VOCÊ SABIA QUE...?



... O CARNAVAL é uma festa pagã que foi adotada pela Igreja Católica no século II d.C. como forma de substituir os festivais romanos de primavera, mais especificamente a BACCHANALIA?[1]

Tal celebração tinha como finalidade a adoração a BACCO (deus do vinho) a quem faziam oferendas e agradeciam pela fartura das colheitas. Daí a origem da palavra BACANAL – dada a natureza da festa e do modo como se expunham os foliões após algumas rodadas de vinho: orgias, devassidão, luxúrias e glutonarias. Um verdadeiro CARNAVAL (festival da carne).

Segundo o entendimento daquela igreja, a exposição da carne e a liberação das paixões nos dias que antecediam à Páscoa Cristã – Quaresma –, era uma forma de preparar os “fiéis” para um período de consagração, jejum e comunhão com o Senhor. Ledo engano!

CARNAVAL desnuda não apenas o corpo físico, mas expõe o ser humano à infâmia do PECADO, despindo corações e mentes, alma e espírito, revelando o “verdadeiro” homem debaixo da carne: O HOMEM DO PECADO.

Nesses dias a timidez perde o sentido, a moral se desvanece, e a vergonha dá lugar à desonra. O horrendo se faz belo, o contido se libera, e o que era puro se putrefaz exalando o mau cheiro do PECADO.

E por mais que se camuflem aqueles que, para ele (o carnaval) se “enfeitam”, logo se lhes CAEM AS MÁSCARAS, ao ruflar dos tambores, ao som do samba-enredo.

Saiba, porém, meu amigo, que há um DEUS que tudo vê e que nos conhece muito além dos limites da nossa frágil tez bronzeada, de nossos míseros corpos enfeitados, de nossas pobres mentes envaidecidas.

“Porque a Palavra de DEUS é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de duplo corte, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb 4:12-13).

Portanto, antes de se enveredar pelas fileiras dos que se perdem no
PECADO, atente para o que diz a Palavra do Senhor:

“Eis que cedo venho! E a minha recompensa está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Bem aventurado aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os perversos, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap. 22: 12; 14 e 15).

Que o Senhor Jesus te abençoe e te ajude a discernir e decidir qual seja a melhor escolha para a tua VIDA nestes dias de CARNAVAL.

Com AMOR FRATERNO,

Prossigo para o Alvo... Fp 3.14

ATENÇÃO: Se após a leitura desta mensagem você sentir o desejo de aceitar a JESUS CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR, faça-o imediatamente, orando a DEUS onde quer que esteja.

Você pode dizer assim: “_Senhor DEUS, reconheço que sou pecador e que JESUS CRISTO Teu Filho é o único meio pelo qual o homem pode ser salvo e liberto do pecado. Por isso te peço: perdoa os meus pecados e recebe-me agora como teu filho, em nome de JESUS. Amém."

[1] The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. fontehttp://prossigo.blogspot.com