SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

06 junho 2012

PRIMÁRIOS - Lição 11: Jesus o amigo das surpresas


2º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 11: Jesus o amigo das surpresas

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Jesus e seus amigos
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa
 
 
LIÇÃO 11 – JESUS O AMIGO DAS SURPRESAS
 
 
Texto Bíblico: Lucas 24.13-35
 
 
Ao Mestre
Prezado (a) postarei algumas informações acerca do estado emocional dos dois discípulos de Emaús, para que inteirado do assunto possa transmitir aos pequenos com mais segurança.
 
Lucas descreve sobre a confusão e o desespero que se abateu sobre os discípulos de Jesus após a sua morte, antes da noticia de Sua ressurreição. Quando Lucas menciona: “E eis que... iam dois deles” (cf. v.13), esses dois discípulos não era dos doze, mas do circulo mais amplo dos que seguiam a Jesus.
“... no mesmo dia...” (v.13), ou seja , no dia da ressurreição, esses dois (Lucas identifica apenas um, Cleopas, que também não se sabe nada sobre ele) estavam a caminho de uma aldeia, denominada Emaús, que distava cerca de 11 km de Jerusalém, hoje é denominada de Kolonieh. 
 
Enquanto caminhavam eles falavam dos acontecimentos da crucificação de Jesus, do relato das mulheres que afirmavam que Jesus havia ressuscitado e da noticia (mentira) que estava sendo divulgada de que “os discípulos de Jesus haviam roubado o seu corpo para dizerem que Ele ressuscitou”. Esses dois discípulos tentavam dar sentido a uma confusa mistura de fatos, relatos e a seus próprios sentimentos pessoais, quando Jesus se apresentou a eles.
 
 
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Jesus sempre está presente em meio aos nossos momentos de tristezas, ou problemas. Ele jamais nos deixa sozinhos.
 
 
Frase do dia
EU CONHEÇO A VOZ DO MEU AMIGO JESUS
 
Como poderemos conhecer a voz de Jesus?
Prezado (a) não subestime a capacidade dos pequenos. Eles precisam entender como poderão conhecer a voz de Jesus. A frase acima nos diz “A voz de meu amigo Jesus”. Explique a eles que para sejamos amiguinhos de Jesus, precisamos conhecê-Lo e obedecê-Lo, e para isso, devemos estar familiarizados com a Palavra de Deus, que saiu de Sua boca, assim quando Ele falar a nós ou nos guiar (é claro que Deus fala a nós de forma que possamos entender a verdade) iremos compreender. Apesar de poder falar de forma audível às pessoas, Ele fala principalmente através de Sua Palavra. Ao aplicarmos o que ouvimos ao nosso viver podemos aprender a reconhecer Sua voz.
 
 
Memória em Ação
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (Jo 10.27 – ARC)
 
Amplie o desenho Prim 11 fig 1, na galeria de imagens e escreva o versículo para memorização dos pequenos.
 
 
Fonte: www.perolasdejesus.blogspot.com
 
 
Explorando a Bíblia
Vocês se lembram crianças, de que o Senhor Jesus para nos salvar morreu na cruz e ressuscitou?
Então...  Naquele mesmo dia em que Jesus ressuscitou, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que ficava não muito longe de Jerusalém.
Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido.
Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles O reconhecessem.
Então Jesus perguntou:
— O que é que vocês estão conversando pelo caminho? 
 
Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse:
— Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?
— O que foi? —perguntou Ele. - Eles responderam: 
— O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, Ele era muito sábios em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse Ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo Dele, e voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que Ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus.
 
Então Jesus lhes disse: 
— Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.
 
E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam Dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com Ele para que ficasse, dizendo: 
— Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. - Então Jesus entrou para ficar com os dois.
 
Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas Ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro:
 — Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando Ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?
 
Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam: 
— De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
 
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando Ele havia partido o pão. Enquanto eles estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: 
— Que a paz esteja com vocês!
 
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
Mas Ele disse: 
— Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
 
Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés.
Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. 
 
Então ele perguntou: 
— Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse:
 — Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
 
Então Jesus deu sabedoria a eles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse: 
— O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em Nome Dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder do Espírito Santo de cima venha sobre vocês.
 
Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou.
Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E passavam o tempo todo no pátio do Templo, louvando a Deus
 
Prezado (a) enfatize aos pequenos que Jesus sempre nos surpreende com sua Presença, nos alegrando e realizando milagres em nosso meio, pois Ele nos ama e quer que sejamos felizes. 
 
 
Oficina Criativa
Pinte as ovelhinhas da galeria de imagens, recorde e cole, montando-as:
 
 
Fonte: www.sementinhakids.wordpress.com
 
Fontes Consultadas: 
Bíblia NTLH - SBB
Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005
 
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
 fonte www.portalebd.org.

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes