ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 2


AULA EM 12 DE JULHO DE 2020 - LIÇÃO 2
(Revista Editora Betel)

Tema: As adversidades geram oportunidades
Texto Áureo: Gn 39.2

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição você poderá dar conselhos de âmbito familiar, não importa se você é jovem ou adulto solteiro, os ensinamentos aqui são bíblicos para as famílias, não tenha receio de ministrar essa aula aos mais velhos. 
"Todas as adversidades enfrentadas contribuiriam para cumprimento do plano divino", é impressionante ver como Deus está no controle de tudo, tudo o que aconteceu com José levou ele ao trono do governo egípcio. Muitas vezes quando passamos por adversidades é o Senhor nos conduzindo à coisas grandes.

1. A inveja dos irmãos de José

1.1. A crise na família.
- "A postura de José no seio familiar", um elemento da postura de José pode ser o fato de ele levar "más notícias" de seus irmãs ao seu pai Gn 37.2, ninguém gosta muito daqueles levam seus erros até seus pais ou às autoridade, é o vulgo "dedo duro".
"preferência de Jacó", Jacó amava mais a José e não se importava em demonstrar isso aos outros filhos. Ele amava mais a José por ser filho de sua velhice, e com certeza, por ser José filho de Raquel, sua amada.
"Jacó cometeu o erro de apreciar um filho mais do que os outros", esse erro ficou registrado no livro mais famoso e lido do mundo para que todas as famílias da terra saibam que não se deve proceder assim.

1.2. A inveja não pode te parar.
- "quando os pais dão preferência a um de seus filhos", na verdade esse sentimento pode surgir por muitos motivos, basta que algum dos irmãos se sobressaia em algo e a inveja pode ser sugestionada pelo diabo no coração dos demais. Os pais devem ensinar os filhos a se prevenirem desse sentimento nocivo.
"Jacó provocou este sentimento em sua família", jamais os pais devem ter a mesma atitude de Jacó, por mínimo que pareça, se um dos filhos parecer mais amado do que os outros, poderá ser a deixa para Satanás entrar com suas tentações.
" inclusive levar o indivíduo a querer a morte do seu próprio irmão", foi desse jeito que aconteceu no texto sagrado e sabemos que acontece ainda hoje em muitos lares, mas não precisa chegar a tanto para que os pais intervenham. Quando um dos filhos for beneficiado com algo (aprovação em concurso, uma promoção no trabalho, um presente de um parente, etc) os pais devem incentivar os outros a se alegrarem e a buscarem o mesmo para si.

1.3. Seus adversários irão tentar fazer você parar.
"surge a possibilidade de ser alvo de inveja", nesse caso se refere ao meio eclesiástico, onde ter intimidade com Deus é o objetivo máximo da religiosidade. Temos que nos prevenir disso, não há necessidade de apresentar para todos a sua intimidade com Deus, alguns crentes seguem a mesma linha de ostentação do mundo, buscando apresentar ao máximo de pessoas possíveis o seu nível de relacionamento com Deus.
"Não satisfeitos, venderam-no como escravo", na verdade a ideia de vende-lo como escravo foi mais uma medida protetiva, para evitar que o matassem.
"é possível vencer, apesar de atos levianos contra nós", quem está firme em Deus deve se preparar para esses atos levianos contra a sua pessoa, e o pior, é que essas atitudes acabam vindo dos próprios irmãos em Cristo, influenciados pelo diabo. 

2. A traição dos irmãos de José

2.1. Primeira crise: afastado de quem amava.
- "Porém, nada nem ninguém pode impedir os planos de Deus", na verdade o plano maligno deles era parte do plano de Deus, pois Deus permite certas coisas darem errado para que algo grande na vida de seus servos dê certo.
"Aconselhados por Rúben, numa tentativa de livrar José", é possível que Rúben não tivesse prezando pela vida de José, mas pela sua própria vida, porque ele sendo o mais velho, seria responsabilizado se fosse descoberto o mal que fora feito a José.

2.2. Segunda crise: acusado injustamente.
- "mesmo sendo escravo em terra estranha, a presença do Eterno estava com José.", na prática, a presença de Deus pôde ser evidenciada na vida de José pelo fato de ele ter, em pouco tempo, ido de escravo à mordomo na casa de Potifar. Potifar viu algo diferente nele.
"José foi tentado na sua sexualidade", José estava longe da presença de seus pais, longe dos olhos de seu povo, mas decidiu ser fiel a Deus, mesmo quando ninguém estava vendo. Essa qualidade da vida de José deve ser evidenciada também em todos nós.

2.3. Terceira crise: esquecido por todos.
- "Porém, Deus não havia se esquecido dele", mais uma vez vemos a comprovação de que Deus estava na vida de José, porque, estando na prisão, o carcereiro-mor o colocou sobre a guarda do cárcere. E tinha as chaves das prisões e administrava tudo o que acontecia ali. Deus o estava preparando para administrar o Egito.

3. Fé em meio às injustiças

3.1. Quando honramos a Deus, somos por Ele honrados.
- "para cumprir o plano que tinha na vida de José", o plano era colocar José no trono do Egito e esse plano fazia parte de um outro maior ainda, que era fazer a família de José ir morar no Egito e ali se tornar um povo.
"Faraó tem um sonho e ninguém consegue interpretá-lo", na verdade, ninguém conseguiu enganá-lo, pois o sonho era muito complexo e provavelmente as interpretações dos sábios do Egito eram vagas e não satisfizeram o rei.
"Maravilhado, ele torna José governador do Egito", ele ficou maravilhado, não só pela interpretação do sonho, mas também pelo conselho sobre administração que José lhe deu. Deus o preparou a vida inteira para aquele momento.

3.2. Deus nunca se esqueceu de José.
...

3.3. O segredo da vitória de José.
- "Todas estas aflições fizeram José chegar ao fim de seus dias sem mágoas", José perdoou totalmente seus irmãos. Se José tivesse negado o perdão a eles, poderia prejudicar o agir de Deus na sua vida e na vida do seu povo. Sempre que deixamos a mágoa nos dominar acabamos parando a obra de Deus em nossa vida.
"crendo que Deus continuaria a levar adiante o Seu plano [Gn 50.24-25]", na referência José pede a seus irmãos que levem os seus ossos do Egito quando Deus os fizesse subir dali, ou seja, ele manteve a fé de que Deus continuaria com o Seu plano.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão.
- Convide os alunos para a próxima aula.


Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com