LIÇÃO 12 – UMA CRIANÇA COMO REI - JUNIORES


3º Trim. 2011 - JUNIORES – CPAD - Lição 12: Uma Criança como Rei

Ao Mestre
Prezado (a), nesta semana aprenderemos um pouco acerca do rei Josias – o menino que se tornou rei com apenas oito (8) anos de idade.  É interessante ressaltar que na época em que isso ocorreu, Israel passava por um período de apostasia, ou seja, de abandono da fé no Deus vivo e único
Embora seu avô o rei Manassés, e seu pai, o rei Amon, tivesse vivido impiamente em todos os sentidos, Josias amava a Deus e desejava agradá-LO, em toda a sua maneira de viver. Josias tinha um relacionamento intimo e pessoal com Deus, e fazia todo esforço possível para levar seu povo novamente a servir a Deus.
A situação era tão grave que o templo (a igreja) estava fechado, já não se realizava cultos. Então o rei Josias começou uma reforma no templo, para deixá-lo bonito, limpo e em condição das pessoas lá estarem para cultuar a Deus.
Durante a reforma encontraram um rolo (livro) com a Palavra de Deus. Assim a intenção do rei Josias e a revelação da Palavra de Deus foram unidas para conduzir o povo à um reavivamento espiritual. Ao lerem o livro para o rei Josias, ele ficou chocado com as Palavras que ouvia, e percebeu o quanto todos estavam praticando coisas que desagradava imensamente a Deus. Foi assim que o rei Josias empreendeu uma grande tarefa, reformar a vida espiritual do povo de Israel e para isso precisava ensinar a Palavra de Deus ao povo para que as mentes obscurecidas pela desobediência a Deus, novamente fossem iluminadas pelo ensino de Sua Palavra.
- Josias foi o 16º rei de Judá (reino do Sul)
- Era filho do rei Amon e sua mãe se chamava Jedida
- Foi um reformador, limpou totalmente o Templo e reavivou a obediência à lei de Deus em seu povo.
A Bíblia testifica assim do rei Josias:
“Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.”(2 Rs 23.25 – ARA)
Boa aula!
Texto Bíblico:2 Crônicas 34.1-33
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizarem-se que é muito importante que todos os dias dedicamos um tempo para a leitura e meditação na Bíblia, que é a Palavra de Deus. Ela nos ensina a resolver os mais variados problemas. Ler a Bíblia nos faz sábios e prudentes.
Exercitando a memória
“Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” (Sl 119.2 – NTLH).
O Salmista nos ensina que a Palavra de Deus é o único guia seguro que nos conduz a uma vida de comunhão com Deus, e feliz.
Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje nós aprenderemos sobre o rei Josias. Este rei subiu ao trono quando tinha apenas oito anos de idade e durante toda a sua vida fez o que era agradável a Deus.
O povo hebreu já não adorava a Deus, mas ídolos feitos de pedra e de madeira. A casa de Deus, o lindo templo, já não era tão bonita. Quando o povo começou a adorar ídolos, deixou de cuidar da casa do Senhor. As paredes estavam sujas e maltratadas; o assoalho estava despregando e a magnífica mobília toda riscada e quebrada. Tudo estava sujo e empoeirado. Mas ninguém se incomodava, ao invés de arrumar, fecharam as portas do templo.

Mas, o rei Josias que decidiu fazer alguma coisa. Chamando um homem trabalhador e muito honesto, chamado Safã que trabalhava no palácio disse:
__  Vai ao templo , e diga a Hilquias, o sumo sacerdote  que conte a prata que o povo deu e com ela pague os carpinteiros e demais operários para que reparem o templo, que compre pedra, madeira, tudo quanto for necessário.
E assim começaram a reforma, e certo dia o sacerdote mandou chamar Safã, pois ele tinha alguma coisa interessante para contar a Safã:
__ Vê o que encontrei no templo. É o Livro de Deus.
Safã tomou o pergaminho e olhou para ele como alguma coisa que não via há muito tempo. E leu uma parte dele.
__ Eu preciso mostrar isso ao rei – disse ele, correndo para o palácio.
Sua alegria era tanta, que entrou correndo pelo palácio adentro, e logo que viu o rei Josias foi dizendo:
__Aqui está o que Hilquias achou no templo.
E a seguir começou a ler o pergaminho para o rei. À medida que Safã lia, o rei começou a ficar triste, preocupado.
__ Sim, aquilo era a palavra de Deus – murmurava ele e imediatamente rasgou as suas vestes para mostrar que estava muito triste, infeliz e assustado.
__  O povo está adorando idolos de pedra e de madeira e se esquece de Deus – dizia o rei – Muitas outras coisas erradas estão acontecendo. Como Deus deve estar zangado com seu povo.
Imediatamente o rei Josias enviou Hilquias, o sacerdote, a Hulda,a  profetiza que transmitia ao povo à vontade de Deus, para perguntar a ela o que Deus falaria para ele e para o povo, e Hulda enviou este recado:
__  Dize ao homem que te mandou, que Deus prometeu castigar o povo desobediente, mas que o Senhor ouviu a oração do rei e que o abençoará durante todos os dias da sua vida.
Quando o rei ouviu a mensagem da profetiza, reuniu o povo e, ficando de pé, numa das grandes colunas do templo, leu a todos as palavras do livro que fora encontrado. Ao terminar, o rei disse:
__ Eu prometo guardar todas as leis de Deus escritas neste livro, para nós.
O povo ouvindo as palavras e vendo a atitude do rei, prometeu o mesmo.
Mas isso não foi tudo. O rei ordenou que todos os ídolos dentro do seu reino fossem queimados, porque desejava que seu povo adorasse somente a Deus único e verdadeiro. Depois o rei Josias ordenou que todo o povo comemorasse a Festa da Páscoa em honra do Eterno Deus, conforme estava escrito no livro sagrado. Desde a época em que os juízes governavam o país, nunca havia sido feita uma festa como essa, por nenhum dos reis de Israel ou de Judá.
Josias foi um bom rei porque sempre obedeceu a Palavra de Deus, de todo o seu coração. Ele sabia o quanto era importante obedecer as Escrituras. Ele deixou um bom exemplo para o seu povo.
Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que sempre ouvimos muitas coisas. Algumas palavras são importantes porque elas nos ajudam a lembrar coisas importantes. As palavras mais importantes são as palavras de Deus. Elas são palavras que devemos escutar, lembrar e obedecer.
O rei Josias ficou com vergonha porque Judá não tinha obedecido às palavras de Deus. Mas não só ficou vergonha. Ele mudou das coisas lendo as palavras de Deus ao povo e ajudando-o a obedecer ao SENHOR. Depois ele ajudou o povo a viver suas vidas como Deus queria. Nós precisamos ouvir as palavras de Deus para nossas vidas e agir, obedecendo a ELE, como Josias fez.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão e SBB – Edição 2003.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição.
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças –  Editora Hagnos – Edição 2009.
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – São Paulo, 2004.
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva