Dinâmica: Filho pródigo


Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a independência dos filhos.
Material:
01 mochila
Dinheiro fantasia
Procedimento:
- Leiam com os alunos uma parte da parábola do filho pródigo, abaixo descrita:
“E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades”(Lucas 15:11-14).
- Depois, peçam para que eles apresentem uma encenação desta parte da parábola. Eles deverão escolher 03 alunos para representar o pai e dois filhos e utilizar os materiais descritos no item material.
Estipulem um tempo para a organização da peça e também para a apresentação.
- Em seguida, falem sobre a independência do filho da parábola e o resultado dessa atitude.
Falem ainda que nesta lição vamos estudar e analisar a independência tão deseja pelos adolescentes.

Por Sulamita Macedo.
 Dinâmica: O Relógio de Deus
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a nação de Israel no plano escatológico.
Material:
01 mapa Múndi
01 relógio grande(tipo de parede)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo um mapa múndi.
- Peçam para que eles encontrem a nação de Israel.
- Depois, falem sobre os conflitos que giram em torno dessa nação, inclusive, apresentando as últimas notícias divulgadas na mídia.
- Em seguida, apresentem um relógio grande.
Aproveitem e conversem com os alunos sobre a importância do relógio, isto é, a marcação das horas e nossas atividades.
- Perguntem: O que tem a ver o relógio com a nação de Israel?
- Depois, falem sobre o tempo dos eventos escatológicos e sua relação com Israel, enfatizando que Israel é considerado o relógio de Deus.

Por Sulamita Macedo.