ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 13


O RENASCIMENTO DE ISRAEL
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.", Is 66.8

Para impactar 
Depois de muitos conflitos e de perder sua terra, os israelitas andaram dispersos pelo mundo, mas o Senhor tinha uma promessa: transformar Israel novamente numa grande nação.

Textos de Referência.
Ez 37.15-23

Introdução
Falar sobre a nação de Israel é tratar de um tema extremamente relevante para a História da humanidade, pois deste povo se levantaram grandes profetas e líderes. Nesta nação houve grandes conflitos, criou-se leis que são pertinentes até hoje, e, principalmente, ali se levantou o Filho de Deus, o Messias prometido.

#pontochave
"Israel é a grande prova de que não há impossíveis para Deus, um povo que nasceu de um homem por nome Abraão. Uma nação que se tornou grande, depois caiu, se levantou e caiu novamente, e por fim se levantou para se tornar uma nação forte, estabilizada e, acima de tudo, inevitavelmente vista pelo Senhor.

1. UMA NAÇÃO DISPERSA
No início do primeiro século, houve a segunda Diáspora, ou seja, a dispersão do povo judeu em consequência da perseguição que sofreram.

1.1. A segunda Diáspora
A segunda Diáspora se deu por volta de 70 d.C., já que a primeira ocorreu muito antes, em prováveis 586 a.C. quando o imperador babilônico Nabucodonosor invadiu o reino de Judá e destruiu Jerusalém, fazendo com que muitos judeus fossem para a Mesopotâmia.
Já a segunda Diáspora aconteceu em razão da invasão romana e da destruição de Jerusalém, dispersando judeus mais intensamente para a Ásia menor, e sul da Europa.
A partir do século XV houve um crescimento rápido do cristianismo, que acabou contribuindo ainda mais com a dispersão dos judeus, que saiam por novas regiões como a Turquia.
O livro de Deuteronômio no capítulo vinte e oito, traz uma profecia contra a casa de Israel, que se conclui tratar das suas Diásporas.
"E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra.", Dt 28.64

1.2. Mais perseguição
Poderíamos dizer que a perseguição aos judeus acabou nas duas Diáspora, mas infelizmente isso não é verdade. A partir de 1939, Adolf Hitler preparou um genocídio contra judeus, já que a História conta que os alemães culpavam os judeus que moravam em seu país pela derrota na primeira guerra mundial.
O resultado foi que milhões de judeus que viviam em áreas dominadas por alemães foram levados a mortes cruéis, totalizando mais de seis milhões de judeus mortos. Esse fato na História ficou conhecido como, Holocausto.
#pararefletireadorar
"Tenha coragem, andamos no deserto hoje e na terra prometida amanhã". D. I. Moody
2. UMA PROMESSA A SE CUMPRIR
Alguns estudiosos tratam a visão de Ezequiel no vale de ossos secos como toda a trajetória de Israel, que seria destruída mais de uma vez, chegaria ao pó, mas que no final voltaria a viver, ou seja, se tornaria novamente uma nação.

2.1. Humanamente impossível
"E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.", Ez 37.6
A nação de Israel, depois de ser destruída pelos romanos, não se tornou nada além de cinzas e destruição, mas Deus nunca se esqueceria de Israel, ao contrário do que dizem os desinformados, Israel continua no projeto de Deus. Humanamente era impossível Israel ter um lugar novamente para chamar de casa, pois literalmente essa nação estava morta.

"Em meio ao turbilhão do Oriente Médio, Israel continua se mostrando como uma nação muito especial."

2.2. Voltando a ser nação
"Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.", Ez 37.21
Israel havia passado por uma restauração de sua terra conforme o capítulo 1º de Esdras, porém, a segunda restauração parecia muito mais complicada, pois, por quase dois mil anos, não houve nenhuma projeção de restauração, até que se chegou o ano de 1948.

3. UM DIA IMPORTANTE
No dia 29 de novembro de 1947, uma Assembleia Geral das Nações Unidas, trouxe novamente a Israel a oportunidade de ser chamada de Nação.

3.1. Israel renasce
No dia 14 de maio de 1948, diante da decisão anteriormente tomada na Assembleia da ONU, diga-se de passagem, comandada pelo brasileiro Oswaldo Aranha, levou a David Ben-Gurion a declarar a existência do Estado de Israel, que foi partilhado da Palestina e desligado do domínio britânico. No outro dia, após a criação do Estado de Israel, nações árabes invadiram a nação em apoio a Palestina, porém não prevaleceram, e até hoje não prevalecem contra esta pequena, mas valente nação.

3.2. Uma grande potência
De uma nação dispersa para uma grande potência, esta é a Israel de hoje, reconhecida como a oitava potência do mundo segundo o prestigiado American Interest. Essa colocação é baseada na inteligência econômica, na influência política, e nas negociações de importação e exportação. Em meio ao turbilhão do Oriente Médio, Israel continua se mostrando como uma nação muito especial.
Conclusão
A História de Israel é marcada por altos e baixos, de grande nação a cativo, porém, Deus nunca deixou de se lembrar deste povo e nem do propósito ao qual foram levantados. O Renascimento de Israel é a prova de que os cuidados de Deus não estão presos a tempo, situações e impossibilidades, se Ele prometeu, se cumprirá.

#aprendeu
1. O que significa Diáspora?
2. Como alguns estudiosos tratam a visão de Ezequiel no vale de ossos secos? 
3. O que aconteceu no dia 14 de maio de 1948?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/