Lição 2 - A enfermidade na vida do crente I Plano de Aula


3º  Trim 2012 - Lição 2 - A enfermidade na vida do crente I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2012
VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA - Muitas são as aflições do justo mas o Senhor o livra de todas
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP)

PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- O homem foi criado perfeito, tanto física quanto moralmente. O pecado fez com que o homem estivesse sujeito à morte física e, conseqüentemente, à doença.
- A doença, embora possa ser debelada pelo poder de Deus, não será extirpada do gênero humano enquanto não houver a glorificação, quando, então, estaremos totalmente imunes de toda e qualquer enfermidade. A promessa da cura divina não pode ser confundida com uma imunidade do crente a doenças.
2º SLIDE  I – A SAÚDE
- Saúde - “estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para a forma particular de vida (raça, gênero, espécie) e para a fase particular de seu ciclo vital”,   “estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar”.
- Saúde - realização do propósito divino estabelecido para o organismo humano.
3º SLIDE
- Plena saúde exigiria o cumprimento do propósito divino ao homem, o que não ocorreu por causa do pecado do primeiro casal.
- As doenças e a degeneração natural do corpo humano são conseqUências do pecado, que somente serão eliminadas quando da glorificação do homem que serve a Deus, no final dos tempos.
4º SLIDE
- O plano de Deus para a salvação do homem abrange a cura das enfermidades dos homens, a erradicação da doença, o restabelecimento da saúde.
- O fato de ser salvo não nos livra nem da doença nem da morte física até a glorificação.
5º SLIDE
- Doença nem sempre é conseqUência de pecado. Exemplos bíblicos – Jó, Eliseu, o cego de nascença.
- A doença é uma consequência do juízo divino sobre a humanidade, feita ao primeiro casal, por causa do pecado. Estamos destinados a tornar à terra e, como tal, não temos como fugir da doença. Pode ser que morramos por motivo outro que não a doença, mas jamais podemos dizer que, por causa da salvação, jamais ficaremos doentes.
6º SLIDE  II – O CUIDADO COM A SAÚDE FÍSICA
- O cuidado com a saúde insere-se dentre aquelas tarefas que foram cometidas ao ser humano na sua qualidade de “mordomo-mor” sobre a face da Terra.
- O corpo do salvo é templo do Espírito Santo (I Co.6:19). Devemos mantê-lo em santidade e em condições de ser instrumento de justiça e de adoração a Deus.
7º SLIDE
- Lições do corpo como tabernáculo (II Co.5:1; II Pe.1:14). Nosso corpo físico atual(I):
a) não foi feito para durar para sempre.
b) deve seguir o modelo determinado por Deus.
c) é o receptáculo da glória de Deus, não se confundindo com ela.
8º SLIDE
- Lições do corpo como tabernáculo (II Co.5:1; II Pe.1:14). Nosso corpo físico atual(II):
d) não deve ser o que deve sobressair na aparência do crente.
e) possui todos os elementos da terra na sua composição
f) será substituído por um corpo glorioso
9º SLIDE
- Lições do corpo como templo (I Co.6:19). Nosso corpo físico atual é:
a) é instrumento de adoração a Deus
b) débil, frágil, depende da presença do Senhor em seu interior
10º SLIDE
- A amizade com os deleites em detrimento da amizade com Deus está na raiz das epidemias e endemias dos nossos dias. Ex: doenças sexualmente transmissíveis (em especial a “aids”), a obesidade e as doenças relacionadas com a desnutrição alimentar e as péssimas condições de higiene e saneamento básico da maioria da população do planeta.
11º SLIDE  III – O CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL
- “Saúde mental” -  “estado caracterizado pelo desenvolvimento equilibrado da personalidade de um indivíduo, boa adaptação ao meio social e boa tolerância aos desafios da existência individual e social”.
- A saúde mental está relacionada com a alma, aquela porção do homem que nos permite perceber que somos diferentes dos demais seres,a sede  do entendimento, sentimento e vontade, que é o que se denomina de "PERSONALIDADE".
12º SLIDE
