JUVENIS - Lição 7: Quanto vale um diploma?!


2º Trim. 2012 - JUVENIS - Lição 7: Quanto vale um diploma?!

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
Tema: O sentido da vocação cristã
Comentaristas: Esdras Bento, Miriam Reiche, Telma Bueno e Vera Garcez.

LIÇÃO 7 - QUANTO VALE UM DIPLOMA?!


ENFOQUE BIBLICO:
“O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” (Pv 10.5)


OBJETIVOS:
Explicarque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.
Enfatizara necessidade dos estudos para obter um bom emprego.
Comprovaro valor de um bom currículo profissional.


INTRODUÇÃO
Os exemplos de Jose, Daniel e seus companheiros, mostram que sem preparo não é possível alcançar um alto posto. Deus jamais colocara alguém em um posto sem que antes haja preparo. Devido à exigência do mercado de trabalho essa lição vai pedir que o jovem estude e tenha em mãos um bom currículo.


A EXIGENCIA DO MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho como já vimos em lições anteriores esta cada vez mais exigente, levando assim o jovem a se preparar cada vez mais. O desemprego é alarmante em muitos casos o problema é a falta de preparo os pretendentes não preenchem os requisitos necessários. Em todo o tempo o jovem bem preparado teve a sua oportunidade, nos dias de Nabucodonosor imperador da Babilônia os jovens mais bem instruídos foram chamados para servir na coorte (Dn 1.4). Não há diferença hoje, o mercado continua exigindo preparo profissional.

Alguns jovens não estão nem ai para a vida fica em suas casas dormindo até tarde, ficam nas ruas perambulando soltando ou empinando pipa. Não devem ser seguidos e nem ser exemplos, sendo que hoje com alguns esforços conseguem uma boa faculdade ou um bom curso técnico sem muito custo. Existem cursos especializados que podem levar o jovem a grandes oportunidades de trabalho. Levem seus estudos a serio, não fique nas lan- houses ou em suas casas linkados  nos sites de relacionamentos dia e noite como se nada tivesse por fazer.

O mercado exige profissionais altamente capacitados. É descrito e classificado como uma entidade que vende os produtos a base de troca, onde o cliente, paga e obtém o produto que deseja. Analisa concorrência e a dificuldades de manter uma empresa ativa e a estatística de empresas que abriram e fecharam as portas. As crianças estão trocando carrinhos e bonecas por livros e cadernos freqüentando cursos de idiomas e informática e estudando em escolas particulares em período integral. Sendo acostumados desde cedo a pressões quanto ao desempenho e notas. 

Após esta fase de aprendizado, o primeiro desafio é o vestibular. Durante os quatro ou cinco anos de faculdades o aluno tem um período de adaptação ao curso e habilita-se para nova profissão. Ainda assim existe o pós faculdades que são os cursos de especialização e os estágios servem para dimensionar o dia a dia do aluno em um ambiente de trabalho e das funções que realmente serão realizados, são as espécies de formação extracurriculares, onde se podem adquirir conhecimentos.
Somente depois de sair da faculdade é que o recém formado passa a conhecer o terreno em que esta pisando. É neste momento que se deve aprender, sem perder muito tempo, como lidar com rapidez e agressividade da evolução tecnológica. A orientação é que o seu primeiro ano no mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento da carreira. Prepare-se o mercado é exigente.


A NECESSIDADE DOS ESTUDOS PARA OBTER UM BOM EMPREGO.
Houve um tempo em que o estudante não era estimulado, os pais diziam que aprendendo ler e escrever o nome já era o suficiente. No meio evangélico o estudar alem do aprender ler e escrever era uma loucura, as pregações era a “letra mata”. Hoje por bondade de Deus já não se pensa mais assim, antes pelo contrario já se enfatiza a necessidade de estudar e preparar-se para obter um bom emprego. Tanto é verdade que durante um trimestre estamos discutindo o assunto. Sabemos que Jesus vem e esperamos por ele com toda a convicção, mas não podemos ficar inerte como se não tivéssemos nada para fazer.

