ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 13

TRINDADE, TUDO QUE PRECISAMOS
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.", 1 Jo 5.7

Para impactar 
O homem vive num mundo onde tudo gira em função do ter. Quanto mais se tem, mais influente se torna, mais pessoas o admiram, porém a verdadeira felicidade está em conhecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Textos de Referência.
1 Jo 5.5-13

Introdução
O amor de Deus por nós é incalculável, e a Bíblia é o registro desta prova de amor. Não merecíamos, não lutamos por isso, muito menos reconhecemos a necessidade disso, mas, mesmo assim o Senhor decidiu nos amar.

#pontochave
"O amor de Deus pelos homens não tem limites. Ele nos amou e entregou o Seu Filho por nós. O Filho nos amou, dando Sua vida por nós; e ainda envia o Seu Espírito Santo para habitar em nós."

1. O AMOR DO PAI
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.", Jo 3.16

1.1. Ele nos criou com amor
Deus, quando criou o homem no início, Ele moldou do barro, colocou o fôlego de vida e o fez a Sua imagem e semelhança; demonstração clara de carinho em Sua criação. Deus amou ter criado o homem, a ponto de serem amigos e de conversarem. O Senhor criou os mares e as florestas, as árvores frondosas e os belos pássaros, porém nada se compara a Sua criação sublime, o ser humano.
"Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.", Sl 86.15

1.2. Nos amou na condição de pecadores
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.", Rm 5.8
Mesmo depois da queda do homem, e na condição de pecador, Deus nos amou tanto a ponto de entregar Seu Filhos amado para resgatar a humanidade perdida. Deus não amou alguns, Ele amou o mundo inteiro de tal maneira.
O homem perdeu a condição de amigo de Deus, mas através do projeto do Senho, o homem tem a oportunidade de se tornar filho. Somente um amor incondicional é capaz de explicar um Deus que olha para o homem caído e resolve lhe dar a chance de poder ser chamado de filho de Deus.
"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.", 1 Jo 3.1

#pararefletireadorar
"Não há felicidade a não ser em Deus" Jonh Wesley

2. O AMOR DO FILHO
"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.", 2 Co 8.9

2.1. Se entregou em nosso lugar
Devi ao pecado o homem se separou da presença do Pai, e apenas de um modo a humanidade teria como se reconciliar com Deus, através de alguém que tivesse a capacidade e a competência de cumprir toda a lei de Deus, e que aceitasse  ser condenado, pelos pecados de outros.
Jesus cumpriu toda a lei (Mt 5.17-18), e aceitou entregar a Sua vida em favor daqueles que realmente mereciam morrer: todos nós.
"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.", Jo 1.29

"Não foi com ouro ou prata, e sim com sangue, com sua própria vida."

2.2. Foi por amor
O amor de Jesus é inexplicável, pois o preço que Ele pagou por nosso resgate foi extremamente alto, não foi com ouro ou prata, e sim com sangue, com sua própria vida.
Jesus sofreu o que ninguém seria capaz de sofrer, e ainda por pessoas que mereciam ser condenadas por seus atos, mas Ele não fez acepção, foi para a cruz, para salvar o mundo. Isso significa que qualquer pessoa pode ser alcançada por esse amor, e para isso só precisa crer na sua obra e viver a sua Palavra para desfrutar deste tão grande ato de amor.
3. O AMOR DO ESPÍRITO SANTO
O amor de Deus pelos homens não tem limites. Ele nos amou e entregou Seu Filhos por nós. O Filho nos amou, dando Sua vida por nós; e ainda envia o Seu Espírito Santo para habitar em nós.

3.1. Nosso companheiro
Depois de consumada a obra na cruz, Jesus ressuscita e aparece a seus discípulos, dizendo que era necessário voltar para o Pai, mas que enviaria uma amigo que os acompanharia em todos os momentos, que lhes consolaria, daria força, lhes instruiria em tudo que fosse necessário e os guiaria pelo caminho da verdade, esse amigo se chama Espírito Santo.
"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.", Jo 16.13

3.2. Trabalha em nosso favor
Aqueles que aceitam a Jesus como Salvador não estão isentos de adversidades desta terra, porém, quando passam por momentos de crises, e são tomados por fraquezas; não conseguem nem pedir uma solução a Deus de forma correta, o amigo Espírito Santo pega todo esse sofrimento e transforma em oração diante do Pai. Ele intercede com gemidos inexprimíveis, em favor dos seus amigos (Rm 8.26).

Conclusão
Encerramos este trimestre com a certeza de que o Deus Trino nos ama e deseja que estejamos cada vez mais próximos dEle.
Não há tempo a perder, devemos nos entregar todos os dias a este amor inigualável, pois somos confortados nesta vida, e ainda receberemos a vida eterna como recompensa.
A Trindade pode se dividir em três palavras: amor, amor e amor!
#aprendeu
1. Mesmo depois da queda do homem, como Deus prova seu amor?
2. Por que o amor de Jesus é inexplicável? 
3. Quem nos guia pelo caminho da verdade?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/