O HOMEM QUE NASCEU DUAS VEZES

O  HOMEM  QUE  NASCEU  DUAS  VEZES

Cada dia nós nos encontramos com pessoas que não dão importância à religião. Como um homem me disse: "Eu sou muito ruim! A religião é para pessoas boas."
Quem é que precisa de religião? Jesus disse:
Lucas 5:31 e 32"Respondeu-lhes Jesus: "Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos mas sim pecadores ao arrependimento."
Quem precisa de comida? Ninguém vai dizer: "Não quero comer. Comida é boa para quem não tem muita fome; mas faz 3 dias que não como nada. Comida não serve para mim."
A água serve para quem tem sede. Ninguém diria: "Não quero beber água porque estou com muita sede."
Ninguém diria: "Não quero uma cama porque estou muito cansado. Cama é boa pana quem não está cansado, mas para mim não serve."
Ou ninguém diria: "Não preciso de médico, porque estou doente."
Jesus disse: "Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos."
Quem é que precisa da religião? Não são as pessoas boas. São os pagadores. A palavra de Deus é bem clara sobre o assunto. Não existe ninguém bom neste mundo.
Romanos 3:23 – "...."
O nosso mundo está cheio de confusão, doença moral, ansiedade, receio, incerteza. Às vezes achamos que o mundo esta melhorando Estamos construindo aviões mais velozes, edifícios mais altos, pontes mais compridas – remédios e vitaminas melhores.
Estamos numa época de comprimidos – comprimidos redondos, compridos, vermelhos, verdes, amarelos, comprimidos grandes e pequenos, comprimidos para dormir melhor, comprimidos para acordar de manhã, comprimidos de Aspirina durante o dia. Mas com tudo isso, ainda o mundo está cheio de problemas.

