ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM 22 DE MARÇO DE 2020 - LIÇÃO 12
(Revista Editora Betel)

Tema: As bênçãos de Deus para a família

Texto Áureo: At 16.31

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição você pode orientar as famílias a serem representantes de Deus na terra, na vizinhança, na igreja, no prédio onde moram e onde mais se fizer representar.
"a família como agência de Deus", as famílias são o lugar onde as pessoas encontram Deus, e os que estão de fora devem ver as bênçãos do Senhor nas nossas casas e assim desejarem também ter esse contato com o Criador.
1. A família e a bênção divina
1.1. A família é uma agência divina.
"No dilúvio Deus preservou a família", Deus tinha a promessa do Redentor para a humanidade e sem a família de Noé, não seria possível, Deus preservou até Cam, filho de Noé, que tinha uma índole má, ou seja, por causa da família Deus beneficia até os filhos maus, até um certo ponto é claro.
"instruções para as sucessivas gerações inclui as famílias", a ordem é para que o Evangelho alcance a família, sendo abençoada toda a casa. Notemos que com a pandemia de COVID-19 diversos templos estão se esvaziando, mas a família pode realizar seus cultos domiciliares, nada impede a família.

1.2. Ensinando o caminho da bênção.
- "e recursos tecnológicos", esse recursos permitem muitos pastores a manterem os cultos nas regiões mais afetadas pela COVID-19, com cultos por vídeos nas redes sociais. A tecnologia pode ser bênção também.
"resgate a sua vocação de ser agência divina na terra", Deus ensinou que o conhecimento deveria ser passado de pai pra filho dentro de casa Dt 6.6 e isso não mudou, não foi revogado. Devemos ensinar nossos filhos o caminho do Senhor dentro de casa.
1.3. A bênção e as futuras gerações.
...

2. Algumas bênçãos de Deus às famílias

2.1. Sabedoria, inteligência e conhecimento.
"relevância da sabedoria, inteligência e do conhecimento", todos os pais devem buscar esses elementos para a liderança da família, pois senão, correm o risco de se tornarem reféns dos filhos e acabarão fazendo todas as vontades das crianças e prejudicarão a educação deles.
"habilidade para administrar os recursos, sejam poucos ou muitos", toda casa pode viver bem com o que tem, sendo pouco ou muito, se for bem administrado resultará em bênção, nas finanças a fórmula é simples, gastar menos do que se arrecada!

2.2. Presença e participação de Deus.
- "para que prosperem naquilo que já decidiram e escolheram", muitas vezes quando optamos pela compra de uma casa, a realização de um casamento, um curso superior, etc, nos esquecemos de consultar a Deus, deixamos de envolver o Senhor nas nossas decisões importantes. Pois temos o defeito de só nos lembrar de Deus quando precisamos Dele.

2.3. Segurança da família.
"é preciso tratar da segurança na área emocional", é o cuidado com a mente, precisamos fazer nossa mente ser local de coisas boas, de bons pensamentos e intensões.
- "no uso dos recursos tecnológicos", se refere aos perigos que podem vir no uso da tecnologia, pois é um meio que Satanás tem usado para adentrar em muitas famílias.

3. Atitudes para desfrutar das bênçãos

3.1. Família: um lugar onde há temor a Deus.
...

3.2. Família: um lugar onde há trabalho e contentamento.
- "o outro é um antídoto contra a avareza", o contentamento é a arte de estar satisfeito e agradecido com o que se possui. Pois se a pessoa não se contentar com o que tem, poderá cair em muitas ciladas do maligno e se tornar um avarento, prejudicando a família inteira. Aquele que não é agradecido com o que tem, só vive reclamando e se torna insuportável.

3.3. Família: um lugar de adoração a Deus.
- "um ambiente repleto de cânticos de louvor a Deus", há uma questão que à muito tempo é levantada, principalmente pelos jovens. Será que o crente pode ouvir e cantar música secular? Será que isso tira a salvação? Obviamente muitos ministérios possuem visões diferenciadas sobre o assunto. Independente do que cada pastor de igreja pensa a respeito, quero salientar que a cada ano que se passa, se ouve menos os louvores a Deus das casas. É preciso haver um resgate disso nas famílias. Os pais devem resgatar o culto no lar.

CONCLUSÃO
- "usá-la em Seus planos para abençoar outras famílias", uma família pode e deve ser portadora da bênção para as outras. Quando um colega de escola do filho visita a nossa casa, é bom que ele veja um clima de harmonia, amor, carinho e louvor em nosso lar. Isso fará que a nossa família pregue a Palavra de Deus sem palavras.
- Faça a revisão.  


Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/