Estudar não é fácil precisa se desprender de algumas coisas como, por exemplo: um bate papo com os amigos, um lazer etc.. Mas é necessário esforço e muito, alguns desistem, outros levam de modo relaxado não se preocupam com as notas. Procuram escolas que não exigem muito, compram diplomas e certificados sem saberem nem o que significa aquilo em que ele diz que é formado. Bem chegará o momento em que esse jovem gostaria de ter um bom emprego, mas ele precisara dos estudos que desprezou ou trocou por um pouco de lazer. Alguns tentam correr atrás, mas as circunstancias agora serão outras, casamento e filhos, despesas que antes ele não tinha, depois de casado é muito mais difícil de fazer este investimento. Não estou aqui dizendo que alguém casado que tenha filhos não tem condições de cursar uma boa faculdade e nem quero dizer que idade seja obstáculo, o que estamos estudando é que enquanto jovem esforce, não desista de seus sonhos, hoje existe varias maneiras de financiar seus estudos.

Sem uma boa formação escolar é como peixe fora do aquário, ninguém aposta em quem não se esforça. Procure cursos técnicos, caso você não possa ainda cursar uma boa faculdade, invista em seus estudos, agindo assim Deus que tudo vê te recompensara. Há casos de pessoas bem sucedidas que só chegaram pelos seus esforços. Há empresas que investe nos estudos de muitos jovens, mas não daqueles que chegam atrasados, quando estudam chegam tarde na aula, nem se quer faz por onde concluir o ensino médio. Esses terão uma dura realidade de vida pela frente. ESCOLHA!


O VALOR DE UM BOM CURRICULO PROFISSIONAL.
Outra coisa interessante é o currículo profissional, existem vários anúncios de faculdades e cursos técnicos, oferecendo preço bom, desconto e etc.. Na verdade esse é um dos maiores cuidados a ser tomado. Antes de prestar o vestibular ou matricular em um curso técnico verifique a importância da escola no contexto geral, qual a sua aceitação. Pouco vale um diploma ou certificado de curso técnico de escolas anônimas ou de baixo desempenho é o mesmo que jogar dinheiro fora, pois não haverá um bom currículo profissional. O primeiro passo ao procurar um bom emprego é procurar uma posição para a qual você esteja qualificado.
Uma vez que você tenha encontrado uma boa oferta próximo passo é a apresentação de um bom currículo, geralmente os erros podem acontecer aqui por dois motivos. Primeiro a importância da escola, segundo a aplicação do profissional, caso a escola não tenha uma boa aceitação o currículo simplesmente vai para o lixo. Pode ser de uma boa e renomada escola se o currículo apenas apresentar o concorrente e não houver informações necessárias perde a oportunidade. O currículo é um instrumento de marketing que tem por objetivo apresentar o produto. Então ao invés de você dizer que faz ou sabe fazer diga o que você já fez qual o lucro você vai dar para a empresa. As grandes multinacionais não quer saber se você é responsável por vendas, mas o quanto você vende.

Dicas ao preencher um bom currículo:
- Jamais cometa Erros ortográficos ou de gramática – use ferramentas de um processador de texto e peça a alguém de confiança para verificar o conteúdo para você.
- Use verbos indicando ação ao invés de termos passivos.
- Não perca seu tempo usando um resume genérico mandando em massa para varias empresas.
- Quantifique as suas realizações com medidas exatas tais como dólares, unidades, porcentagens, etc.
- Monte um documento com um aspecto visual agradável e que seja fácil de ler
Não use de forma alguma a linguagem coloquial em seus currículos e nem a linguagem  usada no dia a dia nos bate papo do MSN, ORKUT etc.


CONCLUSÃO
Para ter um bom emprego é necessário esforçar para estudar em uma boa escola, a concorrência nos vestibulares é grande. Para um grande desfio o jovem cristão tem um grande amigo, Jesus Cristo  que lhe ajudara nas horas difíceis e para ele nada é impossível. Tem o Espírito Santo que é o ajudador fazendo lembrar, mas quem não estuda não tem o que lembrar, não culpe Deus pelos seus insucessos, antes ore, estude se prepare e terá um futuro promissor.


BIBLIOGRAFIA
Site brasileiros nos EUA – Matéria como preparar seu currículo
Webartigos – A exigência do mercado de trabalho – Fernando Matos

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues