PRIMÁRIOS - Lição 5: A Bíblia na Casa de Deus


3º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 5: A Bíblia na Casa de Deus

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
3º Trimestre de 2012
Tema: A igreja é a casa de Deus
Comentaristas: Midian Pessoa e Laudicéia Barboza


LIÇÃO 5 – A BIBLIA NA CASA DE DEUS


Ao Mestre
Subsidio acerca de Esdras:
“(...) Esdras, um escriba* das palavras dos mandamentos do Senhor, não era um mero copista, mas um estudante diligente da Lei. (...)
Depois do término da reforma dos muros e o registro do povo, a congregação se reuniu como um só homem em Jerusalém para celebrar a festa das trombetas. A finalização do trabalho nos muros resultou em um novo entusiasmo entre o povo, surgindo uma necessidade popular para que a Lei fosse lida publicamente. Finalmente, havia surgido a oportunidade para realizar o plano, há tanto tempo acalentado por Esdras, de reorganizar a vida nacional com base na Lei de Moisés.
A leitura pública da Lei deveria ser feita a cada sete anos, mas durante o longo período de cativeiro, a prática que nunca havia sido regular foi totalmente esquecida. O fato de o povo desejar ouvir a leitura da lei indica que havia um clima de avivamento entre eles.
No dia da convocação, Esdras e mais 14 sacerdotes subiram em uma plataforma de madeira, acima do povo. Quando começou a ler a Lei, todo o povo ficou em pé. Então, começou a difícil tarefa de ler o Livro da Lei, de manhã até o meio-dia.
A leitura era interrompida ocasionalmente por Esdras ou outro sacerdote para que pudessem explicar alguns trechos. (Neemias 8.7-8)
O efeito da leitura da lei sobre o povo foi notável. Os judeus irromperam em choro e lamentações quando perceberam os muitos aspectos em que, como nação, violara a Lei. Apesar da dolorosa lembrança do pecado, a tristeza não era adequada com a celebração do dia santo, (...).
Esdras serviu à sua geração da melhor maneira que pôde. Lutou para preservar a Palavra de Deus e para mantê-la livre de corrupções. Depois, lutou para restabelecer um sacerdócio consagrado e separado para Deus. (...) Esdras teve sucesso em salvar sua geração da apostasia e lançar as sementes da fé espiritual, que cresceu para produzir frutos nos séculos seguintes. Esdras era um homem necessário em sua época. Embora seus primeiros esforços em Jerusalém, aparentemente, tivessem poucos resultados e parecessem não terem sido bem aceitos, mesmo assim, no tempo oportuno, ele viu o fruto dos seus esforços. Seu trabalho tornou-se a base sobre a qual Cristo e os apóstolos posteriormente edificaram.”
Escriba = Os copistas e mestres das Escrituras. Chamados também de intérpretes ou doutores da Lei.

(Texto retirado do livro Esdras e Neemias — o retorno da Babilônia. Graça Editorial, pgs 17,24-25,27.)


Texto Bíblico: Neemias 8.1-18

ObjetivoProfessor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender a importância de ler e aprender os escritos da Bíblia. Ela é a carta de Deus para nós.


Frase do dia...
É MUITO BOM LERMOS A BIBLIA

Professor (a), na revista está escrito “Na Igreja lemos a Bíblia” – mudei a frase, porquê não é somente na Igreja que lemos a Bíblia. Os pequenos devem ser despertados para desejarem ler a Bíblia.

Cole o desenho de uma Bíblia na galeria de imagens em uma cartolina, e escreva versículos.
Leia os versículos e enfatize aos pequenos que quando lemos a Bíblia é Deus falando conosco.



Fonte: www.gildenirsoares.blogspot.com


Memória em ação
“... Quem guarda a lei de Deus é feliz.” (Pv 29.18 – NTLH)

Explique aos pequenos que “guardar” é o mesmo que obedecer.
Se obedecermos o que Deus deixou-nos escrito n Bíblia Sagrada, viveremos bem e seremos felizes.


Explorando a Bíblia
Sabe crianças, houve um tempo em que o povo de Israel por desobedecer a Palavra de Deus, foram escravizados e levados para longe de seu pais. Mas Deus que sempre nos ama, providenciou o retorno de seu povo para a sua terra.

Muitos israelitas retornaram à sua terra, e Neemias foi nomeado governador em Jerusalém. Esdras o sacerdote  sempre estava junto à Neemias e eles estavam muito alegres por terem voltado à sua terra. Esdras havia vindo primeiro e ajudou o povo a reconstruir o templo do SENHOR, Neemias veio depois e ajudou o povo a construir os muros da cidade.

Neemias como governador viu que o povo estava fazendo algumas coisas erradas. Ele foi um líder corajoso e forte e ajudou o povo a resolver esses problemas. Ele  e Esdras juntos começaram a pensar o que poderia fazer para resolver isso, então perceberam uma coisa, e juntos concordaram:
__ Precisamos ensinar a Bíblia ao nosso povo.

Marcaram então uma grande reunião na praça. Mandaram cartas para todas as pessoas. Neemias mandou fazer uma mesa onde ficaria o rolo da Bíblia.
No dia marcado vieram muitas pessoas para a reunião. Homens, mulheres, meninos e meninas.
A praça fiou cheinha de gente.

Então Esdras abriu o rolo da Bíblia e começou a ler e a ensinar a Palavra de Deus. Todas as pessoas ouviram com muita atenção. Assim que Esdras terminou o ensino, muitas pessoas começaram a chorar, sabem por que crianças? – Porque não estavam obedecendo a Palavra de Deus.

Mas Neemias falou:
__ Não vocês não devem chorar.

Esdras disse:
Agora que vocês aprenderam o que Deus quer que vocês façam devem obedecer a Ele. Vamos orar e pedir que Deus perdoe os nossos pecados.

Assim todos oraram e sentiram o amos de Deus em seus corações e ficaram muito alegres.
E fizeram um grande culto onde cantaram e adoraram a Deus

Assim também é conosco crianças, temos a prendido a Palavra de Deus, sabemos o que Ele gosta que fazemos, assim devemos obedecer. Mas se por acaso, sem querer, errarmos, podemos pedir perdão a Deus, e Ele nos perdoará através de Seu Filho – Jesus Cristo.

Professor (a) ore com os pequenos, pedindo a Deus que ajude-nos a obedecer a Sua Palavra.



Fixando a aprendizagem
Amplie o desenho na galeria de imagens para os pequenos colorir


Fonte:www.flickr.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
fonte portal ebd