Os fracos ficam de pé, os fortes fazem mais


Os fracos ficam de pé, os fortes fazem mais
"Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no SENHOR, o seu Deus". (I Sm 30. 6 – NVI).

Você não pode deixar de ler I Samuel 30 se quiser saber do homem entra na figura de Rei de Israel. Nos dias que antecedem sua chegada ao trono, nos é revelado o interior de Davi, sua condição psicológica após 20 anos de perseguição e seca. Existe uma coisa pior do que não ter nada; e é perder tudo de uma vez, e isso aconteceu com Davi. Se não bastasse isso, ele passou a correr risco de morte iminente.
O diabo precisava fazer Davi deixar de ser quem ele era. Era preciso acabar com sua compaixão e longaminidade. Para isso, bastava somente uma pessoa, e ela nem precisaria estar tão bem (v. 13). Se ele fosse bem sucedido, ele colocaria no trono de Israel o seis no lugar do meia dúzia. Davi era um homem bom demais e era preciso trazer essa bondade para um nível de normalidade. Era preciso criar um trauma para destruir o seu interior tão bem moldado.
O mais interessante de Davi é sua vontade de ser mais. Não lhe bastava apenas estar de pé; era preciso levantar os outros. Era assim no início, e o diabo não queria que fosse assim, também no fim. E tudo o que o diabo tinha era um grande ressentimento e um egípcio; e tinha que ser o suficiente!
Os fracos apenas ficam de pé, como na parábola do Bom Samaritano (Lc 10. 30- 37). No entanto, os fortes levantam os que estão caídos e exaustos.Somos uma geração sobrevivente, como os fortes da parábola. Dando graças a Deus por mais uma semana em que não pecamos, mentimos ou enganamos alguém. Satisfeitos não por que ajudamos, e sim, por que não atrapalhamos ninguém. Evitando os desgastes e calculando o quanto vai nos custar o parar e ajudar outros.
Davi se recusou em ser um rei comum, destruindo seus desafetos e chegando onde é preciso chegar sozinho. Em sua agenda ainda havia tempo para cuidados e promessas (I Sm 30. 15). Para ouvir e se compadecer. Para sentar e "dar ouvidos". A gente precisa parar de "sobreviver" e começar a usar todo o nosso potencial para o seu real objetivo: Dar vida! (I Pe 2. 9)
Faça o que é preciso ser feito, sem que para isso, você deixe de ser você mesmo! Ame as pessoas "sem aquela pausa para ser um pouco mau". Vá com quem você é realmente até o fim; e assim, seja ainda melhor! O diabo não pode destruir "O Caminho", mas se esforça de verdade, para quê no fim dele, você não tenha tantas coisas boas para contar! (Lc 10. 17)
fonte portal ebd