PLANO DE AULA LIÇÃO 12 – AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL


4º Trim. 2011 - Lição 12: As Consequências do Jugo Desigual - Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2011
TEMA –  Neemias – integridade e coragem em tempos de crise
COMENTARISTA :  Elinaldo Renovato de Lima
PLANO DE AULA
LIÇÃO 12 – AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL
1º SLIDE            INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Neemias, estudaremos a terceira e última parte do capítulo 13, quando Neemias remove o abuso dos casamentos mistos.
- Na ausência de Neemias, os judeus haviam retomado a prática dos casamentos mistos, gerando uma grande deformação que comprometia o futuro do povo de Judá na Terra Prometida.
2º SLIDE  I – A PROIBIÇÃO DOS CASAMENTOS MISTOS EM ISRAEL
- A partir do versículo 23 do capítulo 13, Neemias dá conta de um outro abuso que se instalara durante a sua ausência, a saber, os casamentos mistos, que comprometiam a própria existência do povo judeu.
- Neemias afirma que, ao chegar a Jerusalém, viu também naqueles dias judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas, cujos filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo (Ne.13:23).
3º SLIDE
- Este problema não surgira somente agora, quando Neemias retornava para seu segundo mandato de governador. Na verdade, anos antes, foi este um problema que havia sido detectado por Esdras quando fora mandado por Artaxerxes para ensinar a lei do Senhor (Ed.9:1,2).
- Ao saber daquela situação, Esdras desesperou-se, rasgou seus vestidos e arrancou os cabelos da sua cabeça e da sua barba, ficando atônito, levando-o à oração intercessória ao Senhor e convencendo o povo a abandonar esta prática, ocorrendo um verdadeiro avivamento em Judá (Ed.9:3-10:44).
4º SLIDE
- Ausentando-se Neemias de Jerusalém, os judeus que habitavam entre os estrangeiros, certamente estimulados pelo péssimo exemplo dado pelo sumo sacerdote Eliasibe, que se aparentara com Tobias, vieram também morar em Jerusalém, com suas famílias mistas, cujos filhos nem sequer falavam a língua aramaica, então utilizada pelos judeus, falando meio asdodita, meio amonita e meio moabita, sendo um verdadeiro “corpo estranho” que estava a comprometer toda a espiritualidade do povo judeu.
- O inimigo se infiltrara de forma sutil no meio do povo judeu, também por meio destas famílias mistas, totalmente descomprometidas com Deus e com a Sua lei.
5º SLIDE
- Uma das mais importantes armas do inimigo para a destruição do povo de Deus é a destruição da família segundo o modelo estabelecido pelo Senhor. A família é uma instituição divina, criada pelo próprio Deus, para ser o ambiente propício para que o homem tenha comunhão com o seu Senhor (Gn.1:27,28; 2:18,21-24).
- A família é a “célula mater” da sociedade. Ora, se a família for destruída, se não for constituída segundo os parâmetros estatuídos pelo Senhor, não haverá como o homem cumprir os propósitos queridos por Deus a ele e, deste modo, toda a missão da humanidade estará comprometida e a perdição é certa.
6º SLIDE
- A lei de Moisés era claríssima quanto aos parâmetros que deveriam ser seguidos pelos judeus na constituição de famílias. Em Ex.23:32 e 34:15,16, o Senhor proibiu que os israelitas fizessem concerto com os povos das terras, e, principalmente, que houvesse casamento entre israelitas e gentios, visto que o casamento é um dos mais solenes concertos e comprometimentos que pode haver entre duas pessoas.
- A razão de ser desta proibição não tinha qualquer base étnica. O objetivo desta regra divina era estritamente espiritual (Ex.34:16), visava manter Israel como “a nação sacerdotal e o povo santo” que os israelitas haviam se comprometido em ser na aliança do Sinai (Ex.19:5,6).
