SETE PROVOCAÇÕES DO INIMIGO EM NOSSAS VIDAS





 SETE PROVOCAÇÕES DO INIMIGO EM NOSSAS VIDAS

TEXTO: I PEDRO 5:8
(I Pedro 5:8)- Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Seu trabalho é matar, roubar e destruir. Ele provoca problemas para a Igreja, o filho de Deus, e a causa de Deus.

A. O QUE O DIABO VAI PROVOCAR
1. Descrédito à Palavra de Deus.

Gênesis 3:1-5 - 1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
a. Ele vai provocá-lo a duvidar da palavra de Deus
b. Ele vai provocá-lo a levar as coisas fora do contexto
c. Ele vai provocá-lo a duvidar da sua autoridade e sua precisão.

2. Dúvidas quanto à Sabedoria de Deus. Gênesis 3:5
a. Ele tenta torcer a Palavra de Deus, em outras palavras, faz você duvidar do que palavra de Deus diz.
b. Ele acha que sabe o que Deus sabe, mas seus caminhos não são os nossos caminhos, e nem seus pensamentos os nossos pensamentos.
(Isaías 55:9)- Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

3. Divisão entre o povo de Deus.
a. Entre os líderes da Igreja
b. Entre os membros da Igreja. * Uma casa dividida não pode subsistir, precisamos estar em alerta.
(Lucas 11:17)- Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá.

4. Deslealdade para com a obra de Deus.
a. Ao ser desleal para com o estudo da Palavra de Deus. II Timóteo 2:15
(II Timóteo 2:15)- Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

b. Ao ser desleal para com a vida de oração. I Tessalonicenses. 5:17
(I Tessalonicenses 5:17)- Orai sem cessar.

c. Ao ser desleal para com a freqüência à igreja. Hebreus 10:25
(Hebreus 10:25)- Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

d. Ao ser desleal em nossa administração. I Coríntios 4:2
(I Corintios 4:1) - QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. (I Corintios 4:2) - Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.

5. A insatisfação com a vontade de Deus. Coloca a mente das pessoas em:
a. Prazer em vez de Deus.
b. Prosperidade – Riqueza
c. Popularidade - Sucesso

(Mateus 6:19-21)- Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; -20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.-21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

6. Falta de vida dentro da igreja.
a. Por poluir as mentes das pessoas - TV, pornografia, Internet.
(I Corintios 6:12) - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

 7. Distração quanto o caminho de Deus.
a. Pelas filosofias
(Colossenses 2:8)- Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
b. Por hipócritas
(Marcos 7:6)- E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
(Mateus 6:5) - E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
CONCLUSÃO: Vamos estar vigilantes contra as táticas do Diabo e sua forma astuta.
Pr. Aldenir Araújo
fonte ida gospel