Lição 7: "Tudo Posso Naquele que me Fortalece" - Plano de Aula


1º Trim. 2012 - Lição 7: "Tudo Posso Naquele que me Fortalece" - Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2012
TEMA – A verdadeira prosperidade – a vida cristã abundante
COMENTARISTA: José Gonçalves
PLANO DE AULA
LIÇÃO 7 – “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”           
 
1º SLIDE INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo dos falsos ensinos da teologia da prosperidade e sua refutação bíblica, analisaremos o triunfalismo, que tem na expressão retirada do contexto da epístola de Paulo aos filipenses que dá título a esta lição um dos principais bordões.
- As palavras de Paulo nada têm que ver com o triunfalismo propalado pelos teólogos da prosperidade, mas, vistas no contexto, ensina-nos que o salvo sabe tudo suportar, inclusive e em especial as adversidades, na sua jornada terrena para o céu.
2º SLIDE  I – O TRIUNFALISMO E SEU FALSO PRESSUPOSTO
- “Triunfalismo” - “atitude excessivamente triunfante; sentimento exagerado de triunfo”.
- “Triunfo” -  “a entrada solene em Roma de um general vitorioso”, e que, por extensão, passou a significar “vitória”.
3º SLIDE
- O triunfalismo parte do falso pressuposto de que o homem tem “direitos” diante de Deus, depois que aceita a Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
- O homem não tem direito algum diante de Deus, tudo que recebe é por favor imerecido, por graça. Desde a criação, o homem foi feito para servir a Deus e não se servir de Deus. Tudo o que recebe de Deus é “liberalidade” do Senhor, nunca Sua “obrigação”.
4º SLIDE
- A palavra “triunfo” na Bíblia (Versão Almeida Revista e Corrigida):
a) Sl.47:1 – “triunfo” é alegria, júbilo.
b) Mt.12:20 – quem “triunfa” é Jesus, não o crente.
c) II Co.2:14 – o crente é o troféu de Cristo, o general vitorioso que entra no céu
5º SLIDE  II – A VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS NÃO NOS IMPEDE DE TERMOS ADVERSIDADES NESTA VIDA
- Falso ensino do  “triunfalismo”  -  a partir do momento em que o homem aceita a Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador, não é mais possível que passe a ter problemas na vida sobre a face da Terra.
- Ensino da Bíblia - A salvação é a maior bênção que um mortal poderia receber, mas não significa imunidade a adversidades na vida sobre a face da Terra.
6º SLIDE
- A promessa de Deus que advém da salvação é a do desfrute de todas as bênçãos espirituais, "a comida que não perece”. (Jo.6:27; Ef.1:3)
- A prioridade deve ser para as “coisas que são de cima”, o que realmente importa (Ec.12:13,145; Mt.6:33)
7º SLIDE
- A Bíblia mostra que a adversidade faz parte da vida do justo, que não deixa de ser justo por estar em adversidade – Sl.27:5; 35:5; Ec.7:14
- O Sl.10 mostra-nos que quem diz que não tem adversidade é o ímpio, não o justo.
8º SLIDE
- Falso ensino do triunfalismo – toda a adversidade provém do diabo e seus anjos
- Ensino da Bíblia – as adversidades têm três origens (Mt.7:25,27):
a) provações divinas – a chuva, que vem do céu
b) tentações ou ações malignas - os rios, que vêm de debaixo do solo, das regiões inferiores.
c) consequências das atitudes dos próprios homens na sua convivência com o semelhante - os ventos, que vêm dos lados.
9º SLIDE
- Falso ensino do triunfalismo – os salvos não passam por dificuldades, devem recusar as adversidades, que sempre são ações malignas.
- Ensino da Bíblia – os justos passarão aflições no mundo, é até uma característica dos servos de Cristo o sofrimento por causa da justiça e do nome de Jesus. O sofrimento do cristão pode ser resultado da “lei da ceifa”, provação divina ou ataque do adversário. Os “heróis da fé” sofreram, e muito, como nos mostra Hb.11.
10º SLIDE  III – O CONTEXTO DA EXPRESSÃO “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”
- De forma sutil, os “triunfalistas” tomam Fp.4:13 isoladamente e, com base nele, dizem que os crentes podem todas as coisas, que, estando em Jesus, são invulneráveis, não podem mais sofrer coisa alguma, removem todo e qualquer obstáculo.
- Este ensino que tanto tem perturbado a vida espiritual de milhões de crentes, não se estriba sequer no versículo utilizado, pois o contexto do capítulo 4 de Filipenses antes infirma do que confirma o triunfalismo.
11º SLIDE
- A carta de Paulo aos filipenses é uma das “epístolas da prisão”, ou seja, uma das cartas que o apóstolo escreveu quando se encontrava preso em Roma.
- Jamais o apóstolo Paulo, na condição de preso há anos em virtude do Evangelho, poderia dar um ensino de que nenhuma adversidade pode vir à vida do crente, se ele mesmo se encontrava preso por causa do Evangelho.
12º SLIDE
- O motivo pelo qual o apóstolo escreveu aquela epístola era que os filipenses estavam tristes e abalados na fé por causa desta prolongada prisão de Paulo.
- Nesta carta, Paulo procura mostrar aos filipenses que a adversidade por que passava era motivo de alegria e não de tristeza, pois sua prisão contribuiu para a evangelização (Fp.1:12).
13º SLIDE
- Paulo mostra, nesta carta, que seu desejo era o céu (Fp.1:21-25; 3:20).
- Paulo deseja alegrar os filipenses (Fp.3:1), regozijo que deveria ocorrer mesmo que ele fosse martirizado (Fp.2:17,18).
14º SLIDE
- O apóstolo faz questão de mostrar aos crentes de Filipos que a vida cristã também envolve adversidades. O crente deve não só crer em Jesus, mas padecer por Ele (Fp.1:29).
- Na carta, Paulo menciona o sofrimento de Epafrodito, o crente de Filipos que havia levado a ajuda financeira ao apóstolo em nome daquela igreja (Fp.2:27).
15º SLIDE
- Quando Paulo agradece a ajuda financeira recebida dos filipenses, diz que havia aprendido a se contentar com o que tinha (Fp.4:11).
- O apóstolo diz que tinha aprendido a sofrer necessidades, inclusive fome, e isto é o que significa a expressão “posso todas as coisas n’Aquele que me fortalece (Fp.4:12,13).
16º SLIDE
- Quando Paulo disse que “tudo podia n’Aquele que lhe fortalecia”, ele estava a dizer que, independentemente das circunstâncias, ele era capaz de suportar tudo por amor a Cristo.
- O apóstolo estava a ensinar os crentes de Filipos de que eles deveriam esforçar-se para atingir um patamar na vida espiritual em que tudo o que se passasse nesta Terra seria indiferente.
17º SLIDE
- Paulo disse que os filipenses bem fizeram em ajudá-lo nas suas necessidades (Fp.4:14) e sua oração foi para que os filipenses tivessem supridas todas as suas necessidades por Deus, que era rico (Fp.4:19).
- Apesar de Deus ser rico, o apóstolo Paulo não pediu que os filipenses ficassem ricos, mas tivessem o bastante para chegar até o céu (Fp.4:19; 3:20,21), pois são os inimigos da cruz de Cristo que pensam nas coisas terrenas (Fp.3:18,19). De que grupo fazemos parte?
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Ev. Prof. Dr. Caramuru Afonso Francisco