ESCOLA DOMINICAL BETEL - Lição13


Mulheres: as primeiras testemunhas da ressurreição
29 de Setembro de 2019


Texto Áureo
"Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.", Lc 24.7

Verdade Aplicada
A missão de Deus é dada igualmente às mulheres e homens que devem trabalhar juntos capacitados pelo Espirito Santo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Lc 24.1-5
1 - E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
2 - E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
3 - E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
4 - E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.
5 - E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?

Introdução
Esta lição nos mostra a importância da presença feminina no ministério de Jesus. Como discípulas, elas tiveram um papel ativo, ouvindo as parábolas e ensinos do Mestre, além de serem  contribuintes do Seu ministério.
1. O sepulcro é visitado pelas mulheres
As mulheres, guiadas pelo sentimento de gratidão por tudo o que Jesus fez e representou para elas, continuaram a demonstrar amor ao Mestre, mesmo depois de morto. A afetividade delas tornou-se um modelo de devoção para todos nós.

1.1. Elas visitaram visitaram no primeiro dia da semana
Era uma manhã de domingo, o primeiro dia da semana, e, muito de madrugada, as mulheres se dirigiam para o sepulcro de Jesus (Lc 24.1). O sepulcro era escavado na rocha e fechado com uma pedra, de maneira que era difícil para uma pessoa conseguir abri-lo sozinha. É importante destacarmos que as mulheres doaram o melhor de si mesmas, pois elas se levantaram bem de madrugada. Não menosprezando os demais, mas elas foram um exemplo de coragem, enquanto os outros discípulos estavam recolhidos em algum lugar. Que possamos servir a Deus como elas, com coragem, resignação e dando sempre as primícias de tudo quanto possuímos.

1.2. Elas prepararam especiarias
As especiarias eram qualquer coisa de cheiro agradável (Lc 24.1b). Elas eram preparadas e misturadas para o embalsamento do corpo, quer dizer, eram ervas cheirosas que, esfregadas no corpo do morto, retardavam ou impediam a decomposição. Quando as mulheres prepararam as especiarias pela madrugada, tinham em mente manter de alguma maneira o corpo do Mestre conservado por algum tempo. Tal sacrifício era um tipo de oferta de amor dedicada ao corpo do Senhor Jesus, mas que, pelo fato dele haver ressuscitado, já não era mais necessária. Contudo, insistimos que ficou para a posteridade cristã o exemplo de gratidão, dedicação por tudo o que o Senhor fez e representa.

1.3. Elas não acharam o corpo de Jesus
Ao chegarem no sepulcro, viram que a pedra que o fechava estava revolvida (Lc 24.2-3). Quem poderia ter removido de seu lugar? Deveria ter sido alguém muito forte, ou então pessoas chegaram ali antes. Lucas não responde essa questão, mas Mateus diz que um anjo do Senhor descendo do céu causou um grande terremoto e em seguida removeu a pedra, assentando-se sobre ela (Mt 28.2). Qual não foi a segunda surpresa ao constatarem que o corpo do Senhor Jesus não estava lá, o túmulo estava vazio. Embora elas não compreendessem o que estava acontecendo, essa tornou-se a mais poderosa mensagem: a do túmulo vazio.

2. Anjos confortaram as mulheres
As mulheres foram ao sepulcro antes dos discípulos. Consequentemente, elas creram primeiramente na ressurreição de Jesus. Vejamos como isso sucedeu e que lições podemos aprender desses fatos.

2.1. A perplexidade das mulheres
O texto de Lucas 24.4 nos fala que dois homens com vestes resplandecentes pararam próximo a elas. É claro que era uma maneira diferente de se referir aos anjos. O mais importante, porém, é que naquele momento, apesar destas mulheres ficarem confusas com o fato de o túmulo estar vazio, e atemorizadas com a presença daqueles anjos, elas tiveram uma resposta.
A Bíblia registra diversas aparições de anjos. Por meio da manifestação angelical, há a manifestação da presença de Deus, trazendo livramentos, revelações, instruções. É marcante no evangelho de Lucas o registro das atividades dos anjos (Lc 1.11, 26; 2.9, 13, 22.43; 24.4). Anjos "são espíritos ministradores, enviados para servir em favor daqueles, que hão de herdar a salvação" (Hb 1.14). Anunciaram o nascimento de Jesus e, também, anunciaram a Sua ressurreição.

