PRIMÁRIOS - Lição 6:Valeu a pena esperar o Salvador


1º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 6:Valeu a pena esperar o Salvador
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS - CPAD
1° Trimestre de 2012.
Tema: Conhecendo a vontade de Deus
Comentarista: Laudicéa Barboza da Silva e Débora Ferreira Da Costa.

LIÇÃO 6- VALEU A PENA ESPERAR O SALVADOR
Texto Bíblico
Lucas 2.21-39
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que a promessa de Deus se cumpriria com a chegada de Jesus.
 Frase do dia

Explorando a Bíblia
Oito dias depois, na cerimônia de circuncisão do menino deram o nome de Jesus, como o anjo tinha dito antes mesmo que ele nascesse.
Quando chegou o tempo de ser levada ao templo a oferta da purificação de Maria como as leis de Moisés exigiam, depois do nascimento de uma criança, seus pais o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, porque as leis de Deus diziam: Se o primeiro filho de uma mulher for menino, ele será dedicado ao Senhor. Nessa ocasião os pais de Jesus ofereceram também o sacrifício deles pela purificação: um par de rolinhas, ou dois filhotes de pombos, era a exigência mínima legal. Naquele dia um homem chamado Simeão, morador de Jerusalém, estava no templo. Era ele um homem bom, muito devoto, cheio do Espírito Santo, e vivia esperando que o Messias viesse em breve. Pois o Espírito Santo havia revelado que ele não morreria enquanto não visse o Cristo prometido por Deus. O Espírito Santo o impulsionou a ir ao templo naquele dia; então quando Maria e José chegaram para apresentar o menino Jesus ao Senhor, em obediência á lei, Simeão estava lá e tomou a criança nos braços, louvando a Deus.
Senhor, disse ele, agora posso morrer em paz! Pois eu vi como o Senhor me prometeu que eu veria. Eu vi o salvador que o Senhor prometeu dar ao mundo. Ele é a luz que dará iluminação espiritual as nações, e será a glória do seu povo de Israel.
José e Maria parados ali junto, admiravam-se do que se dizia a respeito de Jesus.
Simeão os abençoou, mas disse depois a Maria: uma espada atravessará a sua alma, por esta criança será rejeitada por muitos de Israel, e isto para própria destruição deles. Ele será motivo de contradição, mas uma grande alegria para outros. E os pensamentos mais profundos de muitos corações serão revelados.
Ana uma profetisa, também estava ali no templo naquele dia. Ela era filha de Fanuel, da tribo judaica de Aser, e estava muito idosa, porque havia sido viúva durante 84 ano, depois de 7 anos de casamento.Ela nunca saia do templo, mais permanecia lá dia e noite adorando a Deus com  orações,muitas vezes ficando sem comer.
Chegando naquela hora também começou a dar graças a Deus e a proclamar publicamente a chegada do Messias a todos aqueles de Jerusalém que haviam estado esperando a vinda do salvador. Quando os pais de Jesus acabaram de cumprir todas as exigências da lei de Deus voltaram para Nazaré da Galiléia             
Oficina criativa

Imagem: www.blogtiale.blogspot.com
Fontes Consultadas:
•    Bíblia na linguagem de hoje
•    Bíblia da galerinha
•    Bíblia de estudo pentecostal.
•    Bíblia Viva
•    História da Bíblia para a família.
Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª Cristina Araújo