ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM___DE______DE 2019 – LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel - nº 61)

Tema: O Relacionamento com o Espírito Santo
Texto áureo: At 5.3-4
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você falará da ação do Espírito Santo na Igreja, tanto nos dias de Atos como nos dias de hoje. Use exemplos e faça o link entre a obra o Espírito na Igreja primitiva e na Igreja dos dias atuais.
- "Espírito do Senhor alcançando vidas e transformando corações", o livro de Atos é apaixonante por mostrar uma igreja que todo cristão gostaria de ver, porém ao ler esse livro muitos se perguntam o porque de não observarmos os mesmos feitos milagrosos do Espírito Santo nos dias atuais, mas a resposta para essa pergunta, embora esteja na Bíblia, não pode ser experimentada somente lendo, mas também vivendo o evangelho.
"mais capazes seremos de nos relacionar com Ele", o relacionamento com o Espírito Santo é uma das principais mensagens do livro de Atos, pois vemos como Ele direcionava Paulo e os apóstolos e esse relacionamento deve ser o nosso modelo hoje. Todo crente deve buscar isso para sua via cristã.
_______________________________________________
1. O ESPÍRITO SANTO E O CRISTÃO

1.1. O Espírito Santo é a única virtude
- "sobrevivido por dois milênios sem a assistência do Espírito", talvez essa seja a maior prova da verdade acerca de Cristo e da Sua obra, pois nenhum outro ideal ou nenhuma outra crença perdura por tanto tempo sem modificações e sem imposições quanto a fé cristã e o judaísmo.
- "ele ofereceu dinheiro para ter essa capacidade", ele ofereceu dinheiro não para ter o Espírito Santo, mas sim para ter a capacidade de fazer o mesmo que Pedro e João, ministrá-lo sobre a vida de outros. Essa é um vaidade que vemos até hoje nas igrejas, alguns crentes buscam o dom para ministrar sobre a vida de outros sem que eles tenham para si mesmos.

1.2. O mover do Espírito Santo não pode ser detido"da responsabilidade e da autoridade para os apóstolos", transferência da responsabilidade de levar a Palavra de Deus ao mundo e da autoridade sobre as hostes da maldade. Jesus disse aos discípulos: "dai vós de comer a eles..." Mt 14.16, e sobre a autoridade o Mestre disse:
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.", Mc 16.17-18

2. PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

2.1. Resistir obstinadamente ao Espírito Santo
- "depois, ainda resistiram insistentemente contra o Espírito Santo", Jesus é a verdade, e só pode ser revelado pela ação do Espírito Santo, então se uma pessoa se nega a aceitar quem Jesus é, está resistindo ao Espírito Santo.
"estava incrustada de tantas tradições", quando a pessoa esta cheia das coisas do mundo em sua mente, dificilmente dará ouvidos à Deus, dificilmente aceitará a Jesus, quanto mais cheio do mundo mais vazio estará de Deus. Como afirmou o personagem de um certo filme: "Não se pode encher um copo que já está cheio!"

2.2. Mentir ao Espírito Santo
- "infiltra-se em seu meio e trabalha em seu interior", Satanás não ataca somente a Igreja de um modo geral, ele também ataca cada crente individualmente, ele lança propostas que são armadilhas e derrubando certos cristãos ele consegue abalar toda uma comunidade de servos de Cristo.
"sussurrou ao casal: "Vocês também podem desfrutar desse tipo de glória!", isso é na verdade uma especulação, não se sabe se foi isso que Satanás propôs aos corações daquele casal, e nem sabemos se Ananias e Safira queriam a mesma glória e admiração que teve Barnabé ao dar a sua oferta.

2.3. Blasfemar contra o Espírito Santo
...

2.4. Entristecer o Espírito Santo
- "O Espírito Santo não pode nos deixar", essa é uma afirmação calvinista, pois sabemos que o Espírito Santo pode sim deixar de habitar alguém, que mesmo sendo segundo o coração de Deus passa a dar lugar ao pecado, Davi sentiu isso e por isso orou assim:
"Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.", Sl 51.11
"começamos a desenvolver uma amargura que endurece nosso coração", os sentimentos ruins podem vir momentaneamente sobre os crentes, o que não pode é fazer morada na vida deles, isso é o que endurece o coração e tira a salvação.

CONCLUSÃO
Faça a revisão.
Convide os alunos para a próxima aula, apresentando o tema.


Quaisquer dúvidas tire pelo whatsapp 21 969786830 (responderei em áudio) - Pr Marcos André

Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com