Lição 1: Vida de Profeta é Dificil - JUNIORES


4º Trim. 2011 - JUNIORES – CPAD - Lição 1: Vida de Profeta é Dificil

Ao Mestre
Prezado (a), com a graça de Deus estamos iniciando um novo trimestre.
No 2º Trimestre estudamos acerca dos lideres levantados por Deus para liderar e libertar o povo israelita, porém era um governo Teocrático, ou seja, Deus era quem governava.
No 3º Trimestre abordamos a uma nova fase da nação israelita, na qual o povo pediram que fossem governados por reis humanos como os demais povos.
Neste Trimestre estaremos estudando acerca dos profetas.
Os profetas no Antigo Testamento, eram porta voz de Deus, para proclamar à Sua Palavra. Os profetas se levantavam para exortar tanto os reis, como o povo a se voltarem para Deus, pois em muitas ocasiões estavam desviados da vontade de Deus e adorando a ídolos.
Outro motivo da presença dos profetas era falar contra as injustiças sociais que cada dia aniquilava o mais pobre condenando-o a uma prisão de miséria e de fome. Leia abaixo as palavras do profeta Amós, contra a idolatria e abandono da fé e as injustiças com os pobres:
“Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.  Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome.”  (Am 2.4,6- ARC)
As transgressões de reis e do povo foram aumentando, sem dar ouvidos a voz dos profetas, cada dia se afastavam mais de Deus e de seus preceitos, até chegar ao ápice do cativeiro babilônico.
Aprimore-se nos assuntos históricos de cada lição, extraindo lições espirituais e práticas para seus pequenos, onde possam estar crescendo mais na graça e no conhecimento de Deus.
Deus abençoe grandemente seu ministério.
Texto Bíblico:1 Reis 17.1; 18.15
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conhecer a função de um profeta. Suas responsabilidades e risco. Sua coragem em se opor contra a maioria, para defender a verdade e a vontade de Deus.
Exercitando a memória
“Confiem no SENHOR seu Deus, e estarão seguros, confiem nos profetas DELE, e tudo o que vocês fizerem dará certo” (2 Cr 20.20 – NTLH).
Encontramos nas  Escrituras,  vários textos que nos aconselham a confiar em Deus. Confiar nem sempre é algo que traga resultados imediatos, na maioria das vezes, é preciso esperar pacientemente no SENHOR.
Sabemos que Deusé cheio de compaixão, seu eterno amor e fidelidade estão acima da nossa compreensão humana, e ELE nunca nos deixa sem uma palavra de ânimo, de conforto que nos orienta. Para isso usa seus servos, não devemos nos desanimar, mas confiarmos e esperar em Seu cuidar
Crescendo no conhecimento
Crianças, vocês se lembram que estavámos estudando sobre os reis de Israel?
Conhecemos reis bosn e corajosos, não é mesmo. Que rei vocês gostarm mais?
Mas, havia também uns reis que não agiram certo. Vocês se lembram que havia alguns reis que eram teimosos e desobedientes a Deus e faziam coisas erradas e más, que desagradava ao SENHOR?

Pois é, por causa das injustiças cometidas por certos reis contra o povo, e também suas ações faziam o povo se afastar de Deus, é que o SENHOR enviou os profetas, para falarem ao povo em Nome DELE. Denunciarem o pecado e proclamar ao povo qual é a vontade de Deus.
Mas vamos ver como era um profeta. Se olharmos nos dicionários, veremos que a palavra profeta pode significar a pessoa que é capaz de predizer acontecimentos futuros; ou ainda uma pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.
O livro do Antigo Testamento, revela antes de serem comumente chamados profetas, tais pessoas eram chamados de videntes, (1 Sm 9.9). É um nome sugestivo que descrevia as pessoas a quem Deus revelava os acontecimentos futuros, por meios de sonhos, visões ou aparições de anjos. Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. A expressão "filhos dos profetas", designava todos aqueles que se tornavam discípulos e ministros ajudantes (ou seja, servidores) dos profetas do Antigo Testamento.
Tanto para o judaísmo como para o cristianismo, há vários profetas, conforme o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Ser profeta no cristianismo é ser aquele que fala por Deus
O profeta sempre estava atento para ações e palavras que demonstrava descuido para com o cumprimento da Palavra de Deus. O profeta possuía sensibilidade diante do pecado (Jr 2.12,13,19). O profeta não somente ouvia a voz de Deus como sentia a tristeza que Deus estava (Jr 6.11; 20.9). Tal sentimento era consequência de um estreito relacionamento com Deus (Am 3.7); assim, compreendia melhor do que ninguém os propósitos de Deus para o povo com quem tinha um pacto.
A mensagemdos profetas normalmente continha advertências para as pessoas que colocavam sua confiança em outras coisas e não em Deus, tais como na sabedoria humana, (Jr 8.8, 9; 9.23, 24); na riqueza, (Jr 8.10); na autoconfiança, (Os 10.12,13); no poder opressor;  em outros deuses.
Constantemente o profeta desafiava a falsa santidade do povo judeu e tentava desesperadamente encorajar sincera obediência à Deus.
Os profetas eram homens totalmente dedicados a Deus. Detestavam que as pessoas não tivessem um compromisso sincero para com Deus. A fidelidade ao Senhor deveria ser total. Isso implicava em esforçar-se para levar o povo a uma completa submissão a Deus. Os profetas não aceitavam uma sociedade injusta, mas lutavam pela manutenção dos princípios ordenados por Deus para que façamos.Condenavam especialmente a opressão social, ou seja, não admitiam que os mais ricos explorassem os que nada tinham (Am 4.1). Também pregavam contra a bajulação a pessoas desonestas, usada para conseguir qualquer favor, (Am 6.1). Por esses posicionamentos, vemos que o povo de Deus tinha e tem de ser comprometido com o seu Deus e não com o homem. A mensagem profética é muito atual.
Os profetas, na sua maioria, abandonaram as atividades corriqueiras da vida a fim de viverem exclusivamente para Deus. Protestavam intensamente contra a idolatria, a imoralidade e iniqüidades cometidas pelo povo, bem como a corrupção praticada pelos reis e sacerdotes. Suas atividades visavam mudanças santas e justas em Israel. Suas investidas eram sempre em favor do reino de Deus e de sua justiça. Lutavam pelo cumprimento da vontade divina, sem levar em conta os riscos pessoais.
Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que todos os que servem a Deus foi comissionado por Jesus, Mc 16. 15, para transmitir ou expor sua mensagem, segundo a Bíblia a apresenta, falando em nome de Deus.
A maioria das pessoas ainda não conhece e nem vive essas verdades e Deus está esperando que seus pregadores se despertem e anunciem sua santa vontade. Todos nós somos servos de Deus, chamados para falar a Sua Palavra para as pessoas.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva