PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 13 – Meu Corpo, Morada de Deus


1º Trim. 2012 - PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 13 – Meu Corpo, Morada de Deus
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES CPAD
1º TRIMESTRE DE 2012
Tema: Conhecendo a si mesmo e os outros
Comentarista: Ângela Sueli Silva da Costa
LIÇÃO 13 - MEU CORPO, MORADA DE DEUS
Texto bíblico   At 17.24,25   
                        1Co 6.19,20
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Os textos acima descritos, se referem a duas sentenças distintas quanto a habitação de Deus, na primeira no livro de Atos o apostolo Paulo fala acerca da grandeza de Deus, como Criador Ele é transcendente a vida humana.
 Pois Ele mesmo é quem sustenta todo o Universo pelo seu infinito poder. Portanto a sua habitação não esta limitada a um espaço físico; como um templo construído pelas mãos dos homens, afinal Deus é espírito.
O que Paulo estava afirmando a seus ouvintes  é que Deus não esta condicionado a imaginação humana, como os idolatras de seus dias, eles construíam grandes templos e acreditavam que as “divindades” habitavam tais templos.
Já na carta aos Coríntios Paulo fala acerca da habitação espiritual de Deus, através do Espírito Santo. Quando o Senhor Jesus foi ao templo em Jerusalém ele afirmou aos fariseus;
-Derrube o templo, e em 3 dias Eu o erguerei novamente.
Eles não entendendo disseram  que aquele templo havia levado muitos anos para ser construído, como ele poderia o ergue em 3 dias. Na verdade o Senhor se referia a seu corpo como templo.
O apostolo Pedro também chama nosso corpo de tabernaculo, isto significando que Deus usa nosso corpo como templo. Sendo Deus quem nos da vida podemos concluir que somos feitos por suas mãos, ainda mais quando aceitamos a fé, e nascemos outra vez, ou seja, nascemos espiritualmente por obra e graça de Deus, desta forma podemos ser o templo do Espírito Santo.
Introdução
Durante este trimestre estudamos 12 lições que tratavam acerca da pessoa do adolescente, isto em termos físicos, psicológicos e espirituais; estudamos os problemas, as dificuldades, mas também as vantagens desta fase tão complexa.
Agora chegamos a mais um final de trimestre,a qual podemos dizer que a lição 13 é a conclusão de todo trimestre. Depois de passamos por muitas duvidas e situações vividas pela pessoa do adolescente, a lição 13 é uma das respostas mais objetiva. O adolescente acima de tudo é a morada de Deus.
I- Coroa da criação
Sabemos que Deus é o Criador de todas as coisas, tudo que temos no universo procede de Deus, alias o salmista declara isto;
 Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam .(Sl 245:1)
No livro de Genesis vemos como Deus criou todas as coisas, e por fim criou o homem,  afim de que ele domina-se toda a criação de Deus.
O homem foi feito de forma sublime, de tal forma que é chamado a coroa da criação de Deus.
Pois ele se distingue-se das demais criaturas de Deus, porque foi criado de uma maneira singular, pois apenas do homem é dito que ele foi criado à imagem e semelhança de Deus.
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gn 1:26-28).
No jardim do éden, o homem estava no seu estado perfeito de justiça, união com Deus, não havia pecado, dor ou sofrimento, a paz reinava na vida de Adão e Eva.
II- Deus só habita no corpo limpo
Infelizmente, o homem não resistiu a prova a qual lhe foi submetido, e acabou pecando, com isto tudo foi mudado, o mundo, a terra, a vida, tudo sofreu uma alteração prejudicial a o homem, pois a dor o sofrimento , o mal entrou no mundo.
Deus havia dito se eles comessem do fruto da arvore da ciência do bem e do mal certamente morreriam, eles comeram todavia não morreram de imediato, por que a morte ali referida era a de caráter espiritual.
Ao pecar o homem morreu espiritualmente, ou seja, se separou de Deus, pois o pecado entrou no mundo e na vida de Adão, separando do Criador.
Após pecar o homem recebeu a promessa de Deus de ser restaurado novamente a posição anterior, porem naquele momento foram expulsos do  jardim do éden, Deus já não podia mais conviver com Adão, por causa do seu pecado.
Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. (Is 59:2)
No versículo acima vemos claramente que o homem vivendo no pecado não tem comunhão com Deus, porque o pecado o separa de seu criador.
Desta forma  entendemos que se o nosso corpo é o templo do Espírito Santo de Deus, como Ele poderá habitar em um templo sujo. O pecado trouxe para a vida do homem toda espécie de “sujeira”.
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (At 3:16, 6:19)
 Para que Deus possa habitar em nosso ser, é necessário termos o nosso templo limpo, ou seja, removemos de nós o pecado que faz a separação. Mas damos graça a Deus porque seu Filho já nos remiu de todo pecado.
Nos convêm agora mantermos a nossa vida, o nosso templo limpo, ou seja, se santificando, santificar significa se separar das coisas que desagradam a Deus e que pode interferir na nossa comunhão com Ele.
III- O Espírito Santo o nosso habitante
O Senhor Deus quando criou o homem tinha um propósito maravilhoso, esse propósito era o de ter um relacionamento com o homem, onde Deus receberia de sua criatura; que era sua imagem e semelhança o louvor e adoração que Ele, e somente Ele é digno.
Não fez esse homem como os outros animais, que tem o poder de escolha. Mais lhes deu o poder de decisão, o livre arbítrio, e esperava que este ser, o adorasse, não porque não tivesse escolha como uma máquina, mas que de forma espontânea o adorasse, e o adorasse em espírito e em verdade.
Colocou-o no Jardim do Éden, manteve comunhão com eles, supriu todas as suas necessidades, deu-lhe o poder de dominar sobre todo o resto da natureza e subjugá-la.
Porém; ouve a queda dessa criatura, conseqüentemente a separação entre o homem e Deus o Criador. Mas Deus na sua infinita misericórdia e graça proveu um meio para que todo o ser humano voltasse a ser ligado a Ele.
E esse meio veio através de Jesus Cristo lá na cruz do calvário. Ele veio e derramou o seu sangue preciosíssimo por nós pecadores dando-nos o direito de vida eterna.
Agora baseada na nova aliança feita na cruz do calvário, aquele que aceita a Cristo como único e suficiente Salvador, tornasse um templo de sua habitação pelo Espírito Santo, este vem cuidar, limpar, e fazer morada
Conclusão
Em resumo podemos entender que o adolescente, assim como os demais crentes, podem ser devidamente usados por Deus na sua Obra, ao mesmo tempo ter uma vida espiritual abundante, visto que tem os mesmos direitos e deveres dos demais.
Ser morada do Espírito Santo de Deus é uma excelente conclusão para definir a pessoa do adolescente cristão.
Concluímos mais um  trimestre , momento de fazer as avaliações necessárias quanto ao desenvolvimento não apenas dos alunos, mas nós como professores. Que Deus continue a derramar da sua graça  afim de podermos com dedicação;  continuarmos essa tão nobre tarefa , o ensino da sua Palavra.
Que Deus os abençoe.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira

fonte portal ebd