Paquistão rejeita medos raid EUA


O correspondente da BBC Orla Guerin olha ao redor do perímetro do composto de Bin Laden
Um complexo fortificado em um bairro tranquilo em casa para o homem mais procurado do mundo, Osama Bin Laden, e associados próximos. O prédio também teria sido o lar de várias de suas mulheres, várias crianças e empregados domésticos.Mas que tipo de vida que eles levam?
Eles certamente viveu uma existência isolada e mal tinha qualquer contacto com os seus vizinhos ricos e agradáveis, os residentes na área de M disse o correspondente da BBC Ilyas Khan, em Abbottabad.
Seu desejo por privacidade foi tão marcante que as pessoas deixaram-los bem sozinho. Eles não se misturar com os outros e nunca foram vistos em festas de casamento ou ocasiões locais da comunidade.
Um repórter de TV do Paquistão Express ainda twittou que um vizinho disse que quando as crianças locais bater uma bola de críquete no composto, eles não estavam autorizados a recebê-la.
Cada agora e então o que parecia veículos à prova de bala que entram e saem do complexo, mas portões de segurança seria slide fechada logo em seguida, os moradores disseram à BBC.
entrega de cabra
Mas viver em uma área urbana como Abbottabad exige algum contato com o mundo exterior e algumas pessoas têm falado sobre os hábitos de Bin Laden 'e rotinas.
Um vendedor ambulante de jornal, disse à BBC que ele entregou jornais para o composto todos os dias e no final de cada mês, sua conta foi prontamente pagos, sempre pelo mesmo homem.

Abbottabad

  • Abbottabad - conhecida como "a cidade dos pinheiros" - é uma pequena vila aninhada no bonito e luxuriante, verdes colinas do noroeste do Paquistão.
  • É uma comunidade agrícola, mas com uma população de cerca de 120.000, que prevê um centro de muitas das aldeias vizinhas
  • A guarnição militar da cidade tem um dos mais prestigiados do Paquistão academias militares
  • Leva o nome de britânico Major James Abbott, que fundou em 1853 depois que ele anexou a região do Punjab
Ele nunca entrou dentro do complexo e sua impressão era de que só uma pessoa viveu lá, mas, acrescentou, que de vez em quando ele viu um vermelho pick-up, com um interior de cabra, sendo conduzido para o complexo.
Autoridades dos EUA disseram que sua observação a longo prazo do composto revelou que os moradores queimaram o lixo dentro do complexo, ao invés de deixá-lo fora para ser coletado.
Outro vizinho disse também M da BBC Ilyas Khan, que havia uma empregada doméstica que viviam na área e que entraram no complexo de limpar e de trabalhar na cozinha. Ela divulgou poucos detalhes, mas disse que nunca viu Osama Bin Laden na casa.
Os moradores do composto claramente empregado um número de empregados domésticos. Abbottabad funcionários do hospital disseram à BBC serviço urdu que, entre aqueles que estão sendo tratados na sequência do ataque são duas mulheres consideradas empregadas domésticas utilizadas pela família.
A área ao redor do complexo foi aberto à imprensa na terça-feira e entre os repórteres nos arredores foi correspondente da Associated Press Nahal Toosi, que foi twittar suas observações.
"Eu estou em um prédio em frente ao CPD. Parece que os funcionários trimestres. Pilhas de roupas, almofadas no chão. Relógio quebrado no chão. Parado em 2:20", relata ele. Ele também observa um cozido de lentilhas mofado em uma panela, metade-comido pão e uma televisão velha set.
"Eu relatório, você decide", diz ela, quando ela observa uma bicicleta coberto com flores falsificadas agora estacionado em frente a uma das formas de entrada.
Quem viveu lá?
Autoridades dos EUA dizem que a tecnologia de satélites de espionagem permitiu determinar que a família estava morando na casa com dois homens.
Dois homens paquistaneses foram vistos ao redor do complexo, segundo a BBC Urdu Rahimullah Yusufzai's, que também manteve contato com uma rede de jornalistas locais.
Filmagem de dentro do composto de Bin Laden
Ele diz que todas as pesquisas indicam a casa era alugada por dois irmãos. Estes não devem ser confundidos com os "correios" que a CIA parece ter sido de rastreamento.Estes dois homens, segundo os vizinhos, parecia estar no controle da casa.
Ao nosso correspondente perguntou ao vizinho se havia alguma criança a viver no complexo, disse que não havia nenhuma.Mas, em seguida, seu filho de 14 anos, interrompeu dizendo que havia alguns meninos que viviam naquela compostos e que costumava ir a uma das lojas da área para comprar bens.
Mas, ele disse ao nosso repórter, ele nunca falou com os meninos. Outros relatos da mídia dizem que as crianças do complexo foram enviados para comprar comida de lojas locais.
Horta
Como o acesso da mídia aumenta a área de todos os tipos de observações foram escorrendo para fora.
  • Sr. Yusufzai foi dito por outros vizinhos que um homem da casa saía sozinho para uma viagem grande shopping em que ele comprou muitos itens
  • A polícia local disse à Al Jazeera Imtiaz Tyab que havia uma horta e algumas galinhas foram mantidos também, indicando, segundo eles, que era um composto auto-suficiente onde poderiam plantar sua própria comida
  • Nick Robertson, da CNN no Twitter observado que os vizinhos dizem que a "entourage Osama" passou-se fora como comerciantes de ouro
  • Sky News cita Jibran Khan , que disse que homens altos paquistanês viveu na casa e disse que um amigo seu que correu para os homens em uma padaria local disse que eles sempre foram muito atenciosos.
Um ponto em que todos os observadores estão unidos é que as mulheres eram raramente vistos. A maioria das pessoas assume que isso é porque eles foram pashtun, e eles tendem a observar purdah estrito.
Os filhos dos compostos não foram pensados ​​para ser a frequentar a escola, os vizinhos disseram jornalistas locais. Eles assumiram que eram simplesmente educado em casa - embora isso não possa ser verificada.
Funcionários do hospital onde os feridos foram levados a jornalistas locais que os feridos do composto falar pashto e árabe.
Compound images from 2004,5 and 2101
'Mansão' no Waziristão
As casas espaçosas e próspera nestas áreas são conhecidas como "havelis" e, segundo jornalistas locais falando para a BBC, o Bin Laden casa era conhecida como "Waziristão Haveli" ou "mansão" - o nome da zona tribal semi-autônoma, onde muitos até agora assumiu Bin Laden estava escondido.
Embora o composto se senta em relativo isolamento, é situado em uma área de sobe-e-vem e um número de pessoas que recentemente construíram suas casas nas proximidades.
Mas Express TV do Paquistão diz que as pessoas no relatório Abbottabad é comum ir até 16 horas por dia sem eletricidade.
As imagens de satélite entre 2005 e 2011 refletem a mudança na área e também mostrar como o composto se expandiu como mais dependências, paredes e recursos de privacidade foram construídos.
E existem avisos colocados no Paquistão e sites de propriedade da terra, ao anunciar para a venda no "clima agradável e envolvente" de Abbottabad. Terreno à venda também podem ser encontradas na área de Colônia Hashmi, muito perto do complexo de Bin Laden. A área é considerada segura e estável.
Apenas algumas centenas de metros ao norte do Paquistão é prestigiado Kakul Academia Militar. E imóvel está disponível aqui. Segundo o vendedor, "é um lugar muito secuir [sic] perto exército fazenda jipes do exército casa leva 100 tiros em um dia lugar tão seguro para se viver".
Detalhes dos oficiais dos EUA revelam que não havia linhas de telefone ou internet em casa e que havia muito poucas janelas. Autoridades dos EUA também se referem a uma parede 7ft privada de alta em torno de um quarto no segundo andar do edifício.
Autoridades dos EUA divulgou uma imagem de um quarto no segundo andar, mostrando uma cama cheia de travesseiros e almofadas. Os pisos estão manchadas de sangue: esta é considerada a sala em que Bin Laden estava morto.
Diagram of the compound
FONTE BBC NEWS