Lição 13 - Nós Somos Amigos de Jesus



1º Trimestre de 2020
Texto Bíblico – João 15.1-17.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão que é possível se tornar um amigo de Jesus. Quando nos tornamos amigos de uma pessoa é comum delimitarmos alguns critérios. Ser amigo de alguém exige conhecimento da pessoa que se quer como amigo e também que se permita ser conhecido por ela. Com relação a Deus, não precisamos esconder quem somos, pois nossas qualidades e defeitos estão bem transparentes diante de Deus. Por outro lado, há muito que conhecer de Cristo. O profeta Oseias menciona que devemos conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (cf. Os 6.3).

Jesus deixou bem claro que a relação de amizade que Ele decidiu manter com seus discípulos não se tratava de uma relação profissional, e sim de uma amizade mútua. Ele ilustra a amizade com seus discípulos por meio de uma videira. Todas as pessoas que estão ligadas a Ele são consideradas varas frutíferas porque que são limpas para dar mais fruto. De outro modo, as infrutíferas são recolhidas para serem lançadas ao fogo.
O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1602) discorre a respeito:
Jesus fala de duas categorias de varas: infrutíferas e frutíferas. (1) As varas que cessam de dar fruto são as que já não têm em si a vida que provém da fé perseverante em Cristo e do amor a Ele. A essas varas o Pai tira, isto é, Ele as separa da união vital com Cristo (cf. Mt 3.10). Quando cessam de permanecer em Cristo, Deus passa a julgá-las e a rejeitá-las (v. 6).  (2) As varas que dão fruto são as que têm vida em si por causa da sua perseverante fé e amor para com Cristo. 
A essas varas o Pai ‘limpa’, poda, a fim de ficarem frutíferas. Isso quer dizer que Ele remove de suas vidas qualquer coisa que desvia ou impede o fluxo vital de Cristo. O fruto é o caráter cristão, como qualidades, que no crente glorifica a Deus, mediante sua vida e seu testemunho (ver Mt 3.8; 7.20; Rm 6.22; Gl 5.22,23; Ef 5.9; Fp 1.11).
Explique aos seus alunos que para ser uma vara frutífera depende da forma como eles se relacionam com Jesus. Como deve se relacionar com Jesus? São obedientes? Cumprem o que Jesus ensinou com relação a fazer o bem ao próximo? A guardar o coração de qualquer coisa impura aos olhos de Deus? O que significa ter um amigo de verdade? Distribua uma folha de papel A4 para os alunos e solicite que façam uma lista com as respostas para essas perguntas. Depois, peça que ilustrem a cena que Jesus mencionou a respeito da amizade verdadeira. Ele disse que era a videira e nós somos as varas!