ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 13


AULA EM 29 DE MARÇO DE 2020 - LIÇÃO 13
(Revista Editora Betel)

Tema: Relacionamentos do cristão: Deus e a família

Texto Áureo: Mt 10.37

INTRODUÇÃO
Professor(a), para esta lição é interessante demonstrar aos alunos a estreita relação entre o relacionamento que o crente possui com Deus e com a família. Um depende do outro, se tem boa relação com Deus, mas não com a família, sua vida cristã pode se acabar de uma hora pra outra e se possui bom relacionamento com a família, mas não com Deus, sua casa sofrerá a médio e a longo prazo, verá os seus filhos sem vida cristã, correndo riscos nas mãos de Satanás.
1. Diferentes níveis de relacionamento
1.1. Jesus e Sua família terrena.
"Tal acontecimento se deu dentro de um contexto familiar", os judeus não esperavam um Messias conhecido deles, que tivesse crescido ali com eles, esperavam algo mais surpreendente, vindo de longe ou do céu. Veja o que disseram:
"Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?", Mt 13.55"Jesus é o nosso maior exemplo também nesse nível de relacionamento.", apesar de Jesus nunca ter se casado, nos deixou ensinamentos da importância da família, Ele nos ensinou com a vida, com Seu exemplo pessoal.

1.2. Relacionamento de Jesus com Maria e José.
- "circuncisão; apresentação ao Senhor no templo", se refere ao cuidado que José e Maria tiveram com os preceitos da lei, cumprindo tudo ao seu devido tempo.
- "ida para o Egito e retorno", re refere ao cuidado com a vida do menino, pois fizeram pela ordem de Deus, sendo obedientes, para preservar a vida da criança e cumprir a missão que lhes foi confiada.
"enquanto não tinha chegado o tempo de iniciar o Seu ministério", Jesus ficou em anonimato, sendo o Filho de Deus não se apresentou com milagres e maravilhas, o que demonstra que foi um filho obediente à seus pais como muitos de Sua época.
"mas providenciou para que fosse amparada", se refere ao fato de Jesus ter deixado João com a responsabilidade de cuidar de Maria, pois naquela época não havia nenhum programa do governo para cuidado das viúvas. E de todos os discípulos de Jesus, incluindo Judas e Tiago, João foi o que mais viveu.
1.3. Relacionamento de Jesus com Seus discípulos.
- "um relacionamento harmonioso com Jesus como Filho de Deus", não sabemos do relacionamento com os irmãos antes de Jesus iniciar o ministério, mas sabemos que após o início do ministério eles não entenderam a obra Dele e não eram Seus seguidores, talvez o considerassem como um desequilibrado.
- "Seus discípulos, eram considerados por Ele como Sua família", esse é o segredo do trabalho na obra de Deus, fazer dos servos de Jesus que trabalham conosco como a nossa família, Paulo soube fazer isso e jamais vimos ele mencionando nas cartas algum parente, mas sempre contando com os obreiros do Senhor. Todos devemos ter esse procedimento.
"Deus também usa o aspecto estreito e íntimo do relacionamento familiar", por isso na obra de Deus somos todos irmãos, nós fazemos coisas que o mondo pouco faz, nos abraçamos, claro que agora com o COVID-19 os crentes não estão mais fazendo isso, mas é assim que nos vemos, como uma grande família. 

2. O cristão e sua família

2.1. A importância da coerência.
"censurou os escribas e fariseus pela falta de coerência", isso porque eles eram hipócritas, falavam só para aparecer como religiosos, mas não praticavam nada do que faziam. E a Palavra de Deus nos ensina a sermos crentes dentro do lar, praticando dentro da nossa casa, aquilo que declaramos nos cultos.

2.2. Quando a família não se converte.
- "Há textos bíblicos que indicam essa possibilidade", ou seja, a possibilidade de a família não seguir a fé e o servo de Cristo se ver em conflito familiar, lembremos que Jesus também alertou sobre isso:
"Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;E assim os inimigos do homem serão os seus familiares."Mt 10.35,36 Significa que o crente terá problemas no seio familiar por causa da Palavra de Cristo, de fato, existem religiões onde os pais castigam e expulsam de casa os filhos que se convertem a Jesus.
- "dois dos seus irmãos passaram a segui-Lo: Tiago e Judas", os mesmo que escreveram as cartas de Tiago e Judas, Tiago se tornou pastor da igreja em Jerusalém.

2.3. Casamento; instituição divina para a vida eterna.
- "não haverá casamento [Lc 20.27-40]", Jesus afirmou isso para explicar que os que são casados hoje, ao morrerem e irem para a glória não serão mais casados, por isso o casamento é até que a morte os separe. Atualmente existem cursos de "Casados para Sempre" em muitos igrejas, mas na verdade todos sabem que o casamento é só enquanto se está vivo. 
"O relacionamento com Deus é que faz a diferença", o casamento deve ser um meio para se aprimorar o relacionamento com Deus, pois o casal que é servo de Cristo se ajuda espiritualmente, se cai o outro o levanta.


3. Nosso relacionamento com Deus

3.1. O amor a Deus.
- "Ou seja. "principalmente"; "importância"; "primeiro de todos"", ou seja, o que o escriba queria saber era qual mandamento seria o mais importante. É uma característica da cultura judaica, quantificar tudo, ou seja, uma forma legalista de pensar. Para eles era essencial saber qual o mais importante.
"Há uma íntima relação entre o amor a Deus e o amor ao próximo", a Bíblia sempre deixa claro, principalmente no Novo Testamento, que esses mandamentos sempre devem estar juntos.

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?", 1 Jo 4.20 A falta de um deles torna o outro ineficaz.


3.2. Discípulo de Cristo: dissenção e aborrecer.
- "conectados ao resultado do relacionamento com o Senhor Jesus", quer dizer que os termos "dissensão e aborrecer" devem ser interpretados no contexto da comparação que Jesus está propondo. Ou seja, o relacionamento com Deus deve estar acima do relacionamento com os pais, cônjuge, irmãos e filhos.

3.3. Expresso no referencial adotado.
- "Temos a tendência de isolar os versículos 22-33", isso porque esses versículos falam especificamente sobre a recomendação para os casados que é um assunto que todos gostam de abordar atualmente, mas essa passagem, versos 22-33, está inserida dentro de um contexto de relacionamento com Deus expresso desde o verso 18, que inicia assim:
"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;", Ef 5.18,19  


CONCLUSÃO
Faça o resumo e apresente os pontos importantes.
Convide os alunos para a próxima aula, apresentando a próxima lição caso tenha em mãos. Fig 1 e 2
Ore pela saúde dos alunos.

Fig 1



Fig 2




Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/