ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM 16 DE FEVEREIRO DE 2020 - LIÇÃO 7
(Revista Editora Betel)

Tema: A ameaça aos valores cristãos na família
Texto Áureo: 1 Jo 2.16

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição pode dar alguma polêmica acerca de assuntos como o aborto, procure não se aprofundar muito nos debates que estejam fora do tema da aula.
"desenvolvimento tecnológico, as novas leis e a pós-modernidade", o desenvolvimento tecnológico tem permitido as pessoas terem facilidade de acesso a todo tipo de mundanismo em imagens e sons facilitando para o inimigo entrarem nas famílias.
As novas leis tem dado a legalidade no mundo para todo tipo de perversidade.
E a pós-modernidade tem ditado tipos de comportamentos às pessoas fazendo com que o mundo fique um lugar mais distante de Deus ainda.
1. O mau uso dos meios de comunicação
1.1. As redes sociais.
- "a redução da comunicação verbal entre os membros da família", é o trabalho inverso das redes sociais, aproximam os que estão longe e afasta os que estão perto. Hoje é possível uma irmão passar o dia inteiro e não falar com o outro que mora na mesma casa, o mesmo acontecendo entre os pais e filhos.
"já têm Facebook, Instagram, Twitter", essas redes sociais são para maiores de dezoito anos, porém alguns menores se cadastram mentindo sobre a idade na hora de fazerem o perfil.

1.2. A televisão.
"o amor entre dois homens ou duas mulheres como algo extremamente normal", alguns canais em streaming como a Netflix produzem filmes e séries com conteúdo com apologia ao homossexualismo onde sempre aparece um casal gay como algo extremamente normal.
Com o avanço da tecnologia dos smartphones é possível assistir tudo isso em qualquer lugar com a maior facilidade.

1.3. A dependência da Internet.
- "adolescentes nunca estiveram tão desconectados do mundo", todas as notícias que chegam a eles vem por meio das redes sociais em meio a milhares de "fake news", notícias do momento como a epidemia do Corona vírus, chegam a eles de forma totalmente distorcida.

2. Leis e desafios do presente século

2.1. O aborto.
"começa no momento da concepção ou fecundação", é o momento em que o espermatozoide encontra o óvulo e forma o embrião, por isso gera tantas discussões acerca do aborto provocado e o descarte de embriões que sobram das fertilizações artificiais.
- "O Didaquê, obra preparada provavelmente entre 70-100", essa obra foi elaborada por vários líderes cristãos e é o conjunto dos ensinamentos cristãos da época.
Esse é o segundo mandamento da Didaquê:
"CAPÍTULO II 1 O segundo mandamento da instrução é: 2 Não mate, não cometa adultério, não corrompa os jovens, não fornique, não roube, não pratique a magia nem a feitiçaria. Não mate a criança no seio de sua mãe e nem depois que ela tenha nascido."

2.2. O grande número de divórcios.
...


2.3. Aliança entre a luz e as trevas.

- "quando fala acerca do jugo desigual", o jugo é uma peça que coloca sobre o lombo de dois bois para puxarem uma carga, se um boi for fraco e o outro forte então o jugo será desigual e o boi fraco vai sobrecarregar o forte. Assim são as nossas amizades com aqueles que são fracos na fé.
"o que ocorre é o esfriamento espiritual daquele que professa a fé", pode até ocorrer casos em que o cristão consiga converter o não crente durante o namoro, mas o mais comum é que o cristão se esfrie após iniciar o namoro com um não cristão.

3. Recuperando valores perdidos

3.1. A família e os valores cristãos.
- "A Bíblia fala de coisas perdidas dentro da casa", a parábola da dracma parece falar acerca de pessoas, mas o que realmente deve ser levado em consideração é a perda, dessa forma podemos aplicar para "valores" que podemos perder dentro da família. Valores como, adoração a Deus, importância da honra, da ética, o amor aos filhos, a atenção, o carinho, o diálogo e muitos outros.

3.2. Buscando e mantendo os valores cristãos.
...

3.3. Responsabilidade dos pais na transmissão dos valores.
- "Quando os pais definem padrões de moralidade e são exemplos vivos", os filhos devem aprender esses valores primeiro dentro de casa, quando eles crescem terão tendência a se lembrar mais do comportamento de seus pais do que de suas palavras. Muitos dos mais velhos se lembram de situações do cotidiano da infância em que os pais os repreendiam com castigos diante dos seus erros.
"mas referenciais de vida", as boas referências estão cada vez mais difíceis de se encontrar na sociedade, precisamos ser essas referências para os nossos filhos.

CONCLUSÃO
Faça a revisão.
Corrija o questionário.
Convide a classe para a próxima aula apresentando o tema.


Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 21 969786830 - Pr Marcos André

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/