírito capacita os homens com habilidade, seja para criar, como aqui, seja para administrar, como com Otoniel (Jz 3.10). v. 6. Aoliabe significa, adequadamente em vista de sua obra no tabernáculo, “o pai é a minha tenda” (cf. Bezalel, “na sombra de Deus”). Também capacitei: é a característica de Deus prover os seres humanos com os meios de atingir os propósitos dele (cf. Fp 2.13). v. 10. \vestes\ Utúrgicas (“finamente tecidas”, ARA): o adjetivo representa uma palavra de significado incerto; a raiz parece estar associada à idéia de fazer pregas ou dobras. Comentário - F.F.Bruce.
 
 
Capítulo 31 (Adam Clarke)
Bezaleel nomeado para a obra do tabernáculo, 1-5. Aoliabe nomeado para o mesmo, 6. As coisas particulares em que eles estavam a ser empregada, a arca e o propiciatório, 7. Mesa, castiçal, e altar de incenso, 8. Altar de holocausto e a pia, 9. vestes sacerdotais, 10. O óleo da unção e o incenso aromático.
Notas sobre o capítulo 31
Verso 2 . que eu tenho chamado por nome a Bezalel-------------------
Ou seja, eu particularmente indicado essa pessoa para ser o diretor-superintendente de todo o trabalho. Seu nome é significativo, בצלאל  betsal-el, em ou sob a sombra de Deus, ou seja, sob a proteção especial do Altíssimo. Ele era o filho de Uri, filho de Hur, o filho de Calebe ou Quelubai, filho de Esron, filho de Farés, filho de Judá. Veja 1 Crônicas 2:5,9,18-20 e Veja Clarke em Êxodo 17:10.
O versículo 3 . enchi com o Espírito de Deus
veja Clarke em Êxodo 28:3.
Em sabedoria ----------------------------------------------------------------------
חכמה chochmah, de חכם chacham, para ser sábio, mais hábil, ou prudente, denotando a bússola de espírito e força de capacidade necessária para formar um homem sábio: daí a nossa palavra a sabedoria, o poder de julgar o que é sábio ou melhor a ser feito; do Saxon, {} anglo-saxão, para ensinar, para aconselhar , e {} anglo-saxão, a julgar, daí {} anglo-saxão, a desgraça ou o julgamento do bem ensinado, sábio , ou prudente homem.
Compreender
תבונה tebunah, de בן ban ou bun, para separar, distinguir, discernir, a capacidade de compreender as diferentes partes de uma obra, como conectar, organizar, fazer uma completa todo.
Conhecimento
דעת Daath, denotando especial conhecido com uma pessoa ou coisa; prática ,experimental conhecimento.
Versículo 4 . Cunning funciona
מחשבת machashaboth, obras de invenção ou gênio , na linha de ourives e ourives.
Versículo 5 . Na corte de pedras,
cada coisa que dizia respeito à de lapidar, joalheiro e escultor da arte.
Versículo 6 . Nos corações de todos os homens hábeis ter -----------colocado sabedoria---------------------------------------------------------------
Assim, cada homem que tinha um gênio natural, como prazo-o, teve um aumento de sabedoria por inspiração imediata de Deus, de modo que ele sabia como executar as diferentes obras que a sabedoria divina projetada para o tabernáculo e seus móveis. Escuro como eram os pagãos, mas eles reconheceram que todos os talentos, e as sementes de todas as artes, veio de Deus. Daí Seneca: Implantamos as sementes de todos os comércios, mestre, Deus produz personagens são de lugares secretos.
Ὡς δ’ ὁτε τις χρυσον περιχευεται αργυρῳ ανηρ
Ιδρις, ὁν Ἡφαιστος δεδαεν και Παλλας Αθηνη Τεχνην παντοιην, χαριεντα δε εργα τελειει. Odyss, l. vi., ver. 232.
Como por algum artista, para quem VULCAN dá a Sua habilidade divina, uma estátua de respiração vidas; por PALLAS ensinou, ele molda o molde maravilhoso, E sobre a prata derrama o ouro fusile. -Papa.
E tudo isso o mais sábio dos homens, muito antes deles declarou, quando fala da sabedoria de Deus diz: Eu, a Sabedoria, habitar com prudência, e acho o conhecimento de invenções espirituoso; Provérbios 8:12. Veja Clarke em Êxodo 28:3. a qual o leitor é particularmente desejada para se referir. Há algo notável em nome deste segundo superintendente, אהליאב Aoliabe, o tabernáculo do pai, ou o pai é o meu tabernáculo, um nome quase idêntico em seu significado ao de Bezalel, Veja Clarke em Êxodo 31:2.
O versículo 8 . Os puros castiçal -------------------------------------------
Chamado por isso ou por causa do ouro puro do que foi feito, ou o brilho e esplendor de sua obra, ou da luz que transmitiu no tabernáculo, como o mais puro, o melhor óleo foi sempre queimado em lo.
O versículo 9 . O altar do holocausto
A pia e a sua base
O pedestal em que se encontrava.
O versículo 10 . Roupas de serviço
Paramentos para o trabalho ordinário de seu ministério, as vestes sagradas os que eram peculiares ao sumo sacerdote.
 
