ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 12


JESUS, O MAIOR DE TODOS
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra." Fp 2.10

Para impactar 
Jesus não foi apenas um integrante de um projeto de Salvação feito por Deus. Ele foi também, o homem mais importante de toda a História da humanidade, simplesmente o Maior de todos.

Textos de Referência.
Hb 2.8-18

Introdução
Jesus foi o maior homem da História, pois mesmo sendo Deus, fez-se homem por amor a humanidade, e em Sua pureza assumiu a sujeira do pecado que nos pertencia, ninguém mais poderia fazer isso, só Ele.

#pontochave
"Cristo não só ofereceu uma oferta pelos nossos pecados, como também Ele mesmo foi a oferta, que se consumou na cruz."

1. MAIOR QUE OS ANJOS
"Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.", Hb 1.4

1.1. A excelência de Jesus
O livro de Hebreus traz de maneira muito clara e magnífica, a superioridade de Cristo a todas as coisas, Sua excelência é incomparável; onde o autor revela que todas as coisas são sustentadas pela palavra do seu poder.
Seu esplendor e Sua glória são acima dos anjos, dos profetas, dos sacerdotes e de tudo que foi usado para representar Deus na Terra. Ele é o Filho, Ele é o único, Ele é Deus.
"A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.", Hb 1.2-3

1.2. O nome mais excelente
"Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.", Hb 1.4
O próprio Deus revela porque Jesus é maior do que os anjos. Primeiro, porque a nenhum anjo Deus chamou de filho, mas Jesus é o Filho de Deus; segundo, os anjos de Deus o adoram, lembrando que só Deus deve ser adorado, trazendo a prova de que Jesus também é Deus.
"Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?", Jo 14.9

#pararefletireadorar
"Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para tornar grande os pequenos". Augusto Cury
2. MAIOR QUE MOISÉS
"Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.", Hb 3.3

2.1. Moisés foi grande
"E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face; Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.", Dt 34.10-12
É inquestionável a grandeza de Moisés diante diante povo de Israel. Ele foi fiel a casa de Israel, um servo obediente e libertador de sua nação diante dos egípcios, e liderou um povo por quarenta anos no deserto, sem desistir de sua chamada.

2.2. Cristo é maior
Moisés foi grande sobre esta Terra, mas Cristo, muito maior, pois enquanto Moisés cuidou da casa de Israel, Jesus cuidou de sua própria casa, ou seja, a humanidade.
Em nenhum momento o autor menospreza ou diminui a importância de Moisés, já que suas ações foram uma simbologia da salvação. Ele libertou seu povo, mas Cristo salvou a humanidade, e enquanto em Moisés o perdão era adquirido através do sangue de animais, em Cristo o perdão veio através do Seu próprio sangue.
"O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.", Tt 2.14


"Seu esplendor e Sua glória são acima dos anjos, dos profetas, dos sacerdotes e de tudo que foi usado para representar Deus na Terra."

3. SUPERIOR AOS SUMOS SACERDOTES
"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.", Hb 4.15
3.1. Os sumo sacerdotes
O Antigo Testamento apresenta o sumo sacerdote como um representante dos homens perante Deus, tendo como função principal realizar o sacrifício com animais para remir o povo de seus pecados.
"Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.", Lv 16.33

3.2. O nosso Sumo Sacerdote
Cristo é o Sumo Sacerdote perfeito, pois além de compadecer-se do homem, a obra de sacrifício já foi concluída, rasgando o véu do Templo (que simbolizava a separação entre Deus e o homem) e trazendo novamente a comunhão entre o Senhor e a humanidade.
Cristo não só ofereceu uma oferta pelos nossos pecados, como também Ele mesmo foi a oferta, que se consumou na cruz.
O seu sacerdócio é eterno:
"Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.", Hb 7.24-25


Conclusão
A Bíblia relata grandes homens que fizeram a diferença nesta terra, porém, nenhum pode se comparar a importância de Jesus para a humanidade, pois ele é o bom Pastor, ele é sumo sacerdote, Ele é o Princípio de todas as coisas, Ele é o Cordeiro de Deus, e, principalmente, o Salvador do mundo.

#aprendeu
1. O esplendor e a glória de Cristo é acima do quê?
2. Qual foi a importancia de Moisés? 
3. Qual era a função do sumo sacerdote?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/