Betel Jovens – 2º Trimestre de 2019 – 30-06-2019 – Lição 13: Conhecendo Cantares




Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 Para onde foi o seu amado, ó mais linda das mulheres? Diga-nos para onde foi o seu amado e o procuraremos junto com você!

2 O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de especiarias, para descansar nos jardins e colher lírios.

3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele descansa entre os lírios.

4 Minha querida, você é linda como Tirza, bela como Jerusalém, admirável como um exército e suas bandeiras. Ct 6.1-4

VERSÍCULO DO DIA

1 Sou uma flor de Sarom, um lírio dos vales. Ct 2.1

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer o livro de Cantares;
  • Compreender a simbologia do livro;
  • Entender que Cantares incentiva o amor verdadeiro e não fingido entre um homem e uma mulher.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!

Tanto Cantares de Salomão como o título alternativo “O Cântico dos Cânticos” vêm do primeiro versículo do livro. O cabeçalho Cântico dos Cânticos é uma tradução literal do hebraico “shir hashirim”. Essa linguagem coloca a ênfase na qualidade superlativa — portanto o cântico é descrito como o melhor ou o mais excelente cântico.

Nas escrituras hebraicas, Cantares é o primeiro de cinco livros curtos chamados “Rolos” (Megilloth). Os outros quatro são Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester. Cada um desses livros era lido em um dos grandes festivais anuais judeus, sendo que Cantares era usado na época da Páscoa dos judeus.

1 – COMPREENDENDO CANTARES

“O Cântico dos Cânticos que é sobre ou relaciona-se com Salomão”; segue o ponto de vista tradicional que tem sido o de considerar o Rei Salomão como o autor do Hino. Considerando que o conteúdo do livro está plenamente em harmonia com os grandes dons da sabedoria que sabemos que Salomão possuía (I Rs 4:32, 33), não temos terreno suficiente para nos desviarmos desta posição histórica.
A unidade do livro dificilmente poderia ser desafiada. Refrões semelhantes aparecem em 2:7; 3:5; 8:4; as imagens são as mesmas através de todo o livro; e os mesmos personagens aparecem repetidas vezes.

1.1 – Um grande amor

Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos são pombas. Ct 1.15
Mas ela é única, a minha pomba, minha mulher ideal! Ela é a filha favorita de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Quando outras jovens a veem, dizem que ela é muito feliz; as rainhas e as concubinas a elogiam. Ct 6.9
O esposo retoma a palavra, elogiando novamente a notável beleza de sua esposa. Aparentemente é a resplandecente beleza dos olhos da esposa e não a sua pureza e inocência que faz o amado pensar nas pombas, pois nesta passagem é a beleza física da esposa que está sendo enfatizada. O intérprete alegórico insistirá que a beleza da esposa é um dom da graça de Deus.
Mas entre todas estas mulheres e virgens, a Sulamita se destaca pela virtude de sua beleza imaculada, tal como o rei se distingue entre dez mil (Ct 5:10). A única (ou a muito amada ou querida) de sua mãe.

1.2 – Respeito pelo amor

Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que ele o queira. Ct 2.7
Os sentimentos de amor podem criar intimidade que dominam a razão. Os jovens frequentemente têm pressa para desenvolver uma relação íntima apoiada em seus fortes sentimentos. Mas os sentimentos não são suficientes para sustentar uma relação duradoura. Este versículo nos respira a que não forcemos o romance para que os sentimentos de amor não cresçam mais rápido que o compromisso necessário para fazer que o amor perdure.Espere com paciência para que os sentimentos de amor e compromisso se desenvolvam juntos. Há uma expectativa sobre a honra e o respeito do tempo e espaço no relacionamento de Salomão e sua Sulamita.
Ai vem a resposta de Sulamita.
Eis que és formoso, ó amado meu, como amável és também; o nosso leito é viçoso. Ct 1.16

2 – APONTANDO PARA CRISTO

Pr. Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  https://ebdcomentada.com