ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da lição 1


AULA EM 5 DE JULHO DE 2020 - LIÇÃO 1
(Revista Editora Betel)

Tema: Prosperando em meio às crises

Texto Áureo: Gn 26.12

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição você pode aplicar para a situação atual de pandemia, onde muitos perderam seus empregos e outros perderam a vida e famílias dependem da bênção de Deus para se manterem.
- "A crise não pôde dominá-lo", convém lembrar que na época de Isaque não havia tantas oportunidades de empreendimentos como existem hoje. Atualmente é mais fácil prosperar financeiramente do que nos tempos antigos, para os mais inteligentes e trabalhadores é claro.

1. A pedagogia de Deus
"que sua descendência seria como as estrelas do céu", Abraão não tinha ideia da grandeza dessa promessa, hoje Abraão é reconhecidamente pai de dois grandes povos, judeus e árabes. Deus cumpriu rigorosamente Sua promessa.
"É preciso fé para crer que um senhor idoso, com o agravante da esterilidade", Abrão é o pai da fé, não pelo tamanho de sua fé, mas por ter sido o primeiro a possuir a fé num Deus invisível, em uma época em que os deuses eram numerosos e dispostos em imagens de escultura.
"Abraão (100 anos) e Sara (90 anos) foram pais de um menino", note que se passaram 20 anos até Abraão receber o cumprimento da promessa que Deus havia feito. Atualmente vivemos no tempo da rapidez, onde o mundo vive na correria e tudo é pra ontem, só que o nosso Deus não mudou, Ele ainda faz as coisas no Seu tempo e não no nosso.

1.1. Deus sempre proverá recursos.
- "que vá a terra de Moriá e lhe ofereça em sacrifício o seu único filho Isaque", convém lembrar que a terra de Moriá é onde está a cidade de Jerusalém, talvez na época de Abraão não existisse nenhuma cidade ali, mas na época de Josué havia uma cidade chamada Jebus naquele lugar.
"cumprindo sistematicamente as ordens do Senhor", sabemos que Abraão acreditava que Deus ressuscitaria Isaque, mesmo após ele ser queimado em sacrifício, por isso ele Abraão segue a ordem de Deus. Ele tinha fé na bondade de Deus.

1.2. Fé em meio a dor.
- "Abraão tinha plena certeza que existia uma esperança em meio ao caos", Deus queria despertar essa fé em Abraão, por isso faz ele passar por essa provação. A mesma fé Deus quer despertar em nós e por isso passamos por certas provações. A fé vai nos ajudar a tomar decisões sensatas em todas as situações difíceis da vida. Deus sabe disso e por isso nos conduz a certas crises que produzirão fé.
- "nos momentos de crise que a fé faz a diferença nas atitudes tomadas", a vida é formada por momentos de crise e tranquilidade, se não tivermos fé, nós e nossa família sucumbiremos nas crises. Por mais que a situação hoje esteja difícil por conta da pandemia que assolou o mundo, os que possuem fé em Deus, conseguem tomar atitudes sensatas que os farão prosperar, não só financeiramente, mas também espiritualmente.

1.3. Isaque conheceu o Deus da provisão.
- "A resposta de Abraão neste momento foi uma das maiores provas de fé", Abraão sem saber estava dando a maior profecia do Antigo Testamento. Ao dizer que Deus providenciaria um cordeiro, ele estava falando de acordo com o promessa feita lá no Éden, de que um nascido de mulher, pisaria a cabeça da serpente.
"Mas era a hora de Isaque ter a sua experiência com Deus", nada melhor do que as situações práticas da vida para nos ensinar as grandes lições. Se a Bíblia é o livro de ensino sobre Deus e o mundo espiritual, então a vida é o grande laboratório de experiências.

2. A crise chega para Isaque

2.1. Deus te faz prosperar em meio às crises.
- "mesmo em meio à crise, ele seria próspero como Abraão", o trabalho de Isaque era mais de manter a riqueza que ele herdara de Abraão, pois manter é tão difícil quanto adquirir, ainda mais em tempos de dificuldades, como na época de Isaque e como nos tempos de pandemia em que vivemos hoje.
"a bênção que estava sobre Abraão agora estaria sobre o seu filho", até hoje os judeus tem prosperidade, dificilmente nós os vemos desempregados ou em apuros financeiros. Uma das práticas do povo judeu é a poupança, eles guardam parte de seus ganhos para as situações de crise.
Na segunda da guerra com a tristeza do holocausto, os judeus passaram a não investir nas regiões onde habitavam, talvez por medo de futuras crises, por isso ficaram com a fama de "pão duros" e avarentos.

2.2. Tomando decisões em meio às crises.
- "Nossas escolhas tem um grande peso em nossa vida", alguns filósofos afirmam que a nossa vida é definida por nossas escolhas, de fato tanto as pequenas como as grandes escolhas nos conduzirão aonde estaremos no futuro. Como grandes escolhas me refiro a casamento, noivado, compra de carro, casa, etc. São escolhas que envolvem altos valores financeiros e a vida dos outros, portanto não devem ser tomadas de qualquer maneira.
- "ara apreciar qual decisão iremos tomar", não creio que seja esse o motivo dos testes de Deus, pois não precisamos mostrar nada para Deus, pois Ele já sabe quais as decisões que vamos tomar. As provações servem para nos ensinar, para consolidar nossa fé diante do mundo, e humilhar Satanás.

2.3. Avaliação do cenário.
- "é semelhante a que passamos recentemente no mundo.", se referindo à COVID-19, convém lembrar que além da pandemia, existem outras crises que surgem ligadas a ela, como o desemprego, a perda de investimentos, a alta de preços, etc. Existem também as crises que não tem relação com a pandemia, mas acontecem, como a nuvem de gafanhotos na fronteira oeste do país e o ciclone em Santa Catarina.

3. Prosperidade em tempo de crise

3.1. A prosperidade em tempos de crise dependerá de sua atitude.
- "mesmo tendo bens, Isaque não parou de trabalhar", como dissemos anteriormente, Isaque precisava manter a riqueza da família e a partir do momento em que alguém deixa de trabalhar por estar abastado de bens, começa a perder o que conquistou.
"na hora da crise não devemos cruzar os braços", em momentos como o que vivemos é tempo de trabalhar com o que a tecnologia nos permite, como vendas, consultorias, canais de conteúdos, etc. Ao invés de ficar gravando TIC TOC e vídeos inúteis para entretenimento, os servos de Cristo podem desenvolver formas de conseguir dinheiro e até de evangelizar a partir das redes sociais.

3.2. As promessas de Deus são uma fonte de bênção inesgotável.
...

3.3. Mesmo em meio à crise, todos reconhecerão que Deus é contigo.
"presença de Deus já está dentro de nós", se referindo ao Espírito Santo no interior de servo de Cristo, as pessoas percebem essa presença. Até os que não tem visão espiritual notam a diferença pelas ações, postura e linguajar do servo do Senhor.
"gaste tempo em Sua companhia, cultive uma íntima amizade", o tempo é a chave da vitória. Nesse mundo de correria, o tempo melhor gasto é o que passamos com Deus, em oração, em adoração ou em meditação na Palavra.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão
- Convide os alunos para a próxima aula, tema: As adversidades geram oportunidades

Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com