7º SLIDE
- O casamento é uma “comunhão divina e humana entre um homem e uma mulher”, como definia o jurisconsulto romano Modestino (190-244). É a forma que Deus estabeleceu para a formação da família (Gn.2:24) e, por isso, exige que ambos os cônjuges sejam comprometidos com o Senhor, para que se tenha o ambiente propício para a adoração ao Senhor.
- Os israelitas jamais poderiam ser “nação sacerdotal e povo santo” se o povo se estruturasse em casamentos mistos, em casamentos entre israelitas e gentios, visto que os gentios não serviam a Deus. A mistura entre o santo e o imundo resulta em imundícia, jamais em santidade (Ag.2:13).
8º SLIDE
- A história sagrada mostra claramente como os casamentos mistos foram extremamente danosos para Israel, como, por exemplo:
a) o caso de Moisés (Ex.4:20-26; Nm.12);
b) o negócio de Baal-Peor (Nm.25);
c) os casos de Malom e Quiliom (Rt.1:1-5,20);
d) o caso de Salomão (I Rs.3:1; 11:1-13; Ne.13:26).
e) o caso de Acabe (I Rs.16:31)
f) o caso de Jeorão (I Rs.18:1; II Rs.8:18)
9º SLIDE  II – NEEMIAS REMOVE O ABUSO DOS CASAMENTOS MISTOS
- O quadro visto por Neemias era trágico. Os filhos destes casamentos mistos não eram judeus, pois nem sequer falavam “judaico”, mas a língua de cada povo com que os judeus haviam se misturado.
- Isto nos mostra claramente que, na constituição de uma família com uma pessoa que não serve a Deus, o salvo nunca imprimirá no “modus vivendi” da família aquilo que é desejável pelo Senhor. Não nos iludamos: quando um salvo se casa com alguém perdido, a sua família será perdida. A mistura entre um santo e um ímpio jamais resulta em santidade, mas, sim, em impiedade.
10º SLIDE
- Alguém poderá dizer que tal assertiva não teria amparo bíblico, visto que o apóstolo Paulo afirma que, num casal misto, teríamos que “os filhos seriam santos e não, imundos” (I Co.7:14). Como explicar isto? Paulo está a :
a) tratar de pessoas que, sendo ímpias, casaram-se com ímpios mas que, posteriormente, se converteram ao Senhor (I Co.7:12,13).
b) ensinar que, diante da conversão de um dos cônjuges, passa a ser ele elemento de santificação do lar, inclusive dos filhos, ou seja, como “sal da terra” e “luz do mundo”.
11º SLIDE
- Os casamentos mistos são um instrumento poderosíssimo na mão do inimigo para retirar a identidade do povo de Deus, para impedir a sua continuidade.
- Ao contrário do caso tratado pelo apóstolo Paulo, que diz que a pessoa salva se torna instrumento de santificação de seus filhos num lar que, outrora, era composto apenas por ímpios, o salvo que se casa com um ímpio se torna um instrumento “imundificação”. Podemos, como filhos de Deus, ser geradores de “filhos do diabo”? Evidentemente que não!
12º SLIDE
- Verificando esta situação, Neemias, então, contendeu com os judeus, a fim de que eles cessassem estes casamentos mistos, voltando a servir ao Senhor. Quando Neemias diz que contendeu com os judeus, isto nos mostra que houve grande resistência para a mudança deste “modus vivendi”.
- Não é fácil lidar com assuntos familiares no meio do povo de Deus, pois, sendo a  família “célula mater” da sociedade o enfrentamento de problemas na família leva a uma remoção de malfeitos nas próprias raízes do relacionamento.
13º SLIDE
- Neemias não desistiu diante da resistência apresentada pelos judeus, até porque, como homem de Deus, não podia simplesmente “descartar” os judeus que haviam contraído aqueles casamentos mistos.
- A resistência não foi pequena. Neemias teve até de amaldiçoá-los, de espancar alguns deles, arrancar-lhes os cabelos e os fazer jurar por Deus de que não mais dariam seus filhos a gentios, nem tomariam gentios para seus filhos (Ne.13:25).

