ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10


AULA EM 8 DE MARÇO DE 2020 - LIÇÃO 10
(Revista Editora Betel)

Tema: A família e a Igreja

Texto Áureo: Ef 2.19

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição apresente a família e a Igreja como instituições divinas e que são tão complexas como as instituições terrenas e até mais do que elas, pois essas instituições (família e Igreja) requerem a espiritualidade para funcionarem e as outras não.
1. A relação família e Igreja
1.1. Família e Igreja.
"resultado do plano de Deus para a humanidade", ou seja, foram criadas para que o Senhor pudesse alcançar toda a humanidade e assim levar Sua proposta de salvação a todos.
"a vinda de Jesus dentro de um contexto de família", convém lembrar que os judeus esperavam Jesus num contexto militar, como um general e não familiar, não esperavam alguém do povão, que tivesse residência fixa e família instituída.

1.2. A Igreja como defensora da família.
"vai se aproximando o fim, os ataques vão se intensificando", quer dizer que a medida em que a humanidade se aproxima do fim de sua história terrena, os ataques contra a família e a Igreja aumente cada vez mais, com isso acreditamos que chegará o tempo em que esses ataques estarão insuportáveis.

1.3. A família como promotora da Igreja.
- "Qual tem sido o conceito de Igreja que nossos filhos têm recebido no lar?", é dentro de casa que as crianças aprendem conceitos e formam suas opiniões sobre a maioria das coisas, sendo assim se em nossas casas valorizarmos a Igreja de Jesus e a igreja local, nossos filhos aprenderão a valorizar também.
"agentes promotoras da igreja local perante as futuras gerações", a ideia é os pais ensinarem os filhos e os filhos aos filhos deles, a amarem, respeitarem e assim formarem suas opiniões sobre a casa do Senhor, a igreja.

2. A Igreja em cooperação com a família.

2.1. Família e Igreja em Corinto.
"trata de relacionamento pecaminoso e no outro de assuntos levantados pelos coríntios", isso demonstra que todos os assuntos são importantes, tanto os espirituais como os que dizem respeito à família e devem ser tratados pela igreja, sendo assim, igreja e família estão intimamente ligadas.


2.2. Cada família uma igreja.
...


2.3. A Igreja Primitiva e a família.
- "vem do termo grego "homília" ou seja, "conversar"; "ensino em tom familiar"", significa que a mensagem era passada em forma de conversa, ou diálogo, notamos isso até mesmo na pessoa de Jesus, até quando Jesus pregava para 4 mil pessoas Ele falava em tom de conversa, Ele perguntava , ouvia e ensinava. A pregação não precisa ter gritos e glorificação para ser forte e profunda.


3. Famílias comprometidas


3.1. Famílias comprometidas com a Palavra de Deus.
- "perceberam que não bastava a reconstrução do Templo", eles entenderam aquilo que os profetas sempre alertavam, a falta do conhecimento de Deus os havia destruído. Por isso decidiram buscar conhecer a Deus. Essa consciência devemos ter hoje.


3.2. Famílias comprometidas com as atividades da igreja.
- "muitas das vezes se achem como "um peixe fora d'água"", é comum vermos adolescentes que não se sentem a vontade para falar em público na igreja, mas falam tranquilamente no grupo de amigos da escola, isso ocorre porque eles se sentem parte do grupo escolar, mas não parte da igreja, precisamos lutar contra isso, integrando atividades para jovens e adolescentes para eles se sentirem parte do grupo cristão.

3.3. Famílias comprometidas com o testemunho.
- "sendo sal e luz", assim como o sal dá um sabor melhor quando está no meio do alimento, nós também damos um sabor melhor ao estarmos no meio da sociedade.
"sons produzidos dentro do lar", cada família cristã é observada pelos vizinhos que não possuem Jesus, e somos avaliados por eles, assim, nossas chances de ganharmos eles para Cristo aumentam quando damos bom testemunho dentro do nosso lar. Que dentro das casas cristãs seja restaurado os louvores a Deus.

CONCLUSÃO
Faça a revisão
Convide os alunos para a próxima aula, apresente o tema.

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 21 969786830 - Pr Marcos André

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/