2.2. Novas informações às mulheres
O serviço de informação celestial entrou em ação através daqueles dois anjos. É curiosa a maneira como um deles informa as mulheres o que estava acontecendo em relação à pessoa de Jesus: “Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou.” (Lc 24.5-6). Dada a perplexidade e emoção, elas demoraram a atender inicialmente. Afinal, era verdade que elas buscavam o vivente entre os mortos", pois elas ainda estavam sob o impacto do que acontecera na sexta-feira. Agora, porém, elas estavam sob o choque de novas informações que os seus olhos comprovavam de fato que o corpo de Jesus não estava mais ali.

2.3. As mulheres recordam as palavras de Jesus
Aquelas mulheres eram fiéis discípulas, que vinham da Galileia por ocasião da Pascoa. Tanto elas como os apóstolos receberam as mesmas palavras de Jesus, possivelmente em ocasiões distintas, quando estavam na Galileia. O certo é que o anjo disse que recordassem o que o Mestre dissera: “Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e, ao terceiro dia, ressuscite.” (Lc 24.7). Aqui jaz um princípio maravilhoso: todas as vezes que lembramos as Palavras de Jesus somos livres de toda a confusão mental e sentimentalismo inútil. Não há crescimento espiritual sem a memória das palavras de Cristo Jesus.

3. O testemunho das mulheres
Os homens estava resguardados possivelmente em algum lugar de Jerusalém ou arredores. Para eles havia uma barreira psicológica tremenda em crer que Jesus houvesse ressuscitado. As mulheres não foram atrás de informações de Jesus, e, sim, de embalsamar o seu corpo, porém elas tiveram informações privilegiadas graças a sua coragem.

3.1. As mulheres anunciaram a ressurreição primeiramente
A visita ao sepulcro trouxera em tão pouco tempo àquelas mulheres uma percepção real de que Jesus ressuscitara. Agora cabia a elas anunciarem tão alegre noticia, porém, ao testemunharem, não creram em seu testemunho a princípio (Lc 24.9-11). Ao contrário, suas palavras foram ouvidas como um delírio para os onze discípulos e os demais, que também não creram. Exceto Pedro que resolveu ir ao sepulcro e analisar por si mesmo o que ocorrera, e ficou admirado. Hoje muito tempo depois desses fatos, ao conhecermos esses relatos, apesar de alguns criticarem os discípulos por não crerem inicialmente, vemos que esta foi a melhor maneira de tudo suceder, para não ficar qualquer dúvida dos relatos.

3.2. Quem eram as mulheres que anunciaram
Ao traçar a narrativa da ressurreição. Lucas apenas descreve que foram mulheres, evidentemente seguidoras de Jesus, que foram testemunhas do túmulo vazio. O autor do Evangelho, porém, de início, omite o nome delas para depois falar pelo menos das três mulheres principais: Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; além de outras (Lc 24.10). Algumas tinham sido curadas, outras foram libertas de espíritos maus, outras passaram a seguir a Jesus a partir dos ensinamentos ou por presenciarem tantos milagres. Assim, no exercício de Seu ministério, Jesus não seguiu o padrão judaico de não dar espaço para as mulheres, mas deu atenção especial (Lc 8.43-48) e as recebeu entre Seus discípulos mais próximos (Lc 8.1-3).

3.3. A notícia da ressurreição atestada
O sepulcro vazio e Jesus ressuscitado são fatos que não foram cridos por todos inicialmente, mas que foram atestados depois (Lc 24.11-12). Segundo Lucas, Pedro correu até o lugar e vendo os lençóis “retirou-se, admirado consigo aquele caso”. Depois Jesus manifestou-se a dois discípulos no caminho de Emaús, um deles se chamava Cleopas (Lc 24.18). A seguir, Jesus apareceu no meio dos discípulos durante o relato de Cleopas e o outro discípulo do caminho de Emaús (Lc 24.34-36). Na verdade, eles discutiam acerca da ressurreição, quando, com provas irrefutáveis, apareceu no meio deles. A notícia das mulheres tornou-se a mensagem de todos eles e da cristandade em geral: Jesus ressuscitou e vive!

CONCLUSÃO
Mesmo o Senhor tendo falado durante Seu ministério terreno que era necessário morrer e ressuscitar, parece que os Seus discípulos não se lembravam desta revelação. Mesmo assim, as mulheres que o seguiam foram ao sepulcro e, com surpresa, atestaram que o túmulo estava vazio. A partir daí, aqueles discípulos dispersos e céticos foram de tal modo impactados e transformados que se tornaram a maior sociedade missionária do mundo.

QUESTIONÁRIO

1. O que eram as especiarias?

2. Ao chegarem no sepulcro, o que as mulheres viram?

3. O que Lucas 24.4 nos fala?

4. Quais as três mulheres citadas por Lucas?

5. No exercício do Seu ministério, o que Jesus não seguiu?

Fonte: Revista Betel   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/