14º SLIDE
- Neemias, apesar da energia e força utilizadas, não agiu equivocadamente, pois poderia ter simplesmente:
a) expulsado os judeus recalcitrantes, mas não seria um verdadeiro “pastor”, e, sim, um “mercenário” (Ez.34:4,5; Jo.10:12);
b) mandado matar os judeus, mas não seria um restaurador e, sim, um homicida;
15º SLIDE
- Neemias, apesar da energia e força utilizadas, agiu acertadamente, porque:
a) era autoridade constituída para castigar os maus e os castigos aplicados eram previstos em lei (Rm.13:1-4);
b) a aplicação de castigo tinha por objetivo a correção, era uma demonstração de amor de Neemias aos desobedientes (Hb.12:5-11), tanto que, após serem espancados ou terem seus cabelos arrancados, acabam por jurar ao Senhor que não mais permitiriam a realização de casamentos mistos, ou seja, arrependiam-se e assumiam compromisso solene de servir a Deus (cf. Ne.10:29).
16º SLIDE
- Com relação, porém, a um dos filhos de Joiada, filho de Eliasibe, o sumo sacerdote, que havia se casado com uma filha de Sambalate, o horonita, o governador usou da aplicação do exílio, expulsando-o de Jerusalém (Ne.13:28 NVI, BJ).
- Sendo neto de Eliasibe, o filho de Joiada (que Josefo diz que se chamava Manasses) havia contaminado o sacerdócio e se tornado desqualificado para ser sumo sacerdote (Lv.21:13-15;Ne.13:29).
17º SLIDE
- Quando um salvo, que é sacerdote e rei pelo sangue de Cristo (Ap.1:5,6), deliberadamente contrai núpcias com uma pessoa estranha, está a contaminar o sacerdócio recebido da parte do Senhor, a quebrar o concerto de fidelidade assumido publicamente quando de seu batismo nas águas.
- O resultado desta grave violação do mandamento do Senhor outro não é senão o distanciar-se da presença do Restaurador, de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que Deus tenha piedade de nós, amados irmãos!
18º SLIDE
- O objetivo de Neemias ao remover mais este abuso era o de “alimpar o povo de todos os estranhos” e, desta maneira, poder designar os cargos dos sacerdotes e dos levitas, cada um na sua obra, como também para as ofertas da lenha em tempos determinados e para as primícias (Ne.13:30).
- Sem que houvesse a remoção dos cônjuges estranhos, sem que as famílias dos sacerdotes fosse limpa, não poderiam eles exercer as suas funções, nem tampouco se poderia restaurar o altar do sacrifício, em que os pecados do povo eram cobertos, pois não se poderia sequer obter a lenha para se manter o fogo ardendo continuamente sobre o altar (Lv.6:9-13).
19º SLIDE
- O fogo do altar que deve arder continuadamente em nossas vidas, mas isto é impossível se não formarmos famílias segundo a orientação do Senhor.
- A falta de um contínuo arder do fogo do altar leva a família à apostasia. De nada adianta o casamento ser entre dois salvos, no Senhor, se, ao longo da vida familiar, a casa deixar de ser um altar para ser um local onde toda abominação ingressa, onde o mundo passa a dominar.
20º SLIDE
- Neemias ensina-nos que não há a menor possibilidade de cultuarmos a Deus, mantermos uma vida contínua de adoração a Ele se nos deixarmos envolver com o mundo e fazermos de nossas famílias não o ambiente propício para a adoração a Deus, mas o ambiente em que o inimigo faz a sua indevida e destruidora infiltração.
- Removendo este último abuso, pôde Neemias concluir a obra de restauração do povo de Judá, concluindo o seu ministério e, como era um homem de fé, sabia que o Senhor dele se lembraria para bem (Ne.13:31). Temos, também, esta confiança, esta convicção?
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Ev. Profº Dr. Caramuru Afonso Francisco