- A personalidade do homem precisa estar sob o governo de Deus.
- Sem a submissão voluntária a Deus, teremos imensos conflitos em nosso interior e sucumbiremos às enfermidades mentais, aos males psicopatológicos, que, não raras vezes, gerarão doenças físicas, as “doenças psicossomáticas”.
13º SLIDE
- Nossos dias são dias de inúmeros distúrbios mentais.
- O aumento do pecado no mundo é o principal motivo para a intensificação dos problemas psíquicos, das enfermidades mentais.
14º SLIDE
- Individualismo, orgulho, crueldade, desamor geram um “vazio afetivo, emocional e espiritual” que é a raiz dos problemas psíquicos da atualidade.
- As “muitas invenções” humanas (Ec.7:29) para a solução do “vazio afetivo, emocional e espiritual” só têm gerado mais problemas psicopatológicos. Ex: uso de drogas, prazer sexual desregrado e ilimitado, busca insaciável de riquezas e poder.
15º SLIDE
- Em meio a este “vazio afetivo e espiritual”, o adversário tem conseguido levar milhões para um isolamento espiritual ainda maior, por meio de vãs filosofias e, mesmo, de doutrinas de demônios, quando não pelo explícito culto a Satanás.
- Diante de um estado tão calamitoso, a Igreja deve se lembrar que foi chamada para ter a “mente de Cristo” (I Co.2:16).
16º SLIDE
- A “mente de Cristo” somente é obtida mediante a ação do Espírito Santo em nossas vidas, por intermédio da santificação na Palavra de Deus e na oração.
-  Nas horas que passamos, temos pensado em Jesus?
17º SLIDE  IV – O CRENTE DIANTE DAS DOENÇAS
- O doente deve ter o necessário discernimento espiritual para saber a causa de sua doença. Se a causa for:
a) pecado, a cura virá apenas com confissão e arrependimento. Ex: Miriã
b)manifestação das obras de Deus, devemos aguardar com paciência o cumprimento do propósito de Deus. Ex: Jó, cego de nascença.
c)nossa negligência com o cuidado do organismo, devemos mudar nossas atitudes e seguir as prescrições médicas.
18º SLIDE
- Cada doente deve ter seu próprio discernimento espiritual. Não nos compete julgar os doentes, mas, tão somente, consolá-los, confortá-los, interceder por eles e impor sobre eles as mãos e orarmos para que sejam curados.
- Não é falta de fé nem demonstração de incredulidade a ida de um crente a um médico, descoberta a causa da enfermidade.
19º SLIDE
- O cristão deve ter uma vida saudável, evitando assumir o modo de vida do mundo, que é cada vez mais prejudicial à saúde física e mental.
- O cristão deve adquirir o hábito de usar a medicina preventiva, pois isto faz parte da mordomia do homem, máxime quando sabemos que vivemos os tempos trabalhosos, de intensificação das doenças.
20º SLIDE
- A ida a médicos deve ser feita com discernimento espiritual. Devemos evitar os “médicos que não valem nada” (Jó 13:4): intelectualmente despreparados e os comprometidos com doutrinas contrárias à Palavra de Deus.
- Devemos obedecer aos médicos, pois são autoridades constituídas pelo Senhor para cuidar de nossa saúde.
21º SLIDE  V – A PROMESSA DA CURA DIVINA TEM UM PROPÓSITO ESPIRITUAL
- A promessa da cura divina é feita “aos que creem” – tanto os enfermos, quanto aqueles que, em pregando a mensagem da cura, impõem as mãos sobre os enfermos.
- Não há cura divina se não houver fé. Em Nazaré, a incredulidade impediu Jesus de operar milagres (Mt.13:58; Mc.6:5,6).
22º SLIDE
- A promessa da cura divina é para os dias da Igreja, pois é continuidade do ministério terreno de Jesus, que somente se encerrará, para o corpo de Cristo, no arrebatamento.
- Cura divina não é atestado de salvação nem para quem ora, nem para quem recebe a cura.
23º SLIDE
- A cura divina não é um fim em si mesmo. Seus propósitos são:
a) confirmação da pregação da palavra (Mc.16:20; I Ts.1:5)
b) promoção da glória de Deus (At.4:21)
c) comprovação da presença de Deus no meio do Seu povo (At.10:38 “in fine”; I Co.2:4,5).
24º SLIDE
- Deus quer e tem prazer em curar, mas nem sempre a cura cumprirá os Seus mais sublimes propósitos.
- Deus tem compromisso com a Sua Palavra e com o bem do Seu povo e isto nem sempre se dará pela cura divina.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO



 FONTE PORTAL EBD