Lição 1 - A Bíblia descobre a Ciência




3º Trimestre: Edição Especial
A lição de hoje encontra-se em: 2 Timóteo 3.12-17.
Prezado(a) professor(a),
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Lição Pré-adolescentes. Excepcionalmente, por conta da Pandemia, a CPAD estará disponibilizando a Edição Especial da revista em formato de PDF para que nossos alunos não deixem de estudar a Palavra de Deus. Este trimestre tem como título “A Bíblia e a Ciência”. Nele, seus alunos conhecerão um pouco mais a respeito do que a Palavra de Deus revela a respeito da ciência. Estamos vivendo em uma época em que o avanço científico e a tecnologia têm mudado a forma como as pessoas pensam. Questões sérias têm sido levantadas a respeito de melhorias para a sociedade, entretanto, muitas dessas melhorias vão de encontro com a ética bíblica.
1. Em primeiro lugar e importante ressaltar que a ciência não é oposta aos preceitos da Palavra de Deus, pois é o resultado do desenvolvimento da inteligência humana dotada por Deus. O grande problema é a ambição de alguns pesquisadores que, pelo fato de serem ateus, não aceitam a intervenção divina na criação de todas as coisas. A ciência em si é muito boa, inclusive, grande parte das descobertas que facilitaram a vida na sociedade são fruto do avanço científico. A comunicação, o acesso à internet, os meios rápidos de locomoção, as vacinas e outras grandes invenções são importantes para a vida em sociedade e o cristão deve entender isso como bênção. O grande problema é quando o homem utiliza a ciência para o pecado e para o mal.
2. Em segundo lugar é fundamental que seus alunos tenham a convicção de que a Bíblia é a inerrante e inspirada Palavra de Deus. Ela é a bussola do cristão, o código de ética que rege o seu comportamento. Portanto, qualquer ofensa à autoridade da Palavra de Deus deve ser rejeitada. A ciência, por mais abençoada que seja, ainda é fruto da mente humana e é limitada. Qualquer tentativa de colocar a Palavra de Deus em descrédito deve ser rechaçada. Seus alunos devem ter em mente que a Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4.12), pois somente ela tem o poder de produzir a fé que leva o pecador à salvação (Rm 10.17).
Para reforçar os ensinamentos da lição desta semana você pode solicitar aos seus alunos que pesquisem na internet, jornais e revistas fotos das invenções que facilitaram a vida em sociedade ao longo dos anos. Eles deverão montar um cartaz com as figuras e o ano em que cada invenção surgiu. Na parte superior seus alunos podem escrever o título: “A ciência se multiplicará”. Ao final, reforce aos seus alunos que Deus está acima de todas as coisas.
Boa aula!  http://www.escoladominical.com.br