JUNIORES - Lição 8: Jesus Ensina sobre as Riquezas


1º Trim. 2012 - JUNIORES - Lição 8: Jesus Ensina sobre as Riquezas
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2012
Tema: Os ensinos de Jesus
Comentaristas: Damaris Ferreira da Costa & Luciana Alves de Sousa
LIÇÃO 8 – JESUS ENSINA SOBRE AS RIQUEZAS
Ao Mestre
Prezado (a) o conteúdo dever ser contextualizado; aplicado à realidade dos alunos.
Os ensinamentos bíblicos ministrados na Escola Dominical têm de sair do campo teórico para o prático, ou seja, os conteúdos de ensino devem despertar nos alunos motivação para mudança de comportamento. Nenhum educador cristão deverá limitar-se ao conteúdo de uma matéria de ensino disposta em livro ou revista didática. Antes, deve ele em sua prática docente, considerar suas próprias experiências de vida como singular fonte de material útil ao bom êxito do ensino. Os livros que o professor lê, as pessoas com quem tem contato diariamente e cada experiência pessoal poderão constituir excelentes materiais para auxiliá-lo na suprema tarefa de esclarecer a Palavra de Deus a seus alunos.
Apesar de o material didático especializado ser de suma importância, nunca deverá desperdiçar a oportunidade de enriquecer suas aulas com oração e com sua prática de vida.
Está disponível na Sala dos professores no www.portalebd.org.br links onde você poderá estar interagindo conosco, comentarista da lição. E assim juntos aprimorarmos nossas aulas.
Participe!!
Texto Bíblico: Mt 6.19-21; 19.16-23
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Compreender que Deus deve ocupar o primeiro lugar em nosso ser, que não devemos deixar que o apego a dinheiro e outras coisas terrenas venha a ocupar o lugar de Deus em nossas vidas.
Introdução
O que fazer para herdar o reino dos céus?
Esta foi uma pergunta feita por um jovem a Jesus. Era um jovem com muitas qualidades que cumpria todos os mandamentos, mas lhe faltava ainda uma coisa..
 O jovem rico
Certa vez um homem chegou perto de Jesus e perguntou:
— Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu: —Por que é que você está me perguntando a respeito do que é bom? Bom só existe um. Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos.
 — Que mandamentos? —perguntou ele. Jesus respondeu:
— “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo.”
 — Eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! Respondeu o moço. — O que mais me falta fazer?
Jesus respondeu:
— Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico.
Na sua vida espiritual faltava o mais importante que era a renúncia, ou seja, teria de não colocar seu coração em suas riquezas, como era muito rico, talvez tenha pensado. ”Como ficaria a sua vida e tudo o que possuía?”
Jesus então disse aos discípulos:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam:
— Então, quem é que pode se salvar?
 Jesus olhou para eles e respondeu:
— Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível.
Aí Pedro disse:
— Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar?
Jesus respondeu:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna.
Muitas vezes nos preocupamos com o nosso bem estar e nos esquecemos de perguntar ao dono de nossas vidas se estamos sendo perfeitos em sua presença.
Se quisermos ser perfeitos diante do Senhor, precisamos renunciar a nós mesmos, não deixarmos que nossos corações se carregue de soberba, de usura, nem sermos invejosos e seguir o bom Mestre. Não podemos ficar em dúvida se somos ou não herdeiros do reino celestial. O Senhor diz em sua Palavra que se lavarmos as nossas vestiduras no sangue do Cordeiro, temos direito à arvore da vida e entraremos na cidade que o próprio Deus pelas portas (Ap. 22.14).
O jovem rico estava em dúvida se realmente herdaria a salvação, apesar de cumprir os mandamentos. Em nossas vidas muitas vezes pode surgir esta dúvida, mas não podemos permitir que venha nos afastar da presença do Pai. O jovem ao falar com Jesus ficou triste e foi embora. Não façamos como ele, mas, ao surgir esta dúvida, corramos para os pés do bom Mestre que está com seus braços abertos para nos acolher e nos dar a certeza de que somos verdadeiros herdeiros do seu reino.
Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatize aos pequenos, que os que são prontos e dispostos a empregar seus recursos na causa de Deus serão abençoados em seus esforços para adquirir dinheiro. Deus criou a fonte das riquezas. Ele deu a luz, e o orvalho, e a chuva, e fez com que florescesse a vegetação. Beneficiou os homens com capacidades mentais e físicas, e habilitou-os a adquirir bens, de modo que Sua causa fosse mantida por Seus servos. Os necessitados estão ao redor de nós, e Deus é glorificado quando o pobre e o aflito são ajudados e confortados. Não é pecado adquirir e controlar bens, mas devemos fazer como mordomos de Deus, conservando nos em obediência a Deus.
Fontes Consultadas:
•    Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
•    Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
•    Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
•    Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
•    Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.
portalebd.org.br