§  Com todos os remédios o homem ainda está morrendo.
§  Com todas as invenções ainda não há paz.
§  ser humano vai longe à procura de paz com Deus.
Na Índia 5 milhões seguem sacerdotes em túnicas amarelas.  No mesmo país eles andam quilômetros de joelhos, cortam as costas com facas, andam em cima de brasas, adoram vacas sagradas, gatos, e até sapos. No templo da China o homem adora o seu Deus.
Desde aquele momento trágico, no jardim do Éden, quando o homem rejeitou a vontade de Deis – o homem tem sido perseguido pelos mesmos problemas. O problema é o pecado! Permanece o mesmo sem modificação – já procuramos encobri-lo com outros nomes. Passamos novos rótulos no velho frasco de veneno – mas o pecado continua sempre a mesma coisa.
Lá no Jardim do Éden, o homem desobedeceu a ordem de Deus. ele pecou! O pecado entrou no mundo. A Bíblia disse que o salário do pecado é a morte. Deus não pode mentir!
Às vezes nós nos esquecemos que há certas coisas que Deus não pode fazer. Ele é justo. Um Deus justo não pode mentir. Todos os anjos do Céu agora estavam observando. Ele teria que cumprir a sua palavra. Ele não podia dizer: "Adão, você deve ter-se enganado – foi um ligeiro erro de sua parte. Não faça mais assim. Você está perdoado."
E a Bíblia. disse que: "Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores." Rom. 5:19.
No versículo 12 lemos: "...."
Estávamos viajando no estado de Santa Catarina, quando um caminhão quebrado na estrada fechou o trânsito para todos. Havia uma fila grande de carros, e todos estavam insistindo com o motorista para dar um jeito. Ele disse: "Eu não sou o culpado por isto ter acontecido. Quem é culpado é Adão. Se ele não houvesse comido aquela maçã, não estaríamos nesta situação."
Muitas pessoas pensam assim, e se esquecem que não foi só Adão. A Palavra de Deus diz em:
Isaías 53:6, 7 – "...."
Uma professora na escola perguntou aos alunos: "Se houvesse 100 ovelhas no campo, e uma fugisse por um buraco na cerca, quantas ficariam no campo?" Joãozinho disse: "Professora, eu sei. Nenhuma!" As outras crianças começaram a rir, e a professora começou a ficar nervosa. Ela pediu ao menino que ficasse depois da aula. Depois perguntou a ele: "João, por que você falou que se uma só ovelha fugisse não ficaria nenhuma? Você não sabe que a resposta certa seria 99?" "A senhora conhece bem a Matemática", disse o menino com sinceridade "mas eu conheço as ovelhas. Sempre cuido das ovelhas do meu pai, e eu sei que uma fugindo, as outras não ficariam para trás – elas todas sairiam!"
A Bíblia diz que "todos nós somos como ovelhas" desobedecemos ao nosso Pai celestial. Todos somos pecadores!
O primeiro passo na salvação é reconhecer este fato – somos pecadores. Deus não pode salvar um justo! Cristo morreu para salvar pecadores.
Um jovem foi falar com o seu pastor. Disse: "Pastor, estou perdido!" "Muito bem", disse o pastor. "O senhor não me compreendeu. Estou perdido! Perdido!" "Ótimo", disse o pastor. "Mas como o senhor pode dizer: 'ótimo', 'muito bem'? Estou perdido, pastor!" O pastor respondeu: "A Bíblia diz que Jesus veio para salvar o que estava perdido. Se você reconhecer que está perdido, então Jesus pode salvar você!"
Ele Se apresenta como um bom e fie1 Amigo.
A amizade é uma coisa preciosa. Em geral não temos muitos amigos. Conhecemos muitas pessoas pelo nome. Passamos algum tempo com essas pessoas, mas uma amizade real é alguma coisa mais!
Para ter um amigo e ser um amigo – precisamos nos expor. Para um amigo não escondemos nada. O amigo fica sabendo não somente as boas qualidades, mas também os pontos fracos. Os amigos são honestos um com o outro e ficam se conhecendo até nos pontos negativos.
Jesus quer ser o nosso Amigo, e para Ele não escondemos nada. Nossas fraquezas, sim, nossos pecados são conhecidos por Ele.
A nossa situação, segundo a Palavra de Deus, é péssima.
Isaías 1:5 e 6 – "...."
E Jesus disse que os doentes precisam de médico. O que podemos fazer para melhorar a situação? Nada.
Mateus 7:17 e 18 – "...."
Ninguém quer ser um pecador! Seria muito mais fácil dizer que todos são bons – é muito mais agradável ao ouvido.
Uma menina foi perguntada: "Você sabe o que é a consciência"? Ela disse: "Sim, eu sei. É alguma coisa dentro de mim que me mostra que o que o meu irmão está fazendo não está certo."
É sempre mais fácil ver as faltas numa outra pessoa.
Um pastor conhecido nosso conversou com uma pessoa e disse: "A senhora sabe que é pecadora como nós todos?" Ela disse: "Eu não! Meu marido sim; ele é pecador, mas eu não!"
Um explorador na África estava procurando uma maneira de enganar os africanos. Estava lidando com uma tribo de nativos que matariam alguém que os tentasse enganar. Falou da seguinte maneira: "É muito difícil achar ouro da maneira em que estão trabalhando. Posso mostrar um meio muito mais fácil. É somente me pagar uma certa quantia, a ser combinada, e darei o segredo de fazer ouro aqui mesmo."
O chefe da vila concordou, mas disse: "O senhor precisa ficar aqui enquanto nós experimentamos seu método. Se não der certo, o senhor perderá a sua vida. Não pode nos enganar."
Ele fez uma fogueira, colocou uma panela cheia d'água no fogo, colocou um pouco de areia, foi mexendo com um pau. Quando ninguém estava olhando, colocou alguns pedaços de ouro na panela. Quando terminou, tirou a água, e lá na areia acharam os pedaços de ouro.