 
O filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. Este artista talentoso, dotado pelo Espírito de Deus com conhecimento e habilidade em todos os tipos de artesanato, foi chamado por Deus para ser o artífice chefe na construção do Tabernáculo no deserto. Como ele estava associado a um outro homejm talentoso, Aoliabe (q.v.) da tribo de Dã (Êx 31.1-6). Estes dois não só tinham a responsabilidade de desenhar as várias partes do Tabernáculo, de acordo com o plano divinamente revelado, mas de ensinar os outros israelitas as habilidades necessárias para a construção (Ex 35.30-35). O próprio Bezalel não era apenas o artista chefe, mas o artífice chefe e, como a mais alta autoridade, ele é citado como tendo feito ,todas as várias partes do Tabernáculo (cf. Êx 37.1ss). Habilidades necessárias para fabricar estruturas similares ao Tabernáculo, para trabalhar com metais preciosos, e para cortar e montar jóias foram desenvolvidas e altamente valorizadas durante o segundo milênio a.C. na Síria, Palestina e Egito (R. K. Harrison, IOT, pp. 403ss). P. C. J. - Dicionário Bíblico Wycliffe - CPAD
 
Um famoso artífice, filho de Uri (Êxô 31:2); 31:1-6), ao qual Yahweh encarregou da construção da arca, no deserto. A seu encargo estava todo o trabalho em metais, madeira e pedras, e ele atuou como supervisor geral da construção (Êxo. 31:1-5). Perten­cia à tribo de Judá, descendente de Perez, através de Hezrom e Uri (I Crô. 2:5; 18:20). Alétn de sua habilidade como artífice, o Senhor também lhe deu o impulso de ensinar a sua arte a outros (Êxo. 35:34). Viveu em tomo de 1490 A. C.
Enciclopédia de Bíblia,Teologia e Filosofia
 
BEZALEL
Nas páginas do Antigo Testamento há duas pessoas com esse nome, que, no hebraico, significa «na sombra de Deus», ou seja, sob a proteção divina:
Um famoso artífice, filho de Uri (Êxo. 3:30; 31:1-6), ao qual Yahweh encarregou da construção da arca, no deserto. A seu encargo estava todo o trabalho em metais, madeira e pedras, e ele atuou como supervisor geral da construção (Êxo. 31:1-5). Pertencia à tribo de Judá, descendente de Perez, através de Hezrom e Uri (I Crô. 2:5; 18:20). Além de sua habilidade como artífice, o Senhor também lhe deu o impulso de ensinar a sua arte a outros (Êxo. 35:34). Viveu em torno de 1490 A.C. - Dicionario Champlin - CPAD
 
BEZALEL = Na sombra, i. é, sobre a proteção de Deus
Nome de um homem de Judá, da família de Hesrom, da casa de Calebe e neto de Hur, 1 Cr 2:20, que foi perito artífice, destinado por Deus para o trabalho em ouro, prata e cobre. Dirigiu a ornamentação do Tabernáculo, Êx 31:1-11; 35:30-35.
Dicionario Davis - CPAD
 
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO - PEDAGÓGICOApós fazer a revisão da aula anterior nos primeiros cinco minutos, revele os objetivos e o ponto central da presente aula. Mostre o esboço da aula desta semana: (I) Homens Especiais para Serviços Especiais; (II) Cheios do ESPÍRITO, Sabedoria, Entendimento e Ciência; (III) Usando os Talentos para a Glória de DEUS.
Esses passos são importantes porque, diferentemente de nós, os professores, o aluno quase sempre não tem o arcabouço da aula na mente. Você pode aproveitar essa oportunidade para estimular o aluno a ler a lição na semana anterior à ministração da aula. 
O processo do ensino-aprendizagem só acontece quando o professor e o aluno têm a consciência do mesmo objeto de estudo. Diferente disso, não há aprendizado.
 
 
CONHEÇA MAIS*Acerca de Romanos 12.3-8“Antes de examinar os dons individualmente, devemos enfatizar que para cada dom o ponto é o mesmo: Se você tem um dom, use-o. É por isso que a lista de dons é incompleta – de fato, nenhuma lista de dons feita por Paulo é 
exaustiva [...]. Embora a passagem diante de nós dê algumas explicações com no máximo uma frase sobre como esses dons devem ser usados, o propósito primário de Paulo é motivação, não instrução.” Para conhecer mais leia Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, CPAD, pp.893-94.
 
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO“Cultive a disposição de compartilhar com os outros. Os dons são manifestos quando as pessoas têm a expectativa de ouvir um recado de DEUS, quer através das Escrituras, dos cânticos ou de um sussurro suave. Ensine-as a ouvir a voz de DEUS. Ofereça aplicações práticas com exemplos pessoais e da vida de outras pessoas. Quando os dirigentes determinam um horário para compartilhar os dons, eles mesmos devem ter uma bênção para contar. Não deixe que ninguém diga, depois de longo período de silêncio: ‘Ninguém ouviu um recado de DEUS’. Pelo contrário, devemos dizer: ‘Permaneçamos na presença do DEUS que nos inspira reverência, e, se alguém tiver uma bênção para contar, fale’. Chegue, então, a um término positivo, contando aos demais as impressões de DEUS sobre você. Como líder, esteja disposto a compartilhar. Seja um exemplo de semelhante expectativa” (HORTON, M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.492).
 
 
SUBSÍDIO VIDA CRISTÓMinistros – Labaredas de Fogo
Os ministros de DEUS são ‘labaredas de fogo’. Ele quer que todos os homens e mulheres estejam em chamas. O seu desejo não é apenas que sejamos salvos do pecado, mas que estejamos ardendo em fogo espiritual. O ESPÍRITO SANTO é dinamite e fogo na alma do crente. Ele deseja que tenhamos o poder do trovão do raio. O ESPÍRITO SANTO é o raio. Ele atinge os homens com a convicção, mata-os para o mundo e os faz reviver em CRISTO. 
Eu coloquei tudo no altar, entreguei ao Senhor tudo pelo que havia esperado e desejado. Então, quando orei, o fogo desceu e DEUS me santificou e tornou-me santo. Depois fui para a casa e disse: ‘Tenho outra religião’. Na verdade, não era outra religião. O velho Ismael fora expulso, e a natureza carnal, destruída. DEUS encheu-me de amor, fechou a porta e deixou-me naquele estado. E nada podia entrar, senão o amor” (SEYMOUR. Devocional: O Avivamento da Rua Azusa. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.139-40). 
Que estejamos prontos como instrumentos disponíveis a serem usados na maravilhosa obra de DEUS.
 
 
PARA REFLETIR - A respeito de “Os Artesãos do Tabernáculo”, responda:Quais foram os homens que DEUS chamou para a obra do Tabernáculo? Para executar essa obra, DEUS chamou Bezalel e Aoliabe.
Quem o Senhor escolheu para o serviço do Tabernáculo? Para construir o Tabernáculo, o Criador chamou pessoas inclinadas às artes e às ciências, capacitando-as para potencializar essas habilidades.
O que os pentecostais sempre afirmaram? Não há nada que possamos fazer na vida sem a direção e a ação poderosa do ESPÍRITO SANTO.
Cite alguns exemplos de trabalhos que requerem habilidades especiais, conforme a lição. Na igreja local muitos trabalhos requerem habilidades especiais. Por exemplo, quem escreve precisa ser habilidoso no ofício da escrita; quem canta precisa ser habilidoso no ofício da música; quem toca precisa ser habilidoso no ofício instrumental; quem prega precisa ser habilidoso no ofício da interpretação de texto e da retórica. 
No Reino de DEUS, quais as muitas habilidades que podem ser utilizadas? No Reino de DEUS muitas habilidades poderão ser utilizadas, não somente as de caráter espiritual, mas também as de caráter social, educacional e material.
 
 
CONSULTERevista Ensinador Cristão - CPAD, nº 78 p. 37. Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.


AJUDA BIBLIOGRÁFICA
ALLMEN, J. J. V. Vocabulário Bíblico, 2ª Edição. Asso­ciação de Seminários Teológicos Evangélicos, São Pau­lo, SP,1972
BROWN, C. O Novo Dicionário Internacional deTeologia, 4º Volumes. Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1981 A 1985
CHAFER, L. S. Teologia Sistemática, 1ª Edição. Imprensa Batista Regular, São Paulo, SP,1986
CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.6 volumes, 1ª Edição, 3ª Impressão. Distribuidora Cultura Ltda. (MILENIUM); São Paulo, SP,1982
COOKE, W. Teologia Crista,5ª Edição, op. cit. em 1947
DAVIS, J. D. Dicionário da Bíblia, 11ª Edição. Editora JUERP, Rio de Janeiro, RJ. 1985
BERGSTÉN, Eurico. Introdução à Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueir, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W. Wiersbe
Comentário Bíblico TT W. W. Wiersbe
CONDE, Emílio. Pentecoste para todos. 6ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1985.
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - Myer Pearman - Editora Vida
Corrigida, 4ª ed., 2009. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
CRISTOLOGIA - A doutrina de JESUS CRISTO - Esequias Soares - CPAD
DAVIDSON. F. Novo Comentário da Bíblia. Êxodo. pag. 2.
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
Donald S. Metz. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 8. pag. 267.
Enciclopédia de Bíblia,Teologia e Filosofia
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
GILBERTO, Antonio. Verdades pentecostais. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
Guia Básico de Interpretação da Bíblia - CPAD
HALLEY, H. H. Manual Bíblico de Halley, 5 ª Edição. Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1983
HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/;http://www.gospelbook.net, www.ebdweb.com.br, http://www.escoladominical.net, http://www.portalebd.org.br/, Bíblia The Word.
J KOEHLER, Edward W. A., Sumário da Doutrina Cristã, Concórdia.
James, por Hendrickson Publishers - Edição Contemporânea, da Editora Vida, Traduzido pelo Rev. Oswaldo Ramos.
KRETZMANN. Paul E. Comentário Popular da Bíblia Novo Testamento Editora Concordia Publishing House.
RIDEERBOS, J. Isaías, Introdução e Comentário,1ª Edição. Editora Mundo Cristão, São Paulo, SP, 1986
SCOFIELD, C. I. Bíblia anotada por Scofield. Imprensa Batista Regular, São Paulo, SP
SHEDD, R. P. O Novo Comentário da Bíblia,3ª volumes, 1ª Edição, 3ª Reimpressão. Edições Vida Nova, São Paulo, SP,1979
TAYLOR, J. B. Ezequiel, Introdução e Comentário,1ªEdição. Editora Mundo Cristão, São Paulo, SP, 1984
Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 141.
Manual Tipologia - Ada Habekshon - EDITORA VIDA
Novo Testamento Interlinear grego-português. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer - CPAD
Pequeno Atlas Bíblico - CPAD Hermenêutica Fácil e Descomplicada - CPAD
Primeira tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego, em Alexandria, no Egito, feita em cerca de 285 a.C., conhecida como a tradução dos setenta — LXX.
MARTENSEN, Christian Dogmatics, 133.
PERLMAN, Mver, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Editora Vida.
Teologia Sistemática Atual e Exaustiva, Edições Vida Nova.
PERLMAN, Myer, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Editora Vida.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento, CPAD.
ARCHER, Gleason L., Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, Editora Vida. Archer - é professor de Antigo Testamento e Estudos Semíticos naTrinity Divinitv School — em Deerfield, Illinois, Estados Unidos — e deão no Fuller Theological Seminary.
Bíblia de Estudo de Genebra.
OLSON, N. Lawrence, Plano Divino através dos Séculos, CPAD.
GILBERTO, Antomo, Manual da Escola Dominical, CPAD.
JOSEFO, Flávio, de Bello Judaico, VII. 6:3.
COSTA, Samuel, Psicoteologia Geral, Vol I, Editora Silvacosta.
Revista Ensinador Cristão - CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Teologia Sistemática - Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - A Salvação - Myer Pearman - Editora Vida
Teologia Sistemática de Charles Finney
Teologia Sistemática Pentecostal - A Doutrina da Salvação - Antonio Gilberto - CPAD
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
A TEOLOGIA DE ÊXODO - ÊXODO Introdução e Comentário - Por R. Alan Cole, Ph. D. Menzies College, da Universidade Macquarie - Sociedade Religiosa Vida Nova - Associação Religiosa Editora Mundo Cristão
 

FONTE   http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique