ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM 31 DE MAIO DE 2020 - LIÇÃO 9
(Revista Editora Betel)

Tema: Um chamado à adoração e um alerta
Texto Áureo: Sl 95.6

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição busque apresentar os problemas envolvendo a adoração nos dias de hoje.
"trazer à memória os poderosos feitos do Senhor", obviamente tanto para a época dos salmistas como para os dias atuais, o mais importante é a mensagem passada pela letra do hino, diferente de muitos louvores de hoje em que se valoriza muito mais a voz do cantor.
"alertas para não negligenciar a relevância da confiança e obediência", esse é um aspecto pastoral dos Salmos, que orienta e repreende o servo de Cristo, admoestando à obediência. A observação da letra dos Salmos conduz o servo de Deus à vida cristã prática.
1. Um convite à adoração 

1.1. Vinde e cantemos.
"A alegria representa o nosso contentamento", isso é diferente de louvar por obrigação, por dinheiro, por conveniência, por status ou simplesmente para se sentir bem. (Pergunte aos alunos por qual motivo eles louvam a Deus, cada um responde para si). Se o crente pensar em tudo o que Deus é e o que já fez por cada um de nós, então o louvor será com muita alegria.
- "consiste em saber para quem são os louvores?", muitos púlpitos hoje são palcos, onde os cantores cristãos fazem suas performances bem elaboradas e se apresentam ao público, alguns conduzem uma adoração genuína, mas outros só fazem com o objetivo de conseguir dinheiro, ofertas, financiamentos e novas oportunidades de se apresentar em outros lugares.

1.2. Ele está acima de todos os deuses.
- "construiu para si ídolos e passou a adorá-los", é impressionante, depois de tantas provas do poder de Deus, o povo de Israel ainda assim buscavam os ídolos. Isso acontecia pela comodidade humana, os ídolos não impunham uma lei, não exigiam santidade e nem regras. Assim também é hoje, o que atrai os crentes para o mundo são as facilidades de uma vida sem regras.
"É preciso afastar-se de tudo aquilo que possa tomar o lugar de Deus", hoje em dia muitas coisas concorrem para tomar o lugar de Deus na vida do crente. Alguns irmãos gastam muito mais tempo com celulares, jogos eletrônicos, trabalho, casa de praia ou de campo, negócios, filmes, novelas etc.

1.3. Nas suas mãos estão as profundezas da terra.
- "estão as profundezas da terra. Ele é o dono da terra", a parte sublinhada é a interpretação do que o salmista quis dizer quando afirmou que nas mãos de Deus está as profundezas da terra. Podemos entender isso mais facilmente olhando para o equilíbrio em que a natureza se mantém, isso só é possível com uma força muito poderosa atuando nela.
"compartilhou com o homem os Seus benefícios", os benefícios referidos aqui são os animais para o sustento, os recursos minerais para o uso humano e vegetais para alimento e produção de remédios, etc. O Salmo se transforma em louvor de gratidão por esses motivos.
2. Entendendo o que é adoração

2.1. Conceito de adoração.
- "humilhar-se diante do Eu Sou, reconhecendo a Sua soberania", interessante que as pessoas chegam a falar assim de Deus nos louvores, afirmam que Ele é o Criador, etc. Mas nem todos acreditam nisso de fato, alguns só cantam da boca pra fora, outros só dão enfase à afirmações de promessas para o tempo presente, como bênçãos para a família e bens materiais.
"Os filhos eram instruídos pelos pais na Palavra de Deus", não havia escolas e nem sinagogas no tempo dos patriarcas, o costume do povo de Deus era assentar-se à roda do patriarca da família em casa, para ouvir as histórias e assim aprender quem é Deus e as suas obras e dessa forma aprendiam a cultuar a Deus.
"A adoração pública. Refere-se às diversas festas", essas cerimônias foram instituídas no deserto, por isso entendemos que a adoração familiar é bem mais antiga e deve ser valorizada acima de todas. Hoje antes de ser adorador na igreja, o servo deve ser adorador em casa primeiro.

2.2. A forma de adoração.
- "estavam preocupados com o aspecto exterior da adoração", até hoje ainda existem cristãos muito preocupados com o estereótipo para a adoração, mas o Senhor Jesus ao falar da forma que se deve adorar (em espírito e em verdade) também disse que chegou o tempo de se adorar assim, ou seja, a questão do local é coisa do Antigo Testamento, veja:
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.", Jo 4.23 
Quer dizer que para o tempo da graça a adoração deve fluir do coração.

2.3. Atitudes para uma verdadeira adoração.
- "cultivamos o nosso relacionamento com Deus", a oração é uma conversa, e não se pode ter relacionamento com quem não conversa, e nem tão pouco ter intimidade com aquele que não compartilha os segredos.
"contínuo despojar-se de tudo que não convém", a ideia principal de santificação é "separação", ou seja, separar-se de tudo que é mundano, profano e pecaminoso. Mas nos moldes que Cristo ensinou, a santificação é separar-se do mundo estando no meio do mundo, entre as pessoas e servindo de exemplo. 
"Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.", Jo 17.15

3. É preciso estar atento à Palavra de Deus

3.1. Ouvir a voz de Deus.
- "de observar os estatutos do Senhor", ouvir a voz de Deus nesse contexto não se refere a seguir orientações dos vasos que falam nas igrejas, mas sim dar atenção ao que as Escrituras falam.
"Aprende-se a obedecer, obedecendo", significa que as ordenanças de Deus se aprende praticando, como Jesus alertou nas suas palavras:
"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.", Mt 7.24
"Cristo foi cirúrgico; Primeiro, perguntou se ele o amava", Jesus inclusive fez Pedro repetir três vezes, possivelmente por ele ter negado a Cristo três vezes. Isso foi bem doloroso para Pedro.

3.2. Não endurecer o coração.
- "não endurecer o coração como em Meribá e como no dia da tentação no deserto", essa tentação que o salmista se refere ocorreu no dia em que o povo se escandalizou quando os espias fizeram o povo murmurar e apenas Josué e Calebe perseveraram. Nm 14.22
"Resistência em acreditar nas promessas de Deus", na ocasião o povo deixou de acreditar na promessa da terra prometida e deram ouvidos aos dez espias que infamaram a terra. Quem age assim não herda a terra!

3.3. Relação com o Salmo 81.
- "pois neste salmo e em outros textos "ouvir" envolve obedecer.", é uma definição do conceito de dar ouvidos, ou seja, aquele que obedece é o que realmente deu ouvidos. Muitos na verdade são convencidos do que é certo, mas poucos de fato, obedecem as instruções do Senhor.

CONCLUSÃO
- "mas também, instruções e advertências para o povo de Deus", por isso a importância de se observar atentamente ao conteúdo dos Salmos, existem muitas promessas, profecias, orientações e ordenanças nas letras desses hinos de adoração a Deus.

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André
Para ofertar Clique aqui!

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Whatsapp).
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/