"Agora vou contar o segredo. É simplesmente fazer como fiz, mas há uma regra que precisam observar. A pessoa que mexe não pode pensar em macacos!"  Eles colocaram a panela na fogueira, e começaram a mexer. A primeira pessoa que tentou, começou a pensar: "O que preciso fazer? Ah, eu não posso pensar em macacos!"
Mas já havia pensado.
Chamou a segunda pessoa, mas quanto mais tentava não pensar em macacos, mais pensava.
Finalmente o explorador disse: "Preciso ir embora. Se vocês seguirem as minhas instruções, a experiência dará certo. Não sou culpado que todos pensam em macacos enquanto estão mexendo a panela." Assim, ele pagou o seu dinheiro e foi embora.
Quanto mais procuramos não pensar em coisas que não devemos pensar, tanto mais pensamos nestas coisas. O apóstolo Paulo disse:
Romanos 7:19"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço."
No versículo 24 ele diz: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?"
A única conclusão a que podemos chegar é que estamos perdidos. Não temos forças para melhorar nossa vida.
Um jovem estava se afundando no mar. Sua mãe insistia com o salva-vidas para que o ajudasse, pois ele estava lutando contra a corrente. Mas o salva-vidas ignorava os seus apelos. Finalmente, o jovem, completamente cansado, se entregou. Neste momento o salva-vidas mergulhou e tirou o jovem, salvando a sua vida. Depois a mãe perguntou: "Por que não foi antes?" "Ah, disse ele, enquanto o seu filho estava lutando era impossível salvá-lo. Ele teria me levado para o fundo do mar com ele. Mas quando se entregou, foi fácil salvá-lo."
Enquanto achamos que podemos nos salvar a nós mesmos, que somos bons – Jesus não pode nos salvar. Precisamos nos entregar completamente.
Nicodemos chegou a Jesus uma noite querendo saber como receber a vida eterna. Jesus não disse: "Nicodemos, você precisa melhorar a sua vida. Precisa ir mais à igreja! Precisa dar mais dinheiro! Precisa fazer mais obras de caridade!" Não falou nada disto! Disse realmente: "Nicodemos, a sua vida não vale nada! Você está perdido! Há somente uma salvação: Você precisa nascer de novo."
S. João 3:3-5 – "...."
Foi uma coisa difícil para ele compreender. O nascimento é um milagre! É mais fácil para um homem mandar um foguete para o espaço que fazer uma semente. A semente que plantamos na terra é uma coisa tão simples, porém o homem com toda a sabedoria não pode imitá-la. Ele pode fazer uma bem igual, mas não tem vida!
Quando Deus criou o homem – a Bíblia nos diz que o homem foi criado do pó da terra. Mas foi quando deu ao homem o dom da vida que apareceu o grande milagre de todos os tempos. A Criação foi um grande milagre! E cada vez que nasce um bebê é um milagre de Deus!
Mas há um milagre maior! Nicodemos disse: "Compreendo que uma criança possa nascer; mas como um homem grande como eu pode nascer de novo?" Aqui está o grande milagre!
Deus mostrou o Seu grande poder na Criação! Mas mostrou um poder ainda maior quando Seu Filho Jesus nasceu em Belém. Mostrou Seu grande poder quando, como disse o salmista: "Falou e logo tudo apareceu." Mas mostrou o maior poder quando no Calvário, Seu Filho morreu. Hoje a mão que governa o mundo é a Mão que cruelmente foi pregada na cruz.
Deus mostra o Seu poder no nascimento de crianças, mas mostra maior poder no Novo Nascimento. É um grande milagre! Um milagre que temos assistido muitas vezes. A transformação de uma pessoa – o seu caráter mudado completamente! Deus tem poder para fazer isto!
Este milagre se repete diariamente! Homens e mulheres, jovens estão nascendo a segunda vez todos os dias. É um constante milagre que Deus possa tomar um homem – um ser com vontade própria e fazer dele outra vez um homem diferente. O rosto é o mesmo, a voz é a mesma, as células cerebrais são as mesmas, os talentos são os mesmos, a personalidade toda é reconhecível!
É o mesmo homem, contudo não é o mesmo homem! É um novo homem! As coisas que falam são diferentes. O pensamento e as atitudes são diferentes. Os gostos e as aversões são diferentes. As ambições são diferentes!
Conhecemos um pai de família que bebia muito. A sua família o temia. Chegava em casa bêbado todas as noites – e a sua esposa e seus filhos não suportavam a hora da sua chegada em casa. Fugiam com medo. Ele era tão viciado na bebida, que à noite acordava para beber cachaça. Hoje as coisas são diferentes. Agora a família vem correndo para se encontrar com papai, pois a hora de chegada dele é uma hora de grande alegria. Ele não é mais o mesmo homem! Ele é um novo homem! Ele nasceu novamente!
Conheço pessoas que depois de terem nascido de novo tem até os rostos diferentes. Às vezes é difícil reconhecê-las como as mesmas pessoas.

Amigo: Você está almejando a paz com Deus? Você está procurando alguma coisa que nunca achou – desde que nasceu você está andando atrás disso?
É alço mais importante do que a própria vida! Às vezes você queria esquecer esta coisa sem nome que está procurando, mas você não podia.
Você não está sozinho. Toda a humanidade procura com você. E agora Deus oferece a você a oportunidade de apagar o passado – de nascer de novo – ter uma nova. vida, ser uma pessoa diferente – ter paz com Deus!

Você quer sentir esta paz hoje?
Atos 4:12"E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos."