ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 7

O RESULTADO DA CONFIANÇA
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.", Sl 20.7

Para impactar 
Confiar no Senhor significa, ter fé nEle e crer que Ele está no controle de todas as coisas, e pode fazer aquilo que parece impossível a favor dos seus.

Textos de Referência.
Sl 71.1-5

Introdução
Confiar em Deus é uma das maiores necessidades do ser humano nos dias de hoje. Em tempos difíceis e estressantes, confiar em Deus é a escolha mais segura.

#pontochave
"A confiança em Deus faz o homem se sentir realmente feliz, esperançoso e forte, pois sabe que o Senhor sempre tem o melhor a oferecer."

1. ENTENDENDO A CONFIANÇA
Segundo alguns dicionários, confiança é acreditar que algo não falhará, crer que algo ou alguém cumprirá sua função, acreditar sinceramente, firme convicção em algo.

1.1. A confiança na Bíblia
Biblicamente confiança está atrelada na fé e naquilo que se crê.
Confiar em Deus significa crer no Seu poder e na Sua justiça; é ter a certeza de estar seguro mesmo em meio a um mar revolto, que simboliza as adversidades, as perseguições, as frustrações, as tentações, os medos e tantas coisas mais.
A confiança em Deus faz o homem se sentir realmente feliz, esperançoso e forte, pois sabe que o Senhor sempre tem o melhor a lhe oferecer.
"Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.", Sl 84.11-12
1.2. Confiança plena
A confiança em Deus não pode e não deve ser com reservas; pelo contrário, requer uma entrega total, pois o que fazemos confiando no poder da nossa própria sabedoria e da nossa própria força, traz consigo possibilidades de erros, fracassos, desistência, e outras coisas mais, porém, quem confia na poderosa mão do Senhor sabe que tudo o que Ele faz é pleno, completo e perfeito.
"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.", Pv 3.5-6

#pararefletireadorar
"Nós precisamos de ventos e tempestades para exercitar nossa fé, para arrancar o ramo podre da autoconfiança e nos enraizar mais firmemente em Cristo". Charles H. Spurgeon
2. A CONFIANÇA DE ISRAEL
"O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.", Sl 18.30

2.1. Israel foi abençoado por confiar em Deus
Deus, por muitas vezes exaltou a nação israelita quando, em meio à dificuldades, homens confiaram que Deus poderia salvá-los da adversidade. Algumas vezes, toda nação se colocou de joelhos, em outras, alguns israelitas sozinhos confiaram no Senhor e prevaleceram contra seus inimigos.
A Nação:
"E fizeram guerra aos hagarenos, como a Jetur, e a Nafis e a Nodabe.E foram ajudados contra eles, e os hagarenos e todos quantos estavam com eles foram entregues em sua mão; porque, na peleja, clamaram a Deus que lhes deu ouvidos, porquanto confiaram nele.", 1 Cr 5.19-20

"A confiança em Deus faz o homem se sentir realmente feliz, esperançoso e forte..."

2.2. Homens que fizeram a diferença
Deus cuidou da nação de Israel, mas também contou com homens que de forma individual creram e confiaram no que o Senhor poderia fazer em favor deles.
Noé confiou no Senhor e não foi condenado juntamente com toda a humanidade (Gn 7.7).
Abraão confiou no Senhor e saiu de sua terra para se tornar o pai de uma grande nação (Gn 12.5).
Moisés retirou cerca de seiscentos mil homens, sem contar mulheres e crianças, da mão de Faraó (Êx 12.37).
A confiança de Elias, envergonhou os profetas de Baal (1 Rs 18.36-38).

3. A CONFIANÇA DA IGREJA
"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.", 1 Jo 5.14
3.1. Nossa confiança é Cristo
Infelizmente muitas pessoas acham equivocadamente que confiar em Deus é um dispositivo que liga e desliga a qualquer hora, quando não precisa, desliga; quando precisa, liga.
A verdade é que nossa capacidade de confiança em Deus só pode ser gerada em nós através de Cristo.
"E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.", 2 Co 3.4-5
3.2. A Confiança nos gera bênçãos
A confiança no Senhor Jesus gera bênçãos sem limites na vida do cristão.
A confiança em Cristo nos faz participantes de Suas promessas, mas para isso, devemos confiar até o fim.
"Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.", Hb 3.14
Se confiarmos em Jesus, e pedirmos algo que esteja de acordo com o seu coração, verdadeiramente seremos abençoados.
"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.", 1 Jo 5.14
Conclusão
Confiar em Deus é ter certeza de que Ele está no controle de todas as coisas da nossa vida, da nossa família, da nossa igreja e etc. Porém, essa confiança só é eficaz se for constante, isso significa que, devemos confiar em Deus quando Ele disser sim ou quando disser não!

#aprendeu
1. O que significa confiança segundo o dicionário?
2. Dê o exemplo de dois homens que confiaram plenamente em Deus? 
3. A nossa capacidade de confiança em Deus só pode ser gerada através de quem?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/