SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (71) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (146) CLASSE MATERNAL (103) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (505) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (284) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (9) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (147) MODISMOS (2) Mundo (608) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (229) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (110) REVISTA CLASSE JUNIORES (242) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (185) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (391) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (592) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

15 setembro 2011

LIÇÃO 12 – UMA CRIANÇA COMO REI - JUNIORES


3º Trim. 2011 - JUNIORES – CPAD - Lição 12: Uma Criança como Rei

Ao Mestre
Prezado (a), nesta semana aprenderemos um pouco acerca do rei Josias – o menino que se tornou rei com apenas oito (8) anos de idade.  É interessante ressaltar que na época em que isso ocorreu, Israel passava por um período de apostasia, ou seja, de abandono da fé no Deus vivo e único
Embora seu avô o rei Manassés, e seu pai, o rei Amon, tivesse vivido impiamente em todos os sentidos, Josias amava a Deus e desejava agradá-LO, em toda a sua maneira de viver. Josias tinha um relacionamento intimo e pessoal com Deus, e fazia todo esforço possível para levar seu povo novamente a servir a Deus.
A situação era tão grave que o templo (a igreja) estava fechado, já não se realizava cultos. Então o rei Josias começou uma reforma no templo, para deixá-lo bonito, limpo e em condição das pessoas lá estarem para cultuar a Deus.
Durante a reforma encontraram um rolo (livro) com a Palavra de Deus. Assim a intenção do rei Josias e a revelação da Palavra de Deus foram unidas para conduzir o povo à um reavivamento espiritual. Ao lerem o livro para o rei Josias, ele ficou chocado com as Palavras que ouvia, e percebeu o quanto todos estavam praticando coisas que desagradava imensamente a Deus. Foi assim que o rei Josias empreendeu uma grande tarefa, reformar a vida espiritual do povo de Israel e para isso precisava ensinar a Palavra de Deus ao povo para que as mentes obscurecidas pela desobediência a Deus, novamente fossem iluminadas pelo ensino de Sua Palavra.
- Josias foi o 16º rei de Judá (reino do Sul)
- Era filho do rei Amon e sua mãe se chamava Jedida
- Foi um reformador, limpou totalmente o Templo e reavivou a obediência à lei de Deus em seu povo.
A Bíblia testifica assim do rei Josias:
“Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.”(2 Rs 23.25 – ARA)
Boa aula!
Texto Bíblico:2 Crônicas 34.1-33
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizarem-se que é muito importante que todos os dias dedicamos um tempo para a leitura e meditação na Bíblia, que é a Palavra de Deus. Ela nos ensina a resolver os mais variados problemas. Ler a Bíblia nos faz sábios e prudentes.
Exercitando a memória
“Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” (Sl 119.2 – NTLH).
O Salmista nos ensina que a Palavra de Deus é o único guia seguro que nos conduz a uma vida de comunhão com Deus, e feliz.
Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje nós aprenderemos sobre o rei Josias. Este rei subiu ao trono quando tinha apenas oito anos de idade e durante toda a sua vida fez o que era agradável a Deus.
O povo hebreu já não adorava a Deus, mas ídolos feitos de pedra e de madeira. A casa de Deus, o lindo templo, já não era tão bonita. Quando o povo começou a adorar ídolos, deixou de cuidar da casa do Senhor. As paredes estavam sujas e maltratadas; o assoalho estava despregando e a magnífica mobília toda riscada e quebrada. Tudo estava sujo e empoeirado. Mas ninguém se incomodava, ao invés de arrumar, fecharam as portas do templo.

Mas, o rei Josias que decidiu fazer alguma coisa. Chamando um homem trabalhador e muito honesto, chamado Safã que trabalhava no palácio disse:
__  Vai ao templo , e diga a Hilquias, o sumo sacerdote  que conte a prata que o povo deu e com ela pague os carpinteiros e demais operários para que reparem o templo, que compre pedra, madeira, tudo quanto for necessário.
E assim começaram a reforma, e certo dia o sacerdote mandou chamar Safã, pois ele tinha alguma coisa interessante para contar a Safã:
__ Vê o que encontrei no templo. É o Livro de Deus.
Safã tomou o pergaminho e olhou para ele como alguma coisa que não via há muito tempo. E leu uma parte dele.
__ Eu preciso mostrar isso ao rei – disse ele, correndo para o palácio.
Sua alegria era tanta, que entrou correndo pelo palácio adentro, e logo que viu o rei Josias foi dizendo:
__Aqui está o que Hilquias achou no templo.
E a seguir começou a ler o pergaminho para o rei. À medida que Safã lia, o rei começou a ficar triste, preocupado.
__ Sim, aquilo era a palavra de Deus – murmurava ele e imediatamente rasgou as suas vestes para mostrar que estava muito triste, infeliz e assustado.
__  O povo está adorando idolos de pedra e de madeira e se esquece de Deus – dizia o rei – Muitas outras coisas erradas estão acontecendo. Como Deus deve estar zangado com seu povo.
Imediatamente o rei Josias enviou Hilquias, o sacerdote, a Hulda,a  profetiza que transmitia ao povo à vontade de Deus, para perguntar a ela o que Deus falaria para ele e para o povo, e Hulda enviou este recado:
__  Dize ao homem que te mandou, que Deus prometeu castigar o povo desobediente, mas que o Senhor ouviu a oração do rei e que o abençoará durante todos os dias da sua vida.
Quando o rei ouviu a mensagem da profetiza, reuniu o povo e, ficando de pé, numa das grandes colunas do templo, leu a todos as palavras do livro que fora encontrado. Ao terminar, o rei disse:
__ Eu prometo guardar todas as leis de Deus escritas neste livro, para nós.
O povo ouvindo as palavras e vendo a atitude do rei, prometeu o mesmo.
Mas isso não foi tudo. O rei ordenou que todos os ídolos dentro do seu reino fossem queimados, porque desejava que seu povo adorasse somente a Deus único e verdadeiro. Depois o rei Josias ordenou que todo o povo comemorasse a Festa da Páscoa em honra do Eterno Deus, conforme estava escrito no livro sagrado. Desde a época em que os juízes governavam o país, nunca havia sido feita uma festa como essa, por nenhum dos reis de Israel ou de Judá.
Josias foi um bom rei porque sempre obedeceu a Palavra de Deus, de todo o seu coração. Ele sabia o quanto era importante obedecer as Escrituras. Ele deixou um bom exemplo para o seu povo.
Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que sempre ouvimos muitas coisas. Algumas palavras são importantes porque elas nos ajudam a lembrar coisas importantes. As palavras mais importantes são as palavras de Deus. Elas são palavras que devemos escutar, lembrar e obedecer.
O rei Josias ficou com vergonha porque Judá não tinha obedecido às palavras de Deus. Mas não só ficou vergonha. Ele mudou das coisas lendo as palavras de Deus ao povo e ajudando-o a obedecer ao SENHOR. Depois ele ajudou o povo a viver suas vidas como Deus queria. Nós precisamos ouvir as palavras de Deus para nossas vidas e agir, obedecendo a ELE, como Josias fez.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão e SBB – Edição 2003.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição.
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças –  Editora Hagnos – Edição 2009.
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – São Paulo, 2004.
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

LIÇÃO 09 - A MORDOMIA DO TRABALHO / SLIDES / CLASSE ADULTOS

BAIXAR OS SLIDES