ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 13


AULA EM 28 DE JUNHO DE 2020 - LIÇÃO 13
(Revista Editora Betel)

Tema: Orando pela intervenção divina
Texto Áureo: Sl 144.3

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição conduza os alunos a profundidade do comportamento de quem é agradecido e adorador. 
"oração acompanhada de confiança e louvor", aqui se refere à oração com fé e gratidão, ou seja: oração acompanhada de confiança se refere a fé, e acompanhada de louvor se refere à gratidão.
"para a nossa família e para a sociedade na qual vivemos", significa que um benefício gera outro, veja, o benefício para a nossa família vem do benefício do nosso relacionamento com Deus e se beneficia nossa família, então a sociedade também vai ser beneficiada.

1. Salmo 144

1.1. Visão panorâmica.
"como Salmo de ação de graças e louvor", os Salmos de ações de graças, são simplesmente os de agradecimento, que servem exatamente para se expressar nos momentos de gratidão a Deus, seja para ser lido em cultos de agradecimento ou de adoração.
"fez vários estudiosos considerarem a possibilidade deste Salmo", como esse Salmo não pertence a Davi, restou aos estudiosos situar a data aproximada de sua composição, chegando a conclusão de foi escrito depois de Davi, por haver elementos das experiências do rei no seu conteúdo.

1.2. Um salmo que exalta a Deus.
- "Como é recorrente nos Salmos, o cântico inicia exaltando a Deus", a reverência com que os antigos tinham a Deus chega a ser impressionante. Os Salmos exaltam a Deus o tempo todo, geralmente no início. Diferente de canções e vídeos na internet que parecem ser de cristãos, mas que nem sequer falam do nome Jesus.
"transmite ideia de experiência pessoal e relacionamento", quer dizer que se alguém chama a Deus de "minha rocha" está demonstrando ter segurança Nele, ter intimidade com o Senhor.
"minha e meu", são pronomes possessivos que indicam pessoalidade em relação a Deus. Os tempos atuais são marcados pela falta de relacionamentos firmes com Deus.

1.3. A inferioridade do homem.
- "procura fazer um paralelo entre a superioridade de Deus e a inferioridade do homem", na verdade o que parece é que o salmista tenta mostrar uma relação de contraste entre o poder de Deus e a pequenez humana.
"Independentemente da posição ocupada", em alusão à sombra que está em posições diferentes conforme a posição do objeto e o tempo, também o ser humano, mesmo que ocupe posições de grande destaque na sociedade, todos estão fadados à morte.

2. Confiança, oração e a graça de Deus

2.1. A graça de Deus.
- "exagerada exposição de conquistas pessoais", as pessoas hoje buscam sempre se expor nas redes sociais, fazendo fotos e postagens das coisas que conquistam e que são, muitos passam o dia inteiro fazendo fotos e publicando nos seus conteúdos de mídias sociais.
"não deve impedir-nos de O buscarmos", ou seja, não podemos achar que Deus é tão grande e infinito que não devemos buscá-lo. Sabemos que em Cristo temos essa oportunidade e esse dever.
"a palavra graça está ligada ao sacrifício vicário de Cristo", nos relembrando que "graça" é o favor imerecido de Deus. E esse favor mencionado aqui foi a possibilidade de salvação que nos foi dada por meio de Jesus.

2.2. Oração pela presença de Deus.
- "é possível que o salmista estivesse recorrendo a outros registros", ou seja, o salmista estaria usando uma linguagem literária semelhante a de outros registros que eram de seu conhecimento.
"A grandeza de Deus", nas ocasiões em que Deus desceu, algo extraordinário aconteceu e mudou a história da nação e da humanidade. O nascimento de Jesus também é um caso em que Deus desceu, só que dessa vez Ele veio habitar entre o homens.
"contudo não está indiferente ao que passa na terra e está atento ao clamor",  quando se fala da grandeza de Deus não tem como não mencionar sua graça, pois Ele sendo o Todo-Poderoso tem misericórdia no homem que é pó e cinza.

2.3. Expressa confiança.
- "depois declara: "cantarei um cântico novo", essa declaração é a expressão de quem acredita que as coisas vão mudar, ainda que a decisão de Deus não seja do seu agrado. Nem sempre a solução que Deus vai dar é a que queremos, mas com certeza é a melhor para todos.
"acompanhado no aprofundamento da nossa confiança em Deus", confiar é uma atitude muito profunda, significa arriscar a perder. Os que confiam correm o risco pela certeza de que Deus vai agir.

3. Intercessão pelo bem da família e sociedade

3.1. Filhos: plantas bem desenvolvidas na sua mocidade.
- "dependemos do Senhor e de Seu agir na vida dos nossos filhos", os nossos filhos são o futuro da Igreja na terra, se Jesus tardar mais um pouco, eles darão sequência a obra. O mundo tem aliciado muitos filhos de pastores para os aprisionar. Satanás tem tentado tirar o futura da Igreja.
"são resultado de oração", é a constante intercessão por eles, não só na igreja, mas em casa também.
"ensino", é a nossa instrução para eles, dentro de nossas casas, os pais devem se encher de Palavra de Deus para passar aos filhos em todo o tempo.
"exemplo", o exemplo é a prática do que se ensinou, se nós ensinarmos, mas não praticarmos, então nossos filhos jamais farão o que ensinamos.
"discipulado", o discipulado é a atenção e cuidado com o que está aprendendo, é o ensino integral, aproveitando os acontecimentos do dia-a-dia. O discípulo está sempre junto ao seu mestre.
"disciplina", disciplina é a cobrança do que se ensinou, se os filhos forem ensinados, mas não serem exigidos nisso, então logo deixarão o ensinamento se perder.

3.2. Filhas: pedras de esquina, como colunas de um palácio.
...

3.3. Interesse pelo bem da sociedade.
- "pede a bênção de Deus não apenas para si e família, mas, também, para a sociedade", o Salmo nos ensina a não nos preocupar somente com os nossos, mas com todos ao nosso redor. Isso demonstra a importância de orarmos pelas estruturas sociais, Polícia, Defesa Civil, Governos e demais autoridades.
"fortalecermos nossas famílias, pois compõe a base da sociedade", como dito no início, é uma consequência do benefício, se soubermos cuidar das nossas famílias estaremos beneficiando toda a sociedade.

CONCLUSÃO
- "transcendente", que vai além da natureza física, Deus não está limitado ao plano físico.
- Faça a revisão.
- Agradeça a presença de todos no trimestre.
- Convide a classe para o próximo trimestre, se possível apresente a próxima revista.



___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/