Esboço 073 - O que se obtém pela fé


Por S. E. Mcnair / Adaptado por Andrei Barros

Há certos bens espirituais que não podemos conseguir por nossos esforços nem esperar dos nossos semelhantes, mas que nos são oferecidos por Deus em Cristo.


Uma criança sente profundamente a sua insuficiência, e por isso mesmo aspira ser homem. Mas depois de grande descobre que não pode achar em si mesmo tudo que precisa. Começa a olhar para fora de si. Isso é a atitude da fé; porém o mais importante é para quem olhamos?


Não há fé sem arrependimento, porque nunca olhamos para outro até perder esperança em nós mesmos. Nunca olhamos para o Salvador até acharmo-nos perdidos.

O que se obtém pela fé?


1 - PERDÃO (At 10.43)
O perdão é a primeira necessidade. A conta passada necessita ser liquidada. Para onde é que olhamos para perdão? Alguns olham para si mesmos, pensando que uma vida mais santa no Novo Ano expiará os pecados do ano passado. Alguns olham para o sacerdote; alguns para os santos.

Deus não perdoa pecados à parte de Cristo. O arrependimento não é suficiente. A justiça tem de ser vindicada. Deve haver fé no sangue que fez expiação, a convicção que essa obra expiatória é suficiente para uma completa satisfação e salvação.


2 - SALVAÇÃO (At 16.31).
O perdão é necessário, mas não é tudo que carecemos. Necessitamos ser libertados não somente do castigo do pecado, mas da prática do pecado. O mesmo em Quem temos o perdão é um Salvador atual. Mas a fé precisa ser continuada — Ef 2.8 está no tempo presente. A salvação é da ira (Rm 5.9), do pecado (Mt 1.21) e do mundo (Gl 1.4). É nossa somente por uma fé atual e constante em Cristo.

3 - VIDA ETERNA (Jo 6.40).  
Embora o perdão e a salvação possam nos parecer suficientes para toda a nossa necessidade, são apenas o começo do que Deus quer nos dar. Satisfazem nosso pedido, mas ficam muito aquém do propósito dEle.

Que é esta “vida eterna” de que a Escritura fala? Não pensemos que é apenas uma existência perpétua. É a vida que Cristo vivia — uma vida de santa intimidade com o Pai no meio das mais humildes ocupações do mundo; pela fé podemos viver assim também. Tornar-nos-á cidadãos do céu e estrangeiros aqui neste mundo (Gl 2.20).

4 - ADOÇÃO DE FILHOS (Jo 1.12).
Existe um eterno parentesco espiritual entre Deus e o crente. Não é uma cousa visível, mas a fé lança mão dele. Quem pode gozá-lo? Quem quiser! Mas é pela fé — a pessoa voltando as costas a si mesma como indigna de confiança e contando plenamente com Cristo, em quem e aceita.

5 - ACESSO AO PAI (Ef 3.12).
Sabemos que a morte de Cristo removeu tudo que nos impedia de nos chegarmos. Aproximamo-nos em santa confiança e intimidade — para quê? Principalmente para adorar Aquele que nos abriu o caminho (Hb 10.19). Mas é pela fé que nos chegamos — uma fé que realiza o invisível.

6 – O ESPÍRITO (Jo 7.38).
Agora nossos corações começam a desfalecer ao pensarmos em nossa pequenez e fraqueza em vista de tal caminho e de tal privilégio, e podemos ser vencidos pelo reconhecimento da nossa pobreza. Porventura Deus tem algum remédio para isso? Seu Espírito, dado a quem crê, a quem pela fé olha para fora, olha para cima, olha para Cristo, em vez de olhar para si.

7 - FINALMENTE LUZ (Jo 12.46)
Ou seja, direção na vida, no caso de haver fé, olhando para Jesus. Ao redor vemos incerteza e escuridão. Com nosso olhar fito em Cristo a peregrinação torna-se cada vez mais luminosa, até chegar ao